Entenda como funciona o Ibope:


https://i0.wp.com/lh5.ggpht.com/_D0emG4bujsk/SbZKsRIZDcI/AAAAAAAAGx4/un32xdXdIsA/logo20ibope_thumb.jpg

Por: Giulian Salvador

Você que acompanha aqui no O Canal, Real Times, Prévias, Média Dia e não sabe como funciona o registro e de onde vem essas informações, entenda, em um especial feito por mim, Giulian Salvador, confira:

Você conhece alguém que tenha um aparelho de medição de audiência do Ibope em casa? Já viu como essa ferramenta funciona? Embora seja um termo onipresente no noticiário de TV, o exato funcionamento do sistema Ibope ainda é cercado de dúvidas –por parte de telespectadores– e críticas — vindas das emissoras.

A vídeo reportagem da Folha localizou um estudante da Grande São Paulo que já teve o aparelho em sua casa. Também conseguiu, com a autorização do instituto, gravar o funcionamento da máquina, chamada de PeopleMeter.

Em novembro do ano passado, a Rede Record questionou publicamente os número do Ibope, após o apagão que atingiu boa parte do país ter supostamente causado uma pane nos aparelhos que fazem a medição.

Não foi a primeira emissora a expor seus atritos com o Ibope. Em 2004, o empresário e dono do SBT, Silvio Santos, lançou o Datanexus, uma tentativa frustrada de fazer frente ao instituto que lhe garantia números desfavoráveis.

Fonte: Folha Online

Edição: Giulian Salvador

2 Responses to Entenda como funciona o Ibope:

  1. wilson says:

    O mecanismo pode ser correto e eficiente, ma a divulgacao, pode ser adulterada, e como so existe o IBOPE, nada impede de este instituto fazer falcatruas na divulgacao da real audiencia. O que pasma, e’ que aconteceu uma pane em Sao Paulo, que ninguem sabe explicar o porque, exatamente no horario nobre em que dois programa mais assistidos tanto na Globo como na Rede Record, em que uma semana antes do ocorrido, a Rede Record ganhava da Globo, e no dia do apagao, onde supostamente as teves de Sao Paulo estavam desligadas, em 100%, no dia seguinte ao apagao, vem o IBOPE dizer que na medicao de a Globo em primeiro lugar, por favor, niguem precisa de faculdade tecnologica pra saber que o IBOPE, vacilou feio, nao tinha como dizer quem estava na frente pois as teves nao funcionaram. ate uma criancinha saberia que o IBOPE mentiu.

  2. Joel says:

    Explicou coisa nenhuma.

Participe do CTV. Deixe seu comentário! Você pode fazer login usando nome/e-mail, ou usando sua conta do Twitter ou Facebook. Faça bom uso deste recurso!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: