“Cidade Alerta” , Marcelo Rezende cometem erro grave no caso Andressa


cidade-alerta-marcelo-rezende

Andressa Urach sempre expôs a sua intimidade com a maior sem-cerimônia e nunca escondeu os esforços que fez para ficar famosa. Seu jeitão desinibido e desbocado assim como a facilidade em tirar a roupa fazem, já há alguns anos, a alegria da mídia especializada em celebridades, na TV e na internet.

No momento em que Andressa enfrenta um sério problema de saúde, cujas causas, tudo indica, estão relacionadas a este seu esforço em se tornar uma celebridade, é natural que o interesse por seu estado também seja grande.

Mas é um erro grave entender que a atitude que a modelo sempre teve em relação aos holofotes justifique um tratamento jornalístico leviano ao drama que enfrenta no momento.

Entre todos os abusos cometidos nos últimos dias, nenhum se compara ao que o “Cidade Alerta”, da Record, fez na tarde de terça-feira (02).

Já na introdução, Marcelo Rezende deu a entender que o programa tinha uma notícia bombástica sobre o estado de saúde de Andressa. Ficou claro que o apresentador já sabia, antes de o programa ir ao ar, do que se tratava.

Depois de algum suspense promovido por Rezende, a bomba foi divulgada. Internada em estado grave em um hospital em Porto Alegre, a modelo Andressa Urach poderia ter a perna amputada.

Em meio a informações desencontradas, entrevistas por telefone e o caos tradicional no programa, o público foi alimentado com dois tipos de especulações. A primeira, a de que a modelo já teria sido submetida à amputação. A segunda, que esta cirurgia seria uma possibilidade.

A confusão está registrada na forma ambígua pela qual o Twitter da emissora informou a situação naquele momento: “Andressa Urach pode ter que amputar a perna esquerda. De acordo com informações, ainda não confirmadas, procedimento pode ter sido necessário para conter foco de infecção”. A notícia acabou sendo desmentida no próprio “Cidade Alerta” minutos depois.

No site do programa na internet há poucos registros deste caos. Em um vídeo, o jornalista James Akel presta um depoimento emocionado sobre a modelo. No outro, é possível ver o momento em que a noticia é desmentida pela repórter Luiza Zanchetta, que Rezende chama de “Prancheta”: “Ela não perdeu nenhuma das partes”, diz a profissional.

 Rezende tenta transferir a responsabilidade pelo incidente à repórter. Ela argumenta que a informação inicial havia sido obtida em um “papo informal”. O apresentador a critica. “Não é papo. É uma informação que você obteve. Estamos diante de um problema grave e a gente precisa medir cada palavra que fala”. Ainda diz: “Não é assim que se trata uma questão de tamanha gravidade”.

Se o “Cidade Alerta” falou da possibilidade de Andressa Urach amputar uma perna sem ter segurança sobre a veracidade da informação, a responsabilidade pelo gravíssimo erro é de quem dirige e apresenta o programa.

É surpreendente que quem tenha dado trela a este incidente seja justamente o repórter que exibe entre os seus maiores feitos ter desmascarado, em 2003, uma farsa protagonizada por Gugu Liberato em seu programa (a infame entrevista com dois falsos integrantes do PCC).

Participe do CTV. Deixe seu comentário! Você pode fazer login usando nome/e-mail, ou usando sua conta do Twitter ou Facebook. Faça bom uso deste recurso!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: