PROGRAMA BRUNO ARANTES – TEMA: CHAVES


O seriado mexicano “Chavo Del Ocho” ou mesmo como conhecido aqui no Brasil simplesmente por “Chaves”, faz sucesso entre o público há anos, é um produto que meramente tornou-se tradição na televisão aberta brasileira e ainda faz a alegria do SBT no âmbito da audiência no IBOPE.

“Chaves” já enfrentou várias frases ao longo da sua história no SBT, sendo em alguns momentos submetido a média de 4 pontos porém é frequente o seriado ultimamente obter índice superior a 7 pontos e além disso, trouxe um público que antes não havia nesta faixa horária de exibição e consequentemente fortaleceu o Horário Nobre.

Nesta última quarta (18), o “velho” Chaves conseguiu 8,4 pontos de média, audiência esta superior à várias atrações próprias do canal como por exemplo o “Programa do Ratinho”, o vespertino “Casos de Família”, o telejornal “SBT Brasil” e o humorístico “The Noite”.

O seriado tem como objetivo o entretenimento, mas podemos refletir sobre alguns problemas sociais abordados no seriado, tais como diferenças sociais. O personagem chaves e alguns outros personagens retratam a classe dominada e seu Barriga retrata a classe dominante. A classe dominante não se sustenta sozinha ela precisa da classe inferior, pois disponibiliza os meios de produção para as classes abaixo dela e a que estar a baixo precisa dela, pois não possui os meios de produção para se manter, ou seja, nenhuma das duas se mantem sozinhas.

Classe dominante: trata-se indivíduos de classes altas, que tem um alto poder aquisitivo controlando o Estado diretamente ou indiretamente influencia.

Classe dominada: pessoas de classes baixas que são “inferiores” aos da “superior”. Que são controladas por tal classe que tem uma influencia sobre a “inferior”.

E vale ainda ressaltar que “Chaves” é exibido no canal de Sílvio Santos desde 1984 e figura-se como uma das principais atrações deste, mesmo a produção não sendo nacional.

* Essa coluna é diária, postada às 21 horas, no intuito de provocar debates entre os leitores do O CanalTV! sobre a televisão aberta brasileira e o conteúdo e de inteira responsabilidade do autor mencionado.

Participe do CTV. Deixe seu comentário! Você pode fazer login usando nome/e-mail, ou usando sua conta do Twitter ou Facebook. Faça bom uso deste recurso!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: