‘Crítica & Opinião’: “Programa da Tarde: alto investimento, pouco retorno”


Image

Programa da Tarde: alto investimento, pouco retorno

Por Matheus Balbueno

Após muita especulação da mídia a respeito do novo programa das tardes da Rede Record, que chegou a ser tratado como novo ‘Tudo a Ver’, eis que notícias realmente confiáveis vinham chegando da Barra Funda e o novo ‘Programa da Tarde’ ia se montando: equipe, direção, apresentação, horário, etc. A decisão de ser o programa diário das tardes da emissora, ao vivo e que tinha como expectativa desbancar as ‘Novelas da Tarde’ do SBT, se consolidar na vice-liderança com uma audiência respeitável e, obviamente, faturar.

Depois de algum tempo, incluindo as repentinas ‘férias’, tudo aquilo que era pretendido pela Record não foi alcançado e o investimento que ficou na margem dos três milhões de reais foi muito alto para tão pouco retorno. Fazendo a comparação com o principal rival, o SBT, a Record tem um investimento alto, um programa ao vivo que conta alguns de seus melhores apresentadores (pasmem, alguns de seus melhores apresentadores) e o ‘renomado’ diretor Vildomar Batista, não consegue se consolidar perante as reprises de novelas mexicanas do SBT que lutam e, na maioria das vezes, conseguem a vice-liderança com uma despesa praticamente nula e ainda faturando para emissora. Os apresentadores do programa que são Britto Jr., Ticiane Pinheiro e Ana Hickman são do mais alto escalão da emissora e mesmo assim são péssimos, sim são péssimos. No ‘Programa da Tarde’ da Record a disputa interna do trio de apresentadores parece ser a de quem consegue ser o pior.

Britto não consegue se desenvolver no entretenimento e não quer aceitar o jornalismo como sua ‘praia’ desde o ‘Hoje em Dia’ (onde tinha melhor desenvoltura por ser mais focado no jornalismo). Ana como apresentadora é uma excelente modelo, depois que saiu do ‘Hoje em Dia’ (onde era possível que evoluísse mais como apresentadora) não conseguiu se aprimorar e acabou por se tornar insignificante, desde o finado ‘Tudo é Possível’ (herdado de Eliana e cancelado devido a baixos índices e ao novo ‘Programa da Tarde’) até o presente momento ainda não conseguiu se consolidar como uma apresentadora com A maiúsculo. Ticiane deve estar ali por ser esposa de Justus e talvez pela Record acreditar que ela tenha um bom potencial de merchandising, tentando assim faturar alguns trocados. Trocados esses que parece não fazer falta na emissora onde as antigas reprises do ‘Tudo a Ver’ e de ‘Todo mundo odeia o Chris’ conseguiam se igualar aos números do ‘Programa da Tarde’ ou até mesmo superá-los.

A direção do programa ficou por conta de Vildomar Batista e deve ser taxada como ineficiente, já que uma direção que recorre a vestir seu apresentador de mulher para tentar chamar a audiência ou ainda leiloar cuecas de famosos não merece ser reconhecida como eficiente, mesmo que as ‘tentativas’ obtenham êxito na árdua tarefa de conseguir agregar um maior índice no IBOPE. O ‘Programa da Tarde’ é a mistura de tudo o que já deu certo um dia na Record ou em outro lugar, mas que combinado não funciona. O palco se transforma em algo indescritível e deplorável, os números do programa ainda são altos comparando com a sua qualidade. O show tem seus ápices com um quadro onde até mesmo o atual deputado federal Tiririca é explorando ou ainda com a ‘Patrulha do consumidor’ de Celso Russomano que serve claramente como um palanque eleitoral.

O investimento no ‘Programa da Tarde’ foi alto, mas o retorno foi pífio. Estaria a Rede Record contente? Parece que sim, já que nada faz para melhorar os números, o faturamento ou a qualidade duvidosa. A emissora se orgulha em ter o ‘ao vivo’ ao longo de quase toda sua programação e esquece que aquilo que realmente deve ser motivo de orgulho para uma emissora é a qualidade de sua programação. Os programas com duração elevada parecem ter virado uma característica da emissora, já que ‘Balanço Geral’, ‘Programa da Tarde’ e ‘Cidade Alerta’ (que são exibidos em sequência) tem em média três horas de duração, não que isso seja ruim, mas pode prejudicar a qualidade dos programas que acabam recorrendo à famosa ‘enrolação’ ou no português bem popular ‘encheção de linguiça’.

Enfim, esperamos pacientemente (com paciência de Jó e fé de Abraão) que a emissora da Barra Funda tome uma iniciativa e modifique ou acabe de vez com o show de horrores que é o atual ‘Programa da Tarde’. Um programa que investe, tem verba injetada e pouco retorno, talvez alguns rebatam dizendo que o programa fatura e dá retorno, mas devemos parar e pensar se a relação custo x benefício está sendo atendida nesse caso, faturar por faturar as ‘Novelas da Tarde’ da emissora concorrente também faturam e com um investimento praticamente nulo, enquanto a Record desperdiça verba e parte do seu mais alto casting em um programa ridículo, sem conteúdo e que afasta a emissora da promessa de ser líder (desbancando o SBT e a Globo) que se mantém há muito tempo e até agora não foi alcançada.

Então por hoje é isso pessoal e no dia 04/05 ás 21hs a coluna está de volta aqui no O Canal.

Não deixem de comentar e dar sugestões a essa coluna!!!

Não deixem de conferir semana que vem a estreia da coluna ‘Novelas em Foco’, por Matheus Balbueno, ás 21hs aqui no O canal.

Para contato com o colunista: matheusbalbueno@msn.com

20/04/13 – Matheus Balbueno – Redação O Canal

5 Responses to ‘Crítica & Opinião’: “Programa da Tarde: alto investimento, pouco retorno”

  1. Patrícia says:

    Assim como várias coisas na record.
    Balacobaco, Olimpíadas, Got Talent…

    Record flopando nesse sentido. Só vai bem com apelação e jornalismo (na maiorira das vezes desgraças ou sensacionalismo)

  2. Lima says:

    Sem dúvida um fracasso muito caro. Mais uma vez, um texto brilhante, que dá gosto lê!

  3. Anônimo says:

    poi novela pra concorrer com as emissoras..prova de amor.os mutantes…na liderança

  4. Isa says:

    Fico muito boom, ótimo, parabens *-*

  5. Lucas Nascimento says:

    Mais um ótimo texto, concordo com absolutamente tudo.. A record gasta demais para algo rídiculo e de baixa qualidade

Participe do CTV. Deixe seu comentário! Você pode fazer login usando nome/e-mail, ou usando sua conta do Twitter ou Facebook. Faça bom uso deste recurso!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: