‘Crítica & Opinião’: “Programa do Ratinho: descontração, diversão e bagunça, um formato popular”


Image

Programa do Ratinho: descontração, diversão e bagunça, um formato popular

Por Matheus Balbueno

O SBT voltou a exibir o ‘Programa do Ratinho’ em 2009 no fim de tarde, mas devido à baixa repercussão logo foi transferido para o seu já consagrado horário, o nobre, ás nove e quinze da noite. O programa tem em sua base um formato popular, simples, onde aquilo que poderia ser considerado inútil ou sem expressão em outro programa pode ser a pauta principal do ‘Programa do Ratinho’, mas isso não significa que essa escolha seja equivocada.

O apresentador Carlos Massa, popularizado como Ratinho, é uma pessoa simples, popular e passa longe do politicamente correto. Ratinho consegue com seu programa descontraído, divertido e até mesmo bagunçado, o formato popular na sua essência. E quando afirmamos que o programa é popular não é porque é visto pelas classes mais baixas (já que pesquisas comprovam que Ratinho tem um grande público nas classes A/B) e sim que é algo feito para o povo apenas rir, se divertir, brincar, descontrair e até mesmo pensar junto com o apresentador e sua equipe (não só elenco, mas a técnica também que é uma presença constante no programa).

Ratinho consegue falar com o povo diretamente através da câmera e isso não é uma contradição, já que através de suas câmeras ele consegue olhar nos olhos dos telespectadores e os telespectadores nos dele tornando assim a conversa direta quando o assunto é importante. Mesm0 quando sabemos que Ratinho está lendo a talha ou o teleprompter conseguimos notar uma sinceridade já que o que realmente importa é o que vem de improviso na mente do apresentador, que é sincero com o seu público. Ratinho consegue ser educado e gentil com seus convidados, seja com o Ex-presidente da República ou com o homem que coleta material reciclável, sem se tornar simplório e não cair no tom que soa falso, tom esse que é presente em alguns dos apresentadores da nossa televisão.

O apresentador já definiu seu programa como a mistura do nada com coisa nenhuma, mas o público sabe que o vemos ali não é o ‘nada’ e muito menos ‘coisa nenhuma’. Mesmo quando o programa está apenas enrolando, devaneando, quando se esgotam as pautas do dia, podemos nos divertir com os simples diálogos de Ratinho e sua equipe ou com os participantes do ‘Vem quem quer’. Ratinho tem em seu programa boas pautas que conseguem chamar atenção, como por exemplo, o ‘Dois dedos de prosa’ e o já batido ‘Teste de DNA’ e ainda nessa segunda-feira mesmo Ratinho recebe o Deputado Pastor Marco Feliciano, mostrando que tem em seus convidados um dos principais atrativos.

Desde que voltou ao ar em 2009, diversos quadros já passaram pelo programa e seu formato vem se diferenciando ao longo do tempo. Quadros como o ‘Jornal Rational’ mostram a irreverência do apresentador e de seu elenco, além da simplicidade do programa, o ‘Game do Ratinho’ com a presença de convidados nos diverte e descontrai a noite, mas é com a ‘Festa na Laje’ (antigo ‘Buteco do Ratinho’) que o programa chega ao ápice do simples e também dos números de audiência, provando que os musicais ainda tem força na televisão. O apresentador recebe artistas que estão na mídia fazendo sucesso, que já fizeram sucesso, que ainda não alcançaram a fama ou ainda aqueles que caíram no esquecimento sem perder o brilho, e é com essa mistura de música, convidados e popularidade que Ratinho se consolida nas noites de quarta-feira como uma boa opção na televisão aberta.

O elenco do programa que conta com Marquito, Faxinildo, Santos, Valentina, Renata, Xaropinho, Milene Pavorô, Lucimara Parisi, Murilo Bordoni, Dr. Faraht e ainda com a banda de Camilinho ao vivo reforça o programa e contribui com o mesmo quando tudo aquilo que era pra ser apresentado já foi, mostrando que o programa tem seus picos de divertimento quando o improviso toma conta, o palco torna-se um picadeiro e o programa um circo, mas são nesses momentos que podemos ver as melhores tiradas do programa tanto em comédia quanto na comunicação do apresentador com o seu público que se fidelizou com uma audiência em torno de seis a oito pontos chegando a pico de dois dígitos e brigando acirradamente com a Rede Record pela vice-liderança do horário.

Enfim, mesmo que no ‘Programa do Ratinho’ nem tudo são flores, já que nada nem ninguém é perfeito, podemos admitir que no mínimo o programa merece reconhecimento pela sua desenvoltura popular, pois é no simples que podemos apreciar as melhores coisas sem desmerecer os grandes formatos e atrações comprados do exterior ou produzidos aqui que também conseguem obter êxito. Ratinho e seu programa do ‘nada com coisa nenhuma’ consegue conquistar o público com descontração, diversão e bagunça fazendo um formato simples, popular, comunicativo e produzido para todos aqueles que querem apenas ouvir algumas músicas, assistir a alguns debates e dar algumas simples risadas antes de dormir.

Então por hoje é isso pessoal e semana que vem tem mais, no sábado ás 21hs aqui no O Canal.

Não deixem de comentar e dar sugestões a essa coluna!!!

E muito em breve a volta de mais uma coluna de sucesso aqui no O Canal: ‘Novelas em Foco’.

Para contato com o colunista: matheusbalbueno@msn.com

13/04/13 – Matheus Balbueno – Redação O Canal

5 Responses to ‘Crítica & Opinião’: “Programa do Ratinho: descontração, diversão e bagunça, um formato popular”

  1. Lima says:

    Eu gosto muito ratinho!

  2. Lima says:

    Mais um maravilhoso texto!

  3. Marcos Pará Dutra says:

    Muito Bom o texto, Realmente o apresentador é ÓTIMO. E o programa embora bagunçado, é legalzinho até haehae. O programa é engraçado e divertido.

  4. Verdade ! Muito bom o texto parabéns !

  5. Marcos Frigieri says:

    tudo isso é verdade, cara, desde sempre o Ratinho é o mesmo, rs. Parabéns Matheus, ótima escrita de hoje.

Participe do CTV. Deixe seu comentário! Você pode fazer login usando nome/e-mail, ou usando sua conta do Twitter ou Facebook. Faça bom uso deste recurso!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: