SBT é multado em 1 milhão por propaganda em programas infantis


O Ministério da Justiça vai multar o SBT em R$ 1 milhão por publicidade infantil disfarçada. Segundo o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, programas infantis, como “Bom Dia & Companhia” e “Carossel Animado”, fazem o chamado merchandising durante a exibição de jogos. Isso acontece quando os apresentadores anunciam a marca dos prêmios em vez dos nomes dos produtos.

A multa administrativa é inédita. Será publicada nesta terça-feira, véspera do Dia das Crianças, no “Diário Oficial”. Baseia-se nos artigos 36 e 37 do Código de Defesa do Consumidor. O primeiro diz que “a publicidade deve ser veiculada de tal forma que o consumidor, fácil e imediatamente, a identifique como tal”. O segundo observa que “é proibida toda publicidade enganosa ou abusiva”, incluindo nestes casos o anúncio que “se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança”.

Circulam no Congresso vários projetos que pretendem proibir ou limitar a publicidade dirigida a crianças. Hoje, ela é permitida no Brasil, mas sujeita a algumas regras. A menção a produtos no meio dos programas, o “merchandising”, também é autorizado, desde que “a técnica deve seja facilmente percebida como publicitária, o que não ocorre nos programas infantis multados”, segundo o Ministério da Justiça.

Em junho, o Grupo de Trabalho de Comunicação Social da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal (MPF), depois de avaliar programas infantis exibidos pelo SBT, nos quais os apresentadores anunciavam produtos voltados para o público infantil, classificou a prática como “ilegal”.

Segundo o MPF, “o abuso contra a criança fica mais explícito, pois a apresentadora infantil avaliza os produtos que o anunciante lhe paga para endossar, confundindo-as, enganando-as e traindo sua confiança”.

Mauricio Stycer – UOL

11 Responses to SBT é multado em 1 milhão por propaganda em programas infantis

  1. julio says:

    Esse pessoal parece que so marca o sbt a record rouba e ninguem faz nada eles querem rancar dinheiro do sbt para nada é so isso

  2. Denilson torres says:

    Olha o ministerio pubrico querendo aparecer que nojo diso

  3. bender says:

    enquanto as crianças na rua crescem agredindo todo mundo, até professores, lamentável.

  4. SERIA EXCELENTE QUE O MPF, TIVESSE A MESMA DISPOSIÇÃO EM DESARTICULAR NAS RUAS A VENDA E O USO DE CRACK, POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES, COM A MESMA EFICIÊNCIA EM QUE TEM EM MULTAR O SBT, POR PROPAGANDAS EM PROGRAMAS INFANTIS. SÓ NOS CABE SABER, QUAIS OS MOTIVOS QUE LEVARAM O MPF SER TÃO VELOZ E EFICAZ COM O VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO, QUE TEM O PAPEL DE ENTRETER, E INFORMAR, MUITAS VEZES UTILIZANDO O SEU IBOPE, EM CAMPANHAS CULTURAIS E EDUCACIONAIS, AO INVÉS DAS CRIANÇAS ESTAREM NAS RUAS A DERIVA DE TRAFICANTES, MALFEITORES, PEDÓFILOS… A TV VIVE DE PROPAGANDA. A CRIANÇA MERECE RECEBER, AMOR, CARINHO, EDUCAÇÃO, SAÚDE… E O PIOR, MUITAS NÃO SABEM O QUE É ISSO!!!

  5. Leandro says:

    como se a hotwells.. ou barbie, ou até mesmo a sony (play station) estivesse achando ruim..

    qta babaquisse

    • eduard says:

      kkkkkkkkkkkkk cara falou tuuuuuuuudo kkkkk! nossa! os caras que voce citou e muitos outros estão felizes da vida com essa divulgação kkk!

  6. ANDREI 100%RECORD_TV DE PRIMEIRA))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))) says:

    TOMA “”BUTECO””” !!!KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK 😆

  7. o minsiterio publico não tah tendo o que fazer mesmo com tantos poblemas no nosso pais vai de atras das diversoes das crianças ….

  8. O_Especialista says:

    afff… que coisa ridicula tem um milhão de coisas mais importante para o ministerio publico cuidar por isso nosso país não vai para frente os politicos roubam todo dia na nossa cara é mostrado em todos jornais e o ministerio publico não fala nada ne PATETICO

Participe do CTV. Deixe seu comentário! Você pode fazer login usando nome/e-mail, ou usando sua conta do Twitter ou Facebook. Faça bom uso deste recurso!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: