Crítica: Fina Estampa, Fina no Ibope mas na trama, será?


Por Eduardo de Moura

A novela Fina Estampa antes intitulada “Marido de Aluguel” com certeza fez o impossível acontecer, contando uma história fraquinha, que foi engrossando até revelar Tereza Cristina como vilã. 

Ao meio de seus 47 pontos de média em plena metade da história, fez o autor repetir inúmeras vezes o seu: FOM! FOM! Quando a trama alcançava 40 pontos.

Mesmo a audiência ser inquestionável, erros de roteiro aconteceram sim! Em Fina Estampa tempo era confundível, não era claro em alguns momentos perceber quando era dia ou noite, almoço e jantar.

Mas como diz o autor: É assim que o povo gosta! E gostou! Tanto que várias vezes os personagens citavam que a historia daria uma boa novela. Digamos que a novela foi um acerto errado, onde foge da realidade e com seus 39.2 pontos de audiência, acaba esta semana revelando o tal segredo, que antes era um, depois virou dois assim como o tal amante do Crô, que “duplicaram”.

Apesar de tudo, eu como telespectador assíduo, digo que Fina Estampa deixará saudades pelo seu humor, suas brigas e a rixa entre as duas protagonistas, e que venha a nossa tão esperada “Avenida Brasil”.

15 Responses to Crítica: Fina Estampa, Fina no Ibope mas na trama, será?

  1. jjjjjjjjj says:

    A Novela inteira foi ótima, divertiu, ri bastante mas o final foi de matar papai.. Teve muitos pontos mal esclarecidos e não esclarecidos.

    – Tereza Cristina volta rica, elegante, e com que dinheiro? e ela não se afoogou no mar?
    – Dá a loka no Pereirinha e ele começa a gritar no barco um monte de coisa que ninguém entende nada.
    – Griselda sai correndo no meio da rua com a chave de grifo, o que é aquilo?
    – E o final de mocinha, a Griselda tinha que ter casado com alguém, com Guaracy ou René.
    – René tava mais pra figurante que protagonista.
    – Segredo de Tereza Cristina, nada demais, nada de grave.
    – E o amante do Crô, quem era? isso foi o pior, não ser revelado.
    – E a Danielle Fraser, qual foi o fim dela? e O Pedro Jorge que ela tanto queria ter? Foi uma luta inteira na novela toda pela guarda do Pedro Jorge pra no final nada se falar sobre isso.
    – E a Celeste? continuou com Baltazar? ela perdúo ele?
    – E a Solange, nada mais se falou sobre o sucesso dela?
    – E o Enzo terminou com a Danielle?
    – Tia Íris e Alice???
    – E o tesouro que a Teodora roubou? ninguém sabe que ela ficou milionária?
    – E a vidente Luana, eu acho que ela só apareceu na novela umas 5 vezes?
    – E a irmã da Marcela?
    – E o povo da pousada?
    – E o povo da praia? e a Nanda, coitada, outra figurante, não ficou com o Leandro?
    – E muitas outras coisas: Álvaro, Zambeze, Deusa, Gigante, Deborah…….
    – A única coisa melhorzinha foi a Esther ficar com a Vitória e a Beatriz se fude, que foi uma cena de 10 segundos, acho que eles disperdiçaram muito tempo do capítulo com aquela luta boba, poderia ter usado mais esse espaço para ter dado um bom fim para os personagens.
    – Mas o pior, foi o amante do Crô não ser revelado afffffffffffffffffffffffffffffffffff

    • Saory says:

      Concordo plenamente com tudo oq a colega disse!!!

      • shirley costa lopes says:

        e complicado vio ,e mau feito aquela atriz que ficou brigando pela guarda da filha que nem gerou ,(Beatriz) como trabalha mal !,que pena foi mal nem dei o trabalho de chorar e assistir de novo .

  2. Anônimo says:

    Rídiculo o final da novela. Os telespectadores assistem a novela por quase um ano para ver um último capítulo daquele dos mais idiotas. Sinceridades as novelas da globo são todas iguais, tudo a mesma coisa. O autor poderia ter tido pelo menos um pouco mais de criatividade para fazer o final da novela, mas não. Que palhaçada…..

  3. @eduardoctv says:

    Fina Estampa, vai dar saudades das partes boas. Mas inumeras fugiram totalmente da realidade

  4. tereza says:

    Bem feito para quem fica em frente à TV para dar IBOP para rede Globo e fazer papel de idiota assistindo por quase um ano uma novela que não tem final, que dá a todos os telespectadores um diploma de ignorância e burrice. Bem feito!!!!!

  5. rafinhaa says:

    a novela foi boa pena que nau revelou
    o amante do divertidooo crô, marcelo serrado vc ta d parabensss
    sem tu a novela nau tinha a menor graça

  6. duda says:

    AFF, POR ISSO EU SÓ GOSTO DE NOVELAS ANTIGAS, TO ME ESBALDANDO COM “TOP MODEL” E “ROQUE SANTEIRO” NO CANAL VIVA!!!!!!!

  7. O padrão das novelas da Globo tem caído muito nos últimos anos. O foco tem sido a homossexualidade e a maldade com impunidade. Tremenda falta de criatividade nos enredos. Na verdade não há mais enredos. É uma invenção sem lógica. Parece que os autores vão escrevendo ao léu a medida que a novela avança, pois eles esquecem de ligar fatos passados e a trama se perde ao longo dos próximos capítulos. Essa Fina Estampa já disse a que veio logo nos primeiros capítulos. O que salvou foi mesmo os diálogos entre a bruxinha Tereza Cristina e o Crô. Consistência a novela jamais teve. Até hoje não se sabe que história o autor quis contar. Alguém sabe qual a mensagem central do tema ….Eu não consegui abstrair. Tem novela das 6 que poderia ser tranquilamente das 9. Essa Fina Estampa poderia ser das 7, porque tinha um perfil mais para a cômico. O final como já era esperado não teve tensão, surpresa, climax e principalmente a cartase que é o ápice dos finais das obras. Esse autor boiola deveria escrever novelas lá pros machos dele, então devevia ser boicotado nos próximos trabalhos. Sem homofobia, claro!!! Acho ele está uma mistura de Clodovil e Dercy Gonçalves!!!! Um velhinho gay, inconveniente, que fala mal dos autores que ele mesmo escalou. Sai fora!!! E besta que quem assiste. Tipo eu mesma. Mas quem acredita que a novela vai mesmo ser uma merda. O brasileiro é assim, não desiste nunca, vai até o fim. E que fim bunda!!!! kkkkkkkkkkkkkkkk

    • Isabella says:

      Amiga Monica voce tem toda razão o boiola, ele so queria defender os gay, imagina o papel da Eva Vilma amande dado caminhoneiro,so tinha gays na novela a globo esta perdendo seu publico, agora e as novela das 6/7 o mesmo tema espiritismo e babado kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  8. Sérgio Bratz says:

    Todos esses questionamentos refletem a SUA expectativa em relação ao final. É lamentável as pessoas não compreenderem que o autor da novela assim pensou e um final diferente iria contra suas ideologias e objetivos para com a novela. Quanto os mistérios não revelados… bem, assim é o polêmico Aguinaldo Silva. Salvando vilões, como em Vale Tudo e mantendo mistérios ocultos, como em Tieta. Parabéns a Aguinaldo, elenco e toda a equipe. Fina Estampa já deixou saudades.

  9. Sarah says:

    Acho que foi o pior final de novela que já assisti. No último mês perdeu-se tanto tempo com repetição de cenas e um lenga-lenga interminável, para terminar fazendo o telespectador de idiota. Trair a confiança do público. Demos a audiência desejada e em troca o autor nos ofende. Há cerca de um mês a novela vem sendo feita de qualquer maneira, se valendo apenas do brilhantismo de atores como Cristiane Torloni e Marcelo Serrado, assim como outros como Wolf Maia, para quem a cada capítulo se esperava alguma surpresa … que infelizmente não veio. Final constrangedor, até. Mistérios não revelados. Novela inacabada. Perda de tempo. Desde o final da novela Belíssima eu não acompanhava mais novelas assiduamente. Deixarei de assisti-las. Deve ter sido muito difícil para a Lilia Cabral fazer esta cena sem se envergonhar.Sinto como se a “banana” dada por Griselda, no final, tivesse sido do autor para nós, o público.

  10. lalalalalalalal says:

    Final ridiculo a pior novela que eu já vi persei que ela ia morre ia fik loca mais nao ela fik rica e vivinha nunca vi isso perdi meu tenpo assistindo isso que orrror viu a pior novela de todos os tenpos da geraçoes ainda fik passando essa senas tudo bem tem que te mais ela apronto todo das e saiu ibuni nunca passa uma novela assim nao ridicula o autor ves orivel essa novela poriso que o brasil nao vai pra frente

  11. Isabella says:

    Realmente o final de fina estampa, foi uma verdadeira porcaria Daniella a historia ficou mal resolvida, a culpa de toda porcaria foi da secretaria dela a Gloria saiu impune,a Cena que eu mais esperava era do processo quem ficaria com a Victoria,ok foi a Ester era ja de esperar, Grizelda não ficou com ninguem, nem Tereza Cristina, Renzo filho de Pererinha, ficou encubado,O secredo de Tereza Cristina não foi revelado na prensa irma do Alvaro,o sucesso da filha da celeste, irma da Marcela desapareceu,como e normal rico não e processado e nem presso .Isso e Brasil

  12. pamela says:

    E a novela inteira foi ótima,a melhor novela das 9:00 que eu já assistir,mas Aquinaldo tinha que ter estragado tudo com aquele final mais sem noção,nada a ver,perguntas que não tiveram respostas ,quem era o amante do cro?
    haaa .A tereza cristina apareceu de novo para atormentar Griselda,então ela voltou e não acabou o sofrimnto de Griselda.
    HHa acho que a metade do brasil não gostou desse final mais sem graça.Uma verdadeira bosta,a griselda correndo atras da tereza com aquele chave o quê foi aquilo?horiiveeelllllll

Participe do CTV. Deixe seu comentário! Você pode fazer login usando nome/e-mail, ou usando sua conta do Twitter ou Facebook. Faça bom uso deste recurso!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: