Leal: embate Globo X Record é “disputa comercial”


Para o professor Laurindo Leal Filho, o telespectador não tem nada a ver com a disputa empresarial travada entre Globo e Record

Para o professor Laurindo Leal Filho, o telespectador “não tem nada a ver” com a disputa empresarial travada entre Globo e Record

Diego Salmen
Quinta-feira, 13, 20h00. Abertura dos telejornais nas duas maiores emissoras do país. Começa mais um capítulo da batalha televisiva iniciada um dia antes entre as redes Globo e Record.
Para além da disputa pela audiência, o incidente desnuda o uso indevido de espaços públicos para disputas particulares. A avaliação é de Laurindo Leal Filho, doutor em ciências da comunicação pela USP (Universidade de São Paulo) e professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade.
– São duas empresas comerciais que se utilizam do espaço público – que não é delas, é da sociedade – para resolver pendências comerciais e empresariais. Isso é absolutamente incompatível com o Estado democrático.
Autor de diversos livros sobre o assunto (“A TV sob controle, a resposta da sociedade ao poder da televisão” e “A melhor TV do mundo, o modelo britânico de televisão”, dentre outros), Laurindo avalia, nesta entrevista a Terra Magazine, que a disputa comercial entre os dois canais tem como ponto positivo a exposição da história de “relações promíscuas” da Rede Globo. Além de evidenciar a defesagem e a falta de legislação para o setor de telecomunicações.
O estopim da luta de foice entre os dois canais foi a publicação de reportagem com mais de 10 minutos de duração pelo Jornal Nacional na terça-feira, 11, repercutindo denúncia do Ministério Público de São Paulo que incriminou o bispo Edir Macedo e outros nove membros da Igreja Universal por formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.
No dia seguinte, o revide. Em reportagem de cerca de 15 minutos veiculada pelo Jornal da Record, a emissora – controlada pela Universal – recorreu a imagens de arquivo para vincular a Globo à ditadura militar e aos escândalos Time-Life e Proconsult. E destacou que a emissora carioca ignorou o movimento Diretas-Já, em 1984.
Nesta quinta-feira, novo round, com os mesmíssimos ingredientes.
Em nota enviada a Terra Magazine, a Central Globo de Comunicação afirma que está dando ao caso Universal “tratamento equivalente” ao que deu a outros fatos jornalísticos, como a deflagração da Operação Satiagraha, em julho de 2008. A central de comunicação da Rede Record afirmou, por sua vez, que a emissora “não está atacando ninguém, apenas respondendo às acusações feitas e aos ataques que partiram da Rede Globo”.
“O que o cidadão em casa tem a ver com a briga entre a empresa Record e a empresa Globo? Ele não tem nada a ver com isso”, critica Laurindo. ” Ele tem que receber um serviço público correto de rádio e TV, que atenda aos seus interesses e as suas necessidades Laurindo”.

Confira a entrevista:
Terra Magazine – Como o senhor avalia o embate entre Globo e Record observado nos últimos dias?
Laurindo Leal Filho –
Sem dúvida é uma luta pela audiência. o fato de a Record a cada momento subir mais aceleradamente no Ibope, com resultados que nunca foram obtidos desde o surgimento da Globo. Desde que ela assumiu a liderança, nunca sofreu um abalo de audiência tão grande. Essa, sem dúvida alguma, é a razão central da investida da Globo contra a Record, ampliando e amplificando a manifestação do Ministério Público contra os proprietários da Record. Essa é a realidade. Agora, o problema que me parece mais grave para o Brasil e para o setor de comunicações é o fato de que duas empresas se utilizam do espaço público, já que ambas são concessões públicas, para fazerem trocarem acusações e fazerem ataques em defesas de seus interesses empesariais.
Sim…
Ou seja: são duas empresas comerciais que se utilizam do espaço público – que não é delas, é da sociedade – para resolver pendências comerciais e empresariais. Isso é absolutamente incompatível com o Estado democrático, onde o espaço público de rádio e televisão tem de ser organizado em função dos interesses da sociedade, e não dos interesses particulares e comerciais de Globo e Record. Esse é o grande problema que não está sendo discutido. O que o cidadão em casa tem a ver com a briga entre a empresa Record e a empresa Globo? Ele não tem nada a ver com isso. Ele tem que receber um serviço público correto de rádio e TV, que atenda aos seus interesses e as suas necessidades.
A Record diz que, por conta do domínio da Globo, o Brasil hoje vive um “monopólio” na TV… Isso é real? Essa disputa não dá sinais de que estejamos caminhando para uma espécie de duopólio?
É verdade. Se há algo positivo nessa crise, é o fato de o monopólio da Globo estar sendo arranhado. Isso acontece tanto do ponto de vista da audiência… O fato de o reality show A Fazenda estar derrotando a Globo no domingo mostra que o monopólio está abalado. Esse é um fato importante, embora eu acredite que poderia ter sido abalado com outras armas, não com instrumentos semelhantes aos da Globo. O outro aspecto positivo é o fato de que a Record esta colocando no ar, para milhoes de brasileiros, informações sobre a história da Rede Globo que poucas pessoas conheciam. Todos nós na área de comunicação e na Universidade sabíamos desses fatos, mas a grande maioria da população com certeza não sabia quais eram as relações promíscuas que marcaram toda a história da Globo com todos os governos da República. Esse é um fato positivo: colocar para o grande público a história real da Globo.
A Record também acusa a Globo de estar com medo da concorrência; no entanto, em que medida há uma concorrência real? A programação dos dois canais é muito semelhante…
A concorrência existe. Basta ver os números do Ibope, eles mostram que a Record está roubando a audiência (da Globo). Ela rouba tendo como base a estrutura de programação da TV Globo, mas ela adiciona elementos novos e mais sofisticados até do que os da Globo. Na verdade a Record até aproveita um certo cansaço da fórmula global e dá a ela um novo dinamismo, algumas novas características. Quer dizer: a base é a mesma, mas a Record consegue, em alguns momentos, fazer um produto um pouco mais sofisticado e atraente do que o da Globo.
É um processo “antropofágico”…
É isso, é isso.
O que se tem no horizonte para equacionar esse problema? Qual seria a vantagem de a Record empatar com a Globo ou até mesmo superá-la na audiência?
Para o telespectador, nenhuma. Haja vista o que está acontecendo agora na disputa pelo segundo lugar na audiência com a troca de jornalistas entre o SBT e a Record. Para o telespectador continua exatamente a mesma coisa. Essas grandes emissoras têm um temos muito grande em investir em qualquer experimentação, e apostam naquilo em que, com quase plena certeza, dará audiência. Isso é muito ruim para a o cenário da televisão e da cultura brasileira.
Há um conservadorismo enorme…
Claro, porque são sempre os mesmos padrões, as mesmas fórmulas, e isso acaba inibindo uma grande produção cultural que existe pelo Brasil afora e que não tem canais para se manifestar para todo o público brasileiro. Essa disputa, para o telespectador, não traz nenhum benefício.
E por que o governo não consegue fazer valer a concessão pública às emissoras de TV como algo público de fato?
Porque todos os governos têm temor de mexer com a comunicação, especialmente a comunicação eletrônica. E, infelizmente, nós não temos no Brasil uma legislação que dê conta da situação atual. Basta ver que a lei que regula a rádiodifusão é de 1982, e continua em vigor. Essa área vira uma selva, uma terra de ninguém. Seria absolutamente impossível ocorrer esta guerra pública nos telejornais da Record e da Globo se houvesse por aqui o que há nos países democráticos: órgãos reguladores. É absolutamente incocebível que, num país sério, uma emissora coloque sete, oito, dez minutos de reportagem para falar mal da concorrente. Isso um órgão regulador jamais permitiria.
Só para deixar claro: órgão regulador não significa restrições à liberdade de expressão, como os proprietários de mídia alegam.
Não, são órgãos reguladores desse tipo de serviço público fundamentados na lei. É o que tem na Inglaterra, na França, em Portugal, na Espanha, nos Estados Unidos… O que é um espaço público precisa ser regulado pelo Estado em nome do público. Não tem nada a ver com censura. Mas estabelece parâmetros de funcionamento. Isso não existe no Brasil, e é isso que permite esse fenômeno que está ocorrendo agora.
A internet pode pressionar por uma mudança nesse panorama, não?
É, ela ajuda bastante, sem dúvida. Ela diversifica as fontes de informação e oferece algum tipo de alternativa. Mas ainda tem um poder muito reduzido se comparado ao da televisão aberta.

Terra Magazine

Sobre Thiago - VR
tudo sobre tv

17 Responses to Leal: embate Globo X Record é “disputa comercial”

  1. Record deu um baile na globinho...kkk says:

    Ele falou tudo !!!
    Pois a Globo está com medo de ´perder para a Record,imagiona a grande final da Fazenda dia 23 domingo?!Como a Globo não vai estar desesperada,não é?!Todos os Programas da Record de domingo vão bombar e vai estar assim na historia da globo.Record tem uma audiencia histórica nunca vista!Bateu Record nesse domingo e o Fantastico ,tem sua pior média!kkkk
    O Faustão nem se fala ,pois perde até para o Domingo Legal(sbt).Então Globo que se cuidasó falat uma semana pra acabar a Fazenda e tenha uma certeza !Vai BombaR!!!

  2. Record deu um baile na globinho...kkk says:

    A REcord vai quebrar a Barreira de 30 pontos no ibope aí a Globo vai chorar!

  3. Pedrinho says:

    Vixe,

    Até parece que a Globo fez isso por medo de A Fazenda. Me poupe.

    Suas novelas estão estourando no ibope e quem tem medo é a Poderosa?rs

    Cada uma……

  4. lima says:

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  5. lima says:

    VAI QUEBRAR A BARREIRA DE 30 PONTOS COM QUE PROGRAMA ?????????????????

    O SBT JÁ DEU 55 PONTOS DE PICO COM A CASA DOS ARTISTAS SABIA. E NEM POR ISSO O SBT PASSOU A GLOBO. TÁ QUERIDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    NO DIA QUE A RECORD DER O IBOPE QUE O SBT JÁ DEU DURANTE 3 MESES E MESMO ASSIM NÃO ULTRAPASSOU A REDE GLOBO. NEM ADIANTA CHORAR. A GLOBO VAI CONTINUAR SENDO LIDER COMO FOI NAQUELA EPOCA DE CASA DOS ARTISTAS.

    A GLOBO É UM EMARANHADO DE SUCESSO. NÃO É COMO A RECORD QUE TEM UM PROGRAMA APENAS. E TODOS OS PROGRAMAS SE ARREGAM DO MESMO PROGRAMA.

    A FAZENDA VAI ACABAR E AI RECORD ???????

  6. Pedrinho says:

    Só rindo mesmo achando quea Globo está com medo da Record……..rsrsrs

    Realmente seu ibope é muito pequeno, está quase perdendo para a mesma….

  7. A Record critica a Globo pelo fato de a emissora apoiar a ditadura militar,
    porém a igreja universal apoia o governo Lula que é representante do mesmo sistema
    politico que permanece oprimindo a sociedade desde a ditatura, pois não se
    pode confundir democracia com o voto direto!

  8. tv says:

    quando acabar a fazenda essa audiência da Record no domingo ja era ,mas ate lá a globo vai ter que aguentar rsrsr ….

  9. tv says:

    falta muito pra Record em termos de novela e profissionais bons para barrar a Globo

  10. GLOBO FALAR A VERDADE! says:

    COITADO!! A SALVAÇAO DA RECORD É ESSA FAZENDA,TIRA O IBOPE É VER,A RECOPIA FALOU DE IBOPE, MAS NÃO SE EXPLICOU DOS ROUPOS, DO DIPLOMA PARA IR PARA O CEU!DADO POR SENHOR JESUS CRISTO,OUTRA COISA, EM MAS DE 40 DIAS AGORA,QUE A FAZENDA DE SEGUNDO ESCALÃO CHEGOU A LIDERANÇA, E UMA APELAÇÃO, É FAZENDA DE MANHA,DE TARDE É DE NOITE,E MESMO FALTA UMA SEMANA PARA A CABAR, AI A RECOPIA VAI SOFRE PERTO DO SBT,NAO SE ILUDA ,SEM DIZER QUE NO DOMINGO PASSADO FICOU EM TERCEIRO LUGAR,ENTAO APROVEITE SUA FAZENDA,TUDO QUE É BOM DURA POUCO!!!

  11. GLOBO FALAR A VERDADE! says:

    AGORA ENTENDIR ESSE BLOG SO ACEITA QUE FALLE BEM DA RECOPIA,VOCES ESTAO GANHANDO QUANTO! POR ISSO QUE NO JORNAL, A ANA GIRRAFA PADRAO,FALOU QUE TEVE UMA ENQUETE NO TERRA,QUE A RECOPIA TINHA RAZAO,REALMENTE ,ELES SO ACEITAVA COMENTARIO A FAVOR DA RECOPIA SE FOSSE CONTAR NÃO ENTRAVA,GENTALIA!!!

  12. GLOBO says:

    ESSE CARA DA ENTREVISTA E UM BABACA, PUXA SACO DA RECOPIA, ELA COPIA A GLOBO ,E DISSE QUE FAZ DIFERENTE GANHOU QUANTO DOS BISPO????

  13. globo says:

    VAI CRESCE O MLK ¬¬
    AINDA EU VOU VER ESSA RECOPIA CAINDO _|_

    GLOBO,A MELHOR ha ha;

  14. Olha nem uma das redes de tv estam certas.
    A globo num tinha nada que fala da record e nem a recor tinha que fala da globo, essa disputa entre as duas e uma bobagem tanta coisa boa deveriam passar no lugar desse bate boca,tanta gente morrendo, passando necessidade e esse monte de dinheiro indo pra onde nao e pra i.
    se essas duas redes se unicem para pelomenos dar 10% do que ganham para ajudar na obra de Deus, se pelo menos tivecem um programa que envestice na educacao e numa series de coisas para o mundo melhorar mas nao estao perdendo tempo com discurcoes sem precisao, se a record tivece aguentado sem falar nada com certeza nao ia ter dado esse rolo agora so temos que orar pra num sair nenhuma morte.
    O mundo esta cego pela ganancia…

  15. roger says:

    a record é uma faça uma hora dessa a mascara ia cair de um jeito ou de outro

  16. Bruna Karla says:

    um monopólio com prnas bambas,significa que já foi um dia e já não é mais.
    Convenhamos que a rede record está dominando e muito bem em suas progamações,onde que vão deixar de assistir os incríveis apresentados do hoje em dia pra ver Ana Maria Braga?!
    o programa dela não tem conteúdo,ela não acrescenta em nada,nem em suas mensagens impimidas diariamente de sites que tentam ser otimistas em suas palavras,mas não falam nada demais,apenas reck repete.
    e não podendo esquecer dos detalhes jornalísticos da record,showww globo já está desanimada,até Willian Boner e Fátima Bernardes já estão sem brilho ,não que a record use mais blush ,é por natureza tamanho prissionalismo e talento,a rede globo já está mudando alguns roteiros,mas nda tem tido resultado muito satisfatório e em um momento de desespero priorizaram pelo ataque mais baixo de uma concorrente o ataque,e que péssimo ataque,a resposta da record foi tão positiva que a justiça já até aruivou as acusações,tudo isso pq a rede globo publicou e notiviou fatos improváveis eu diria até que estranhos,a insegurança da voz e do timbre dos jornalistas do jornal nacional deixou bem claro que,nem eles mesmos tinha certeza do estava sendo dito,mas por um bom salário e por um bom contrato eles o disseram,sinto informar que ,rede record e Silvio Santos são muito mais interessantes nos útimo5,6 anos que rede globo.bye!!!!!!!!!

    Bruna,locutora ,compositora,e modestamente brasileira ,bjs.

  17. ademir gonçalves de oliveira says:

    eu não gosto de ladrão por isso não gosto da recopia, que rouba dos fieis da igreja, e não tem ética copia globo,sbt, não tem moral faz tudo por dinheiro na vida não se soma só isso.
    mas está é a recopia bosta.

Participe do CTV. Deixe seu comentário! Você pode fazer login usando nome/e-mail, ou usando sua conta do Twitter ou Facebook. Faça bom uso deste recurso!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: