Ana Paula Padrão prepara grande reportagem sobre o vírus Ebola na Guiné
25/11/2014 Deixe um comentário
A jornalista Ana Paula Padrão está em Conacri, capital da Guiné, desde a última sexta-feira. A apresentadora do MasterChef, da Band, prepara uma grande reportagem sobre o vírus Ebola, que será exibida pela emissora em dezembro em um programa especial. A pré-produção levou mais de um mês e contou com o apoio de autoridades locais como o Ministério da Saúde e também de organizações estrangeiras como a Médico Sem Fronteiras – que treina os médicos guineanos no combate ao vírus – e a Cruz Vermelha.
“Vamos mostrar aos telespectadores como os habitantes do país e os brasileiros que moram aqui tentam seguir normalmente suas vidas, apesar dos riscos de contaminação”, conta Ana Paula. A cultura também é um dos desafios no combate ao vírus. “Aqui na Guiné, há uma tradição cultural que estipula que os corpos dos mortos devem ser lavados em cerimônias fúnebres, o que contribui muito para a contaminação”, conclui a jornalista.
Entre as medidas adotadas pelos cidadãos para evitar o Ebola estão não cumprimentar as pessoas com apertos de mãos, lavar as solas dos calçados com água clorada antes de entrar em casa, não usar objetos manuseados por outras pessoas antes de desinfetá-los, entre muitas outras. Assim como os guineanos, Ana Paula Padrão tem seguido todas as orientações das autoridades de saúde para evitar a contaminação. “Nossa equipe fica atenta o tempo todo para evitar os pontos de contato com a doença”, diz a jornalista que, seguindo recomendação das autoridades, ficará no país por no máximo cinco dias.
Não é a primeira vez que a jornalista sai do Brasil para produzir uma grande reportagem. Ela já cobriu os conflitos no Afeganistão e no Afeganistão, em 2001, e também esteve no Japão para uma reportagem sobre contaminação radioativa.
Últimos comentários