Confira a lista de todos os plantões já exibidos pela Globo desde 1982


Fatos noticiados pelo Plantão da Globo

1982

  • 2 de abril – O primeiro plantão, que ainda era slide, chamado Plantão JN (alternando entre Plantão JN com o Extra JN), noticiou o bombardeio o início da Guerra das Malvinas. Apresentado por Renato Machado in off, com o logotipo Plantão JN na tela, durante o intervalo do filme Ao Mestre com Carinho, na Sessão da Tarde.

 1985

Tancredo Neves.

Tancredo Neves.
  • 15 de março- O plantão apresentado por Celso Freitas, do estúdio do Jornal da Globo, durante o intervalo do Cinema Especial, anunciava a entrada do presidente recém-eleito Tancredo Neves no Hospital Base de Brasília com suspeita de apendicite, prestes a assumir o cargo federativo.
  • 16 de março- Houve mais dois plantões com as últimas informações sobre o estado de saúde do presidente. O primeiro foi pela madrugada, apresentado por Carlos Monforte, do estúdio do Bom Dia Brasil, em Brasília. O segundo foi á noite, apresentado por Eliakim Araújo, do estúdio do Jornal da Globo, interrompendo a novela Corpo a Corpo.
  • 21 de Abril- Morre Tancredo Neves. Ao longo da madrugada, a Rede Globo apresentou plantões com as últimas informações sobre a repercussão da morte do presidente.

1986

  • 28 de fevereiro – Anúncio do Plano Cruzado.
  • 26 de abril – Grande cobertura feita sobre o desastre nuclear que assolou Chernobyl, na antiga União Soviética.

1987

  • 13 de setembro – Cobertura do Acidente Radioativo de Goiânia, causado pelo Césio 137.

1988

  • 29 de Setembro – Desempregado brasileiro sequestra um Boeing 737, em protesto contra a política recessiva do então presidente José Sarney, mata o co-piloto e afirma que pretende jogar o avião sobre o Palácio do Planalto. É morto ao pousar em Goiânia. Apresentado por Cid Moreira, interrompeu o Video Show.
  • 5 de outubro – Proclamação da Nova Constituição. Um plantão especial foi ao ar por volta das 9h30 da manhã e durou até as 12h00, cancelando toda a programação da Rede Globo até esse horário. Apresentado por Pedro Bial, do estúdio do Jornal Hoje, e por Marcos Losekann, direto de Brasília. Durante a tarde outros plantões foram ao ar direto de Brasília, apresentados por Marcos Losekann.

1989

Muro de Berlim.
Muro de Berlim.
  • 3 de setembro – Queda do avião Boeing 737-200 que fazia o Voo Varig 254. Plantão apresentado por Sérgio Chapelin dos estúdios do Fantástico por volta das 19h40. Outros plantões durante a madrugada foram exibidos.
  • 9 de novembro – Ocorreu a histórica Queda do Muro de Berlim, na Alemanha. Vários plantões foram exibidos nesse dia, revezados por Sérgio Chapelin e Cid Moreira, do estúdio do Jornal Nacional.
  • 17 de dezembro – Eleição do novo presidente brasileiro, Fernando Collor de Melo.

 1990

  • 15 de março- A posse do novo presidente do Brasil.
  • 16 de março- Anúncio do Plano Collor. Apresentado por Joelmir Beting e Paulo Henrique Amorim direto de Brasília, interrompendo o Vale a Pena Ver de Novo, que exibia a novela Pão Pão, Beijo Beijo. A entrevista para o anúncio do plano estava marcada para as 15h, mas o plantão entrou no ar ás 14h30 pois a emissora informar em primeira mão. A operação era tão complexa e inusitada que Paulo Henrique Amorim, ao explicar o seu funcionamento, se confundiu e deu algumas informações erradas. A câmera cortou para Joelmir Beting e a fisionomia do apresentador era de perplexidade. No dia seguinte, o Jornal do Brasil publicou uma foto do jornalista que ilustrava a matéria sobre o novo plano econômico, que tinha o seguinte título: “A cara da nação”.
  • 18 de março – Morte do trapalhão Zacarias, vítima de insuficiência respiratória. Plantão narrado por Sérgio Chapelin in off, com o logotipo Plantão JN na tela, por volta das 11h40.
  • 4 de Maio – Anulação do aumento da prestação da casa própria referente aos meses de Janeiro à Abril. Plantão apresentado por Sérgio Chapelin in off, e com a paricipação ao vivo do repórter Marcos Losekann, com imagens direto do Supremo Tribunal Federal, em Brasília. Esse plantão interrompeu o Vale a Pena Ver de Novo, por volta das 14h10.
  • 16 de junho – O empresário Roberto Medina da uma entrevista coletiva após ser libertado de um sequestro. Apresentado por Marcos Hummel, com a participação ao vivo da repórter Ângela Lindemberg, foi exibido no intervalo do Vale a Pena Ver de Novo, que exibia a novela Roda de Fogo.
  • 7 de julho – Anúncio da morte do Cantor Cazuza.
  • 2 de agosto- Anúncio da invasão do Iraque sobre o Kuwait.
  • Novembro – Novas mudanças na economia brasileira. Foram dois plantões, apresentados por William Bonner, do estúdio do Jornal da Globo. O primeiro foi durante o intervalo da novela Meu Bem Meu Mal, e o segundo foi no intervalo da Terça Nobre.

1991

Fuzileiros Navais norte-americanos no Iraque em 1991.

Fuzileiros Navais norte-americanos no Iraque em 1991.
  • 17 de janeiro – Início da Guerra do Golfo. O primeiro plantão, informando sobre o início do bombardeio em Bagdá, interrompeu a novela Meu Bem Meu Mal e foi narrado por William Bonner, com o logotipo Plantão JN na tela. A notícia foi divulgada em primeira mão pela Rede Globo, antes mesmo da CNN. A guerra acabou em 28 de fevereiro.
  • 18 de janeiro – Novas informações sobre a Guerra do Golfo. Apresentado por William Bonner, do estúdio do Jornal Nacional, foi exibido no intervalo da Sessão de Sábado, com a vinheta especial Crise no Golfo.
  • 19 de agosto- Golpe aplicado pelos comunistas na ex-União Soviética, tentando derrubar o presidente Mikhail Gorbachev, que três dias depois voltou ao poder . Nesse dia foram apresentados dois plantões durante os intervalos do filme Indiana Jones, na Tela Quente, apresentados por William Bonner, do estúdio do Jornal da Globo. Esses foram os primeiros boletins informativos com a vinheta “Plantão Globo”.
  • 21 de agosto – Novas informações sobre a crise na URSS. Um dos plantões informou a ordem da invasão do Parlamento Russo por Boris Ieltsin e que a Ucrânia avisou que não obedecerá ordens do novo governo. Esse plantão foi apresentado por Sérgio Chapelin, do estúdio do Jornal Nacional, e foi exibido durante o intervalo do filme Highlander, na Sessão da Tarde. Outros plantões durante a tarde desse dia foram exibidos.
  • 22 de Agosto – O Líder soviético Mikhail Gorbachev retorna ao poder após três dias. O primeiro plantão foi ao ar por volta das 05h00 da manhã, abrindo a programação da Globo daquela quinta-feira, e foi apresentado por Pedro Bial, direto de Moscou. O segundo foi apresentado por Valéria Monteiro, do estúdio do Jornal Hoje, e interrompeu o Xou da Xuxa, por volta das 09h50 da manhã.
  • 25 de dezembro- Fim da União Soviética. Nesse dia foram apresentados dois plantões, o primeiro interrompeu a novela Roque Santeiro, que era reexibida na Sessão Aventura, e o segundo interrompeu o programa Roberto Carlos Especial. O primeiro plantão foi apresentado por Marcos Hummel, do estúdio do Jornal Nacional, com a participação do então repórter Pedro Bial, ao vivo de Moscou, e o segundo foi apresentado diretamente pelo próprio Bial.

1992

  • 24 de agosto- Leitura do relatório final da CPI que investigava as denúncias de corrupção contra o presidente Fernando Collor de Melo, e que apontou as ligações do presidente com o “Esquema PC”. Um plantão especial entrou no ar ás 14h00, interrompendo o Vale a Pena Ver de Novo e permaneceu no ar até as 19h00, cancelando as exibições do resto da novela, da Sessão da Tarde, da Sessão Aventura e da Escolinha do Professor Raimundo, e atrasando a programação da Rede Globo(o Jornal Nacional, por exemplo, foi ao ar ás 21h). A narração do plantão foi feita por Carlos Nascimento, direto de Brasília.
  • 29 de setembro- Aprovação do impeachment de Fernando Collor de Melo. Foi criada uma vinheta especial chamada “O Julgamento do Impeachment”. O plantão entrou no ar ás 14h45, após o Vale a Pena Ver de Novo e durou até as 18h00, cancelando a Sessão da Tarde, a Sessão Aventura e a Escolinha do Professor Raimundo. Apresentado por Carlos Nascimento, direto de Brasília.
  • 30 de setembro- Fernando Collor de Melo recorre ao Supremo Tribunal Federal para evitar sua cassação. Plantão apresentado por Carlos Nascimento, com a vinheta “O Julgamento do Impeachment”, interrompendo o Xou da Xuxa. Durou cerca de 5 minutos.
  • 1 de outubro- Fernando Collor de Melo deixa o Palácio do Planalto após ser afastado do cargo compulsoriamente por 180 dias. Foram apresentados dois plantões, ambos por Carlos Nascimento, direto de Brasília, interrompendo o Xou da Xuxa. Exibidos com a vinheta especial “O Julgamento do Impeachment”.
  • 2 de outubro- Massacre do Carandiru, na cidade de São Paulo, resultando no homicídio de 111 detentos da Casa de Detenção. Plantão apresentado por Sérgio Chapelin, do estúdio do Jornal Nacional, por volta das 19h00, antes da novela Deus Nos Acuda.
  • 12 de outubro- Acidente de helicóptero no largo de Angra dos Reis(RJ) mata o deputado Ulysses Guimarães e sua esposa, D. Mora. O corpo do deputado, no entanto, nunca foi encontrado.
  • 29 de dezembro – Encontrado em um matagal na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, o corpo da atriz Daniela Perez. Ela havia sido assassinada, com 19 golpes de tesoura, na noite do dia anterior pelo também ator Guilherme de Pádua. Os dois atuavam na então novela das 20h, De Corpo e Alma, de autoria de Glória Perez, mãe da atriz. Esse plantão foi exibido por volta das 5h, abrindo a programação da Rede Globo daquela segunda-feira. A narração foi de Marcos Hummel, então apresentador do Bom Dia Rio, em off, com o logotipo do plantão na tela. Ainda naquela manhã, o ator Guilherme de Pádua foi preso no Rio de Janeiro e o presidente afastado Fernando Collor de Melo renunciou ao mandato, após sofrer um processo de impeachment. Apresentado por Leilane Neubarth, do estúdio do RJTV, e por Carlos Nascimento, dos estúdios da Globo em Brasília, no primeiro intervalo do Xou da Xuxa. Outros plantões foram exibidos durante a tarde desse dia, falando sobre a renúncia de Fernando Collor de Melo, apresentados por Carlos Nascimento.
  • 30 de dezembro- Toma oficialmente posse do governo o vice-presidente Itamar Franco, substituindo Fernando Collor de Melo. Plantão que começou após o Vale a Pena Ver de Novo e seguiu até as 18h00. Apresentado por Carlos Nascimento e Renato Machado, direto de Brasília.

1993

  • 26 de fevereiro- Atentado a bomba no World Trade Center, em Nova Iorque, EUA, deixa 6 mortos e mais de 1.000 feridos.
  • 12 de março- Atentados em Bombaim, na Índia, deixou mais de 300 mortos e quase 1500 feridos, no centro da cidade, uma das mais populosas do planeta.
  • 22 de julho- Muitas entradas durante esse dia, cobrindo a marcante Chacina da Candelária, que resultou em sete mortes.

 1994

Ayrton Senna.
Ayrton Senna.
  • 29 de abril- O piloto brasileiro Rubens Barrichello sofre um grave acidente durante os treinos livres para o Grande Prêmio de San Marino de Fórmula 1, em Ímola, na Itália. O plantão interrompeu o desenho Caverna do Dragão, na TV Colosso, e foi apresentado por William Bonner, do estúdio do Jornal Hoje.
  • 30 de abril- Morte do piloto austríaco de Fórmula 1, Roland Ratzemberger, depois de ter sofrido um grave acidente durante o treino de classificação para o Grande Prêmio de San Marino, em Ímola, na Itália. Foram vários plantões durante a manhã apresentados por Carlos Monforte, do estúdio do Jornal Hoje, interrompendo o Xuxa Park.
  • 1 de maio- Morte do piloto brasileiro de Fórmula 1 Ayrton Senna, depois de ter sofrido um grave acidente no Grande Prêmio de San Marino, em Ímola, na Itália. Os plantões foram apresentados por Léo Batista. Quando entrou no ar para anunciar que os órgãos vitais do piloto haviam parado de funcionar, por volta das 14h, Léo estava com uma camisa preta, dada de presente pelo próprio Ayrton Senna. Nesse plantão, exibido antes do filme Quero Ser Grande, na Temperatura Máxima, o jornalista estava no estúdio do Jornal Nacional. A equipe responável pelo chromakey havia colocado ao lado do apresentador uma foto de Ayrton Senna. O repórter Roberto Cabrini teve participação ao vivo por telefone, direto de Bolonha, na Itália, de onde confirmou a morte de Ayrton Senna com a seguinte frase, até hoje muito lembrada pelos telespectadores: Morreu Ayrton Senna da Silva, uma notícia que a gente nunca gostaria de dar!.
  • 4 e 5 de maio- Velório e enterro de Ayrton Senna. Depois da morte de Senna, foi criada uma vinheta com o rosto dele a a banderia de chegada. Essa vinheta foi usada principalmente no dia 4 de maio de 1994, quando foi ao ar o cortejo que levou o corpo dele até a Assembléia Legislativa de São Paulo. O primeiro plantão entrou no ar as 5:30 da manhã na expectativa da chegada do corpo de Senna, o que aconteceu por volta de 5h50min. Narrado por Willian Bonner, de um estúdio especial montado pela Globo em São Paulo, o plantão mostrou durante toda a manhã o cortejo do corpo do piloto de Guarulhos(SP), até a Assembléia Legislativa. O velório foi transmitido ao vivo durante a tarde e á noite, antes e após o Jornal Nacional, foram ao ar flashes da Assembléia Legislativa de São Paulo, apresentados por Carlos Nascimento. No dia seguinte, a Rede Globo transmitiu o funeral, narrado por William Bonner, dos estúdios da Globo em São Paulo. A transmissão começou ás 08h00 e foi até as 14h40.
  • 1 de julho- Anúncio do Plano Real. Um plantão especial foi exibido nesse dia e durou a tarde inteira, começando logo após o Vídeo Show e derrubando a grade da programação da Rede Globo até as 18h. Apresentado por Carlos Nascimento e Alexandre Garcia direto de Brasília.
  • 18 de julho- Chegada da Seleção Brasileira de Futebol tetracampeã do mundo ao Brasil, em Recife, PE. Um plantão especial, com uma vinheta na qual eram desenhadas 4 estrelinhas em cima do símbolo da CBF, entrou no ar ás 9h00, interrompendo a TV Colosso, e permaneceu no ar até as 15h. Narrado por Carlos Nascimento, ao vivo da capital pernambucana. Nesse mesmo dia um plantão interrompeu a Sessão Aventura, por volta das 17h45, noticiando um atentado contra uma entidade judaica em Buenos Aires, capital da Argentina, que matou 96 pessoas. Apresentado por Sérgio Chapelin, do estúdio do Jornal Nacional.
  • 29 de julho- Morte do trapalhão Mussum, vítima de choque séptico e infecção generalizada, devido a um transplante de coração realizado havia algumas semanas. Plantão narrado por Carlos Tramontina, então apresentador do Bom Dia São Paulo, em off, com o logotipo do plantão na tela, por volta das 5h, abrindo a programação da Globo daquela sexta-feira.
  • 18 de dezembro- O locutor esportivo Osmar Santos sofre um grave acidente de automóvel no interior de São Paulo. Plantão apresentado por Celso Freitas durante o intervalo do Domingão do Faustão, às 18h50.

 1995

  • 2 de janeiro- O presidente eleito Fernando Henrique Cardoso toma posse do governo em Brasília, iniciando seu primeiro ano de mandato. Foi criada uma vinheta especial, com fotos do novo presidente. Plantão apresentado por Carlos Nascimento, direto da capital federal. A transmissão começou após o Vídeo Show, ás 14h00, e seguiu até as 18h00.
  • 16 de janeiro. Terremoto em Kobe, no Japão, sob 7.3 graus na Escala Richter, mata mais de 6000 pessoas. Foram apresentados dois plantões, o primeiro interrompeu a Escolinha do Professor Raimundo, e o segundo interrompeu a novela Irmãos Coragem. Apresentados por Sérgio Chapelin, do estúdio do Jornal Nacional.
  • 20 de março. Atentado a bomba numa estação de metrô no bairro de Shinjuku, em Tóquio, capital do Japão, com o uso de gás sarin, deixou 12 mortos. Foram apresentados três plantões, que interromperam a TV Colosso. Apresentados por William Bonner, do estúdio do Jornal Hoje.
  • 17 de julho- Morte da autora de novelas Ivani Ribeiro, vítima de insuficiência renal provocada por uma diabete.

 1996

Voo TAM 402.
Voo TAM 402.
  • 3 de março- Queda de um Learjet, que chocou-se na Serra da Cantareira, a poucos metros do Aeroporto de Cumbica, em São Paulo. 9 pessoas morreram. Cinco deles eram os integrantes do conjunto Mamonas Assassinas em sua totalidade. O primeiro plantão, que entrou no ar às 7h da manhã, foi apresentado pela repórter Eleonora Pascoal, direto do Globocop, que sobrevoava o local. Logo depois, Sandra Annemberg, então apresentadora do Fantástico, chegou á emissora e assumiu a cobertura.
  • 4 de março – Enterro dos integrantes do grupo Mamonas Assassinas. A Globo transmitiu ao vivo a cerimônia, num plantão que começou ás 9h00, interrompendo a TV Colosso, e seguiu até as 14h30. Narrado por Carlos Nascimento, direto do cemitério do Morumbi, em São Paulo, de onde apresentaria uma parte do Jornal Nacional daquela noite.
  • 17 de abril – Massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará, onde policiais militares mataram 19 sem-terras e feriram dezenas deles. Foram apresentados três plantões, o primeiro foi exibido antes da novela Quem é Você, e os outros dois interromperam a novela. Apresentados por William Bonner.
  • 11 de junho – Explosão na área de alimentação do Osasco Plaza Shopping , resultando em 38 mortes e muitos feridos. Plantão apresentado por Fátima Bernardes, do estúdio do Jornal Hoje, por volta das 12h, antes dos telejornais locais.
  • 23 de junho – Assassinato de Paulo César Farias, o PC Farias, e de sua namorada, em Maceió(AL). Plantão apresentado diretamente pelo repórter Márcio Canuto, ao vivo da capital alagoana, por volta das 11h25, interrompendo o Angel Mix. Durante a tarde, outros plantões foram exibidos, com apresentação de William Bonner.
  • 5 de julho -Clonagem da Ovelha Dolly. O primeiro plantão interrompeu a TV Colosso, com apresentação de Fátima Bernardes, em off, com o logotipo do plantão na tela. Os demais durante a programação foram apresentados também por Fátima Bernardes, mas desta vez direto do estúdio do Jornal Hoje.
  • 11 de outubro – Morte de Renato Russo, vocalista do grupo Legião Urbana. Plantão apresentado por William Bonner, em off, com o logotipo do plantão na tela.
  • 31 de outubro. Vôo TAM 402 cai a 2 km de distância do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, sobre casas no bairro do Jabaquara, também em São Paulo. 99 pessoas morreram. Os plantões foram apresentados por Carlos Nascimento, do estúdio do São Paulo Já, e interromperam a TV Colosso.
  • 12 de Novembro – Queda de um avião, na Índia, onde 312 pessoas morreram.

1997

Princesa Diana.
Princesa Diana.
  • 10 de Março- Paulo Maluf, ex-Prefeito de São Paulo e, na época, pré-candidato ás eleições para Presidente da República de 1998, é operado para retirada de um tumor na próstata. Plantão exibido por volta das 10h00 da manhã, interrompendo o Angel Mix, e apresentado diretamente pelo repórter Rodrigo Vianna, ao vivo do hospital em que ele estava internado.
  • 31 de agosto- Um acidente de carro, em Paris, capital da França, mata a princesa Diana e seu namorado, o milionário egípcio Dodi Al-Fayed. O primeiro dos vários plantões da noite foi apresentado por Léo Batista, do estúdio do Jornal Nacional, interrompendo o segundo bloco da novela A Indomada. O jornalista se preparava para a transmissão do amistoso de futebol entre México x Brasil, quando foi convocado ás pressas para a notícia urgente, pois era o único apresentador em toda a emissora. A morte de Diana foi confirmada por Sandra Annemberg, no plantão que interrompeu o Supercine, que exibia o filme ET-O Extraterrestre.
  • 7 de setembro- Enterro da princesa Diana, em Londres, capital da Inglaterra. Um plantão especial, com a vinheta O adeus a uma princesa, foi ao ar nesse dia, começando ás 05h00 e indo até as 10h00. Narrado por Carlos Nascimento, ao vivo do escritório da Globo em Londres.
  • 12 de setembro- Morte do cantor João Paulo, da dupla musical João Paulo & Daniel, vítima de um acidente de automóvel. Plantão apresentado por Sandra Annemberg, do estúdio do Jornal da Globo, interrompendo a novela A Indomada.
  • 2 de Outubro- O Papa João Paulo II chega ao Brasil, aterrisando no Rio de Janeiro. Um plantão especial, com a vinheta Visita do Papa ao Brasil, foi ao ar nesse dia, interrompendo o Angel Mix, ás 9h00, e se estendendo até ás 12h, cancelando a exibição do resto do programa. Narrado por Carlos Nascimento e Lilian Witte Fibe, de um estúdio especial montado pela Globo no Rio de Janeiro.
  • 23 de outubro- Por intervenção da Bolsa de Valores de Hong Kong, que sofre fortíssima desvalorização, o restante das bolsas mundias estouram em quedas. A Bovespa, por exemplo, caiu 8,91%. Esse plantão interrompeu o programa Malhação, por volta das 17h30min, e foi apresentado por William Bonner, do estúdio do Jornal Nacional.
  • 12 de dezembro- A ginasta brasileira Daniele Hypolito e sua treinadora Georgette Vidor sofrem um grave acidente com um ônibus em que viajava com a equipe de ginástica do Flamengo. O ônibus se chocou com um caminhão de carga. A treinadora de Danielle ficou paraplégica. 7 pessoas morreram nesse acidente. Foram apresentados dois plantões, o primeiro interrompeu a reprise de Fera Ferida, no Vale a Pena Ver de Novo, e foi apresentado por Lilian Wite Fibe, do estúdio do Jornal Nacional. O segundo interrompeu a novelinha Malhação, e foi apresentado também por Lilian Wite Fibe, já com imagens do acidente.

1998

  • 22 de fevereiro- Desabamento do edifício Palace II. Os plantões foram apresentados pela repórter Renata Capucci, direto do Globocop.
  • 15 de março- Morte de Tim Maia. Plantão apresentado por Dirceu Rabelo, em off, com o logotipo do plantão na tela, interrompendo a primeira parte do filme O Príncipe das Mulheres, na Temperatura Máxima, por volta de 12h15.
  • 29 de março- Incêndio na fábrica da Petroflex, em Duque de Caxias, RJ. Apresentado por Lília Teles, direto do Globocop, interrompeu o episódio Toma que o filme é teu, que estreava a terceira temporada do programa Sai de Baixo.
  • 21 de abril- Morte do deputado Luís Eduardo Magalhães, filho do senador Antônio Carlos Magalhães. Plantão apresentado por Fátima Bernardes, do estúdio do Jornal Nacional, interrompendo o último bloco da novela Corpo Dourado.
  • 23 de junho- Morte do cantor Leandro, da dupla Leandro & Leonardo. Apresentado pelo repórter Sylvestre Serrano, ao vivo do hospital em que o cantor estava internado, interrompendo o Intercine.
  • 24 de agosto- O criminoso Francisco de Assis Pereira, conhecido como o “Maníaco do Parque”, é preso em São Paulo. Ele era acusado de estuprar e assassinar 9 mulheres. Os plantões interromperam a Sessão da Tarde, e foram apresentados por William Bonner.
  • Presidente dos EUA, Bill Clinton, dá entrevista coletiva se defendendo da acusação de assédio sexual contra a estagiária Monica Lewinsky.
  • Conflitos atingem Belfast, na Irlanda do Norte.
  • 16 de dezembro- Sequestro de Wellington Camargo, irmão dos cantores Zezé di Camargo e Luciano, em Goiânia(Go). Plantão apresentado por Lilian Wite Fibe, do estúdio do Jornal da Globo, durante o intervalo da novela Torre de Babel.

 1999

  • 14 de Janeiro- A Bovespa aciona o circuit breaker, após a bolsa cair 10%. Plantão exibido por volta de 12h00, antes dos Jornais Locais, e apresentado pela repórter Rosana Jatobá, direto da Bolsa de Valores de São Paulo. Outro plantão foi exibido por volta das 17h45, interrompendo a novelinha Malhação, indicando o fechamento da Bolsa, que foi de queda de 9,45%. Apresentado por Willian Bonner, do estúdio do Jornal Nacional.
  • 15 de Janeiro- O Presidente Fernando Henrique Cardoso anuncia a desvalorização do real. Plantão exibido por volta das 14h30 e durou cerca de três horas, interrompendo o Vale a Pena Ver de Novo, que exibia a novela Quatro por Quatro, cancelando o resto do capítulo e a Sessão da Tarde. Apresentado por Alexandre Garcia, direto de Brasília.
  • 29 de janeiro- Uma onda de boatos de que o presidente Fernando Henrique Cardoso iria promover um grande bloqueio nas finanças varre o país. O presidente dá uma entrevista coletiva nesse dia desmentindo os boatos de que haveria confisco. O plantão interrompeu o Vale a Pena Ver de Novo, que exibia a novela Quatro por Quatro, durou quase meia hora, e foi apresentado por William Bonner, do estúdio do Jornal Nacional.
  • 12 de fevereiro- Bill Clinton é absolvido no processo de impeachment sofrido após o escândalo com a ex-estagiária da Casa Branca Monica Lewinsky. Foram dois plantões exibidos, ambos apresentados por Fátima Bernardes, do estúdio do Jornal Nacional, interrompendo a Sessão da Tarde.
  • 11 de março- Um blecaute no Brasil atinge 70% do território do país e parte do Paraguai, o maior registrado no Brasil. A Globo deu a notícia num plantão especial do Jornal da Globo, que entrou no ar ás 22h35, interrompendo o Você Decide, e ficou no ar até ás 03h40 da madrugada. Apresentado por Lilian Wite Fibe. No dia seguinte, a Globo exibe dois capítulos seguidos da minissérie brasileira Chiquinha Gonzaga, que não foi ao ar no dia anterior devido à queda de energia elétrica.
  • 13 de março- Os sequestradores de Wellington Camargo enviam para a família um pedaço mutilado da orelha da vítima, decididos a apressar o pagamento do resgate, estipulado pelos bandidos em 2 milhões de dólares. Esse plantão interrompeu o Xuxa Park e foi apresentado por Carla Vilhena, do estúdio do Jornal Hoje. A apresentadora informava, nesse plantão, que a orelha mutilada havia sido deixada no estacionamento da TV Serra Dourada, emissora afiliada do SBT, em Goiânia(GO). No dia 19 de março, Zezé di Camargo & Luciano pagam o resgate.
  • 14 de março- Mãe do pagodeiro Salgadinho, vocalista do grupo de pagode Katinguelê, consegue escapar do cativeiro depois de ficar 5 dias em poder de sequestradores. Plantão narrado por Dirceu Rabelo, em off, com o logotipo do plantão na tela, interrompendo o Sai de Baixo.
  • 21 de março- Wellington Camargo é libertado depois de mais de três meses no cativeiro. Foram apresentados dois plantões, ambos por um repórter da TV Anhanguera, afiliada da Rede Globo, em Goiânia(GO). O primeiro entrou no ar ás 09h00 da manhã e o segundo foi exibido ás 12h00.
  • 7 de maio – Desabamento do teto de uma loja do Supermercado Pão de Açúcar no bairro de Itaim Bibi, em São Paulo. Plantão narrado por Sandra Annemberg, do estúdio do Jornal Hoje, com imagens ao vivo registradas pelo Globocop, interrompendo o Video Show.
  • 13 de maio- Um tornado atinge Oklahoma, nos Estados Unidos. O maior tornado já registrado em todo o mundo.
  • 18 de Maio- Morte do autor de novelas Dias Gomes em um acidente de automóvel. O plantão foi apresentado por Carlos Nascimento, da redação do Bom Dia São Paulo, ás 4h33min.
  • 22 de maio- O primeiro Plantão da Globo a dar uma notícia errada foi apresentado na manhã desse dia. A apresentadora Sandra Annemberg noticiou a morte do saltador João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, durante o último bloco do programa Os Trapalhões. Horas mais tarde, no Jornal Hoje, a jornalista pediu desculpas e esclareceu que o atleta ainda estava vivo, mas seu estado de saúde era grave. Ele só viria a falecer uma semana depois, no dia 29 de maio de 1999, vítima de cirrose e infecção generalizada.
  • 29 de maio- Morte do saltador João Carlos de Oliveira, o João do Pulo. Plantão apresentado por Sandra Annemberg, interrompendo o Vídeo Show.

 2000

Sequestro do ônibus 174.
Sequestro do ônibus 174.
  • 19 de janeiro- Acidente na BR-116, na entrada da cidade de Além Paraíba, divisa dos estados de MG e RJ, envolve três ônibus e um veículo Fiat. 33 pessoas morrem e 12 ficam feridas. O primeiro plantão interrompeu a série Teletubbies, no programa Angel Mix, e foi narrado por Carlos Nascimento, em off, com o logotipo do plantão na tela durante 40 segundos. O segundo plantão interrompeu a novelinha Flora Encantada, também no Angel Mix, e foi apresentado também por Carlos Nascimento, dessa vez direto da redação do Jornal Hoje.
  • 26 de maio- Celso Pitta, então prefeito de São Paulo, é afastado do cargo, acusado de corrupção. A notícia foi dada por Fabiana Scaranzi, do estúdio do SPTV, no plantão que interrompeu a reprise de Tropicaliente, no Vale a Pena Ver de Novo.
  • 10 de junho- Morte do ator e nadador Rômulo Arantes, vítima de um acidente de ultraleve, na cidade de Maripá de Minas. Esse plantão interrompeu o Xuxa Park, ás 10h30, e foi apresentado por Mariana Godoy, da redação do Jornal Hoje.
  • 12 de junho- Sequestro do ônibus 174 no Rio de Janeiro, marcado pela péssima atuação da polícia, que tentou imobilizar o sequestrador com um tiro mas acabou acertando a refém Geísa Firmo Gonçalves, que ainda levou dois tiros disparados pelo assaltante Sandro do Nascimento e morreu 2 horas depois no hospital. Os dois primeiros plantões entraram no ar nos intervalos da Sessão da Tarde, apresentados diretamente pelo repórter Ari Peixoto, ao vivo do local. Por volta das 17h25, um terceiro plantão interrompeu a última parte da Sessão da Tarde e mostrou imagens impressionantes do assaltante colocando a arma na boca de uma das reféns, além de noticiar a libertação de três delas. Ás 17h40, um novo plantão interrompeu o programa Malhação e mostrou o momento em que o bandido jogou uma das reféns no chão do ônibus e atirou na direção dela, simulando tê-la matado. Após a novela Esplendor, um novo plantão entrou no ar, apresentado por Fátima Bernardes, do estúdio do Jornal Nacional, que informou que uma das reféns e o bandido foram baleados. As imagens do momento dos tiros, porém, só foram divulgadas no Jornal Nacional. No fim do telejornal, o apresentador William Bonner confirmou as mortes de Sandro do Nascimento e da refém Geísa Firmo Gonçalves. Com receio de que o mesmo terminasse de forma violenta(o que realmente aconteceu), a Rede Globo resolveu não deixar a transmissão ininterrupta na TV aberta para evitar que o público fosse surpreendido por imagens chocantes. A decisão foi revista mais tarde pelo então diretor da Central Globo de Jornalismo, Evandro Carlos de Andrade. Ele determinou, pouco tempo depois do episódio, que transmissões de fatos que causassem grande expectativa deveriam ser mantidas no ar sem interrupções e que caberia ás famílias em casa tomar medidas de cautela. Decidir pelo público os limites do acesso á informação – conforme declarou na época – seria uma forma de censura.
  • 30 de junho- Prisão do ex-senador Luiz Estevão. Apresentado por Carlos Nascimento, entrou no ar interrompendo o Vídeo Show.
  • 25 de julho- Queda de um avião em Paris, na França, mata 113 pessoas. Os plantões foram apresentados por Carlos Nascimento, interrompendo o Video Show.
  • 28 de Julho- Acidente com dois trens da Linha A da CPTM na Estação Perus em São Paulo deixa 9 mortos, sendo 6 na hora e mais de 150 feridos. As primeiras informações foram dadas por Carlos Tramontina, do estúdio do Jornal da Globo, na chamada do telejornal exibida no intervalo do Globo Repórter, por volta das 22h10. Mais tarde, o plantão interrompeu o Programa do Jô e foi apresentado pela repórter Rosana Jatobá, que dava os primeiros números do acidente. Outro plantão interrompeu o Corujão, por volta das 03h00, tambám apresentado por Rosana Jatobá, que informou que haviam 14 mortos, segundo informação do Corpo de Bombeiros, mas se tratava de uma informação equivocada, sendo que aquela hora ainda não havia sido informada nenhuma contagem oficial, o que gerou uma discordância entre os números da Polícia Militar e dos bombeiros. Uma extensa cobertura foi feita no dia seguinte ao acidente pelos telejornais da Rede Globo, inclusive o SPTV teve uma edição extraordinária naquele sábado.
  • 14 de novembro- Siro Darlan, então juiz da Primeira Vara da Infância de Juventude do Rio de Janeiro, baixa uma liminar obrigando todos os atores menores de 18 anos da novela da Rede Globo, Laços de Família, a se afastarem das gravações. A alegação era de que os menores participavam de cenas impróprias para a idade de ambos. Plantão apresentado por William Bonner, do estúdio do Jornal Nacional, interrompendo a Sessão da Tarde.
  • 8 de dezembro- Prisão do juiz Nicolau dos Santos Neto. Os plantões interromperam o filme Jesus, no Cinema Especial, e foram apresentados pelo repórter César Tralli, direto da superintendência da Polícia Federal em São Paulo.
  • 30 de dezembro- Alambrado do estádio São Januário, no Rio de Janeiro, cai devido á superlotação de torcedores, durante a decisão da Copa João Havelange, entre Vasco x São Caetano. Mais de 160 pessoas ficam feridas, algumas gravemente. O jogo era transmitido ao vivo pela Rede Globo, com a narração de Galvão Bueno. A partida acabou sendo cancelada, mas o narrador permaneceu no ar em caráter urgente, passando as informações, até as 18h30. Plantões sobre o caso ainda foram ao ar nos intervalos das novelas O Cravo e a Rosa e Uga Uga, ambos apresentados por Alexandre Garcia, do estúdio do Jornal Nacional.

2001

Ataques de 11 de Setembro de 2001.

Ataques de 11 de Setembro de 2001.
  • 11 de Janeiro- Um incêndio destrói parte do estúdio do programa infantil Xuxa Park, que era gravado no Projac. O primeiro plantão interrompeu a novela Laços de Familia por volta das 21h15, e foi apresentado por Willian Bonner, do estúdio do Jornal Nacional. Outros plantões sobre o caso foram ao ar durante a noite e a madrugada daquela quarta-feira, apresentados por Ana Paula Padrão, do estúdio do Jornal da Globo.
  • 4 de fevereiro- Acidente aéreo vitima o cantor Herbert Vianna, do grupo Paralamas do Sucesso, e mata sua esposa. Apresentado por Pedro Bial, interrompeu o Megatom.
  • 18 de Fevereiro – Rebeliões nos principais complexos presidiários do Brasil. O primeiro plantão do dia foi ao ar por volta das 08h00, narrado por Dirceu Rabelo, com o logotipo do plantão na tela. O segundo plantão foi ao ar por volta das 12h00, com Ananda Apple, direto do Globocop, com imagens ao vivo do Carandiru, onde a situação era mais tensa, com cerca de 5000 refens. Por volta das 18h00, um novo plantão foi apresentado por Glória Maria, da redação do Fantástico, confirmando o fim da maioria das rebeliões. Esse plantão foi ao ar logo após os jogos dos campeonatos estaduais, antes do retorno do Domingão do Faustão.
  • 19 de Fevereiro – O então governador em exercício Geraldo Alckmin, que havia assumido o governo depois que Mário Covas foi internado, dá uma entrevista coletiva falando sobre as rebeliões do dia anterior. Plantão apresentado por Carlos Nascimento, do estúdio do Jornal Hoje, por volta das 9h40min, e durou mais de uma hora, cancelando parte do Bambuluá. Logo após o plantão, o SPTV teve uma edição extraordinária falando tudo sobre os motins do dia anterior.
  • 6 de Março – Morte de Mário Covas. Apresentado pela repórter Ananda Apple, foi ao ar as 5h30, interrompendo o Telecurso 2000. A cobertura completa foi ao ar no Bom Dia Brasil. Durante a manhã, foram apresentados outros plantões, por Carlos Nascimento, do estúdio do Jornal Hoje.
  • 23 de Março – Queda do teto de uma loja do Hipemercado Extra na cidade de São Caetano do Sul(SP), após uma forte chuva deixa 23 feridos. Plantão exibido por volta das 16h30, no intervalo da Sessão da Tarde, e apresentado diretamente pela repórter Poliana Abrita, que sobrevoava o local a bordo do Globocop.
  • 27 de Maio- O então senador José Roberto Arruda, do PSDB, um dos envolvidos no escândalo da violação do painel eletrônico do senado, renuncia ao mandato. Plantão apresentado por Carlos Nascimento, do estúdio do Jornal Hoje, por volta das 12h45, antes do Globo Esporte.
  • 30 de Maio- O ex-senador Antonio Carlos Magalhães, na época líder do PFL no senado e um dos envolvidos no escandalo da violação do painel eletrônico do Senado Federal, renuncia ao mandato. Plantão exibido logo após a reprise de Roque Santeiro, no Vale a Pena Ver de Novo, e apresentado por Willian Bonner, do estúdio do Jornal Nacional, e Alexandre Garcia, direto de Brasília, durando mais de duas horas, e mostrando ao vivo o discurso de renúncia do senador baiano, cancelando as exibições da Sessão da Tarde e da Escolinha do Professor Raimundo. Outro plantão, exibido antes da novela Estrela-Guia, por volta das 18h, informou que o senador havia deixado a capital federal e havia retornado para Salvador. Apresentado por Willian Bonner.
  • 8 de julho – Acidente de helicóptero resulta na morte do então presidente e fundador da TAM Rolim Amaro na fronteira do Brasil com o Paraguai, à 15 km de Assunção. O primeiro plantão interrompeu o programa Gente Inocente e foi apresentado por Dirceu Rabelo com o logotipo do plantão na tela. No decorrer da programação, outros plantões à respeito desta tragédia foram apresentados por Glória Maria.
  • 9 de julho – Libertado o juiz Nicolau dos Santos Neto, após uma liminar lhe conceder prisão domiciliar. O plantão interrompeu o filme Esqueceram de Mim, na Sessão da Tarde, e foi apresentado por Carlos Tramontina, do estúdio do SPTV. Foi o primeiro plantão com o logotipo da Globo criado em 2000.
  • 6 de agosto – Morte do escritor Jorge Amado em Salvador, na Bahia. Apresentado por Fátima Bernardes, interrompendo o último bloco da novela Um Anjo Caiu do Céu.
  • 28 de agosto – O plantão interrompeu o programa infantil Bambuluá e noticiou a libertação de Patrícia Abravanel, filha do empresário Sílvio Santos, dono do SBT. Ela tinha sido sequestrada havia uma semana. Apresentado por Carlos Nascimento, da redação do Jornal Hoje. Durante á tarde, outro plantão interrompeu a Sessão da Tarde, das 15h30 ás 16h20, para exibir a entrevista coletiva dada pela filha de Sílvio Santos. Apresentado por Fátima Bernardes, do estúdio do Jornal Nacional, com a participação do repórter César Tralli, que entrevistava Patrícia junto com os outros jornalistas. Por isso, excepcionalmente naquele dia, a Escolinha do Professor Raimundo não foi ao ar.
  • 30 de agosto- Depois de matar dois policiais e ferir um terceiro durante uma troca de tiros com a polícia dentro de um prédio em São Paulo, Fernando Dutra Pinto, o sequestrador de Patrícia Abravanel, invade a mansão de Sílvio Santos e faz o apresentador de refém por mais de sete horas. O plantão entrou no ar logo após o programa Mais Você, e a transmissão ao vivo do sequestro acabou se estendendo, derrubando a grade de programação da Globo, até que o sequestrador se entregasse à polícia, o que só aconteceu por volta das 14h55min. Narrado por Carlos Nascimento e Carla Vilhena, do estúdio do Jornal Hoje, esse plantão teve mais audiência do que o dos atentados ao World Trade Center: 23 pontos de média geral[carece de fontes].
  • 11 de setembro – Uma data histórica. Atentados nos Estados Unidos, em que dois aviões são lançados a um símbolo de Nova Iorque, o World Trade Center. 3145 pessoas morreram, nesta tragédia. Apresentado por Carlos Nascimento e Ana Paula Padrão. O primeiro plantão, interrompendo o desenho Dragon Ball, que era exibido no programa infantil Bambuluá, foi ao ar às 9h52 e informou apenas que se tratava de um avião que se chocara contra uma das torres. Depois de quatro minutos, o plantão saiu do ar e a programação normal da Globo voltou a ser apresentada, mas apenas durante 6 minutos. Por volta das 10h02, a vinheta do plantão entrou no ar novamente e Carlos Nascimento continuou a narração. O diretor da Central Globo de Jornalismo, Carlos Henrique Schroder teria se irritado, afinal não havia dado ordens para que o plantão saísse do ar, e telefonado para São Paulo ordenando que a equipe do Jornal Hoje retomasse a transmissão. Um minuto depois de o plantão ter voltado ao ar, outro avião se chocou contra a outra torre, surpreendendo toda a equipe. De início, Carlos Nascimento chegou a dizer no ar que poderia ser uma reprise da primeira batida, pois as imagens que estavam no ar eram da TV americana CNN. Para acabar com as dúvidas, a cena foi reprisada e ficou comprovado que era um outro avião batendo na torre que não estava pegando fogo. Carlos Nascimento então disse que o que estava acontecendo só poderia ser um atentado terrorista, conclusão á qual a equipe da Globo chegou antes mesmo da imprensa internacional. Em seguida, a emissora mostrou imagens ao vivo do Pentágono, em Washington, onde havia sido explodida uma bomba. Pouco depois uma das torres do World Trade Center começou a cair. E depois a outra torre desabou. Ás 11h30, a programação normal voltou ao ar, mas depois de 6 minutos foi interrompida novamente para novas informações sobre os atentados. A partir desse momento, a equipe de jornalismo da Globo ficou no ar direto, com imagens dramáticas do episódio e com entradas ao vivo dos correspondentes nos Estados Unidos. Carlos Nascimento passou a contar com o reforço da apresentadora Ana Paula Padrão, a partir das 13h15. A transmissão acabou apenas ás 14h00, e ao final da cobertura, que registrou média de 22 pontos, Carlos Nascimento e Ana Paula Padrão apareceram na bancada do Jornal Hoje e os créditos da emissora foram exibidos com a trilha sonora do telejornal. Durante á tarde e á noite, vários outros plantões foram exibidos (a partir das 15h, a emissora passou a usar, nos flashes, a vinheta especial Terror nos EUA). Um dos plantões interrompeu a novela Porto dos Milagres para exibir o pronunciamento do então presidente americano George W. Bush. Esse plantão foi narrado por Ana Paula Padrão, do estúdio do Jornal da Globo. Ainda foi exibido outro plantão naquela noite, interrompendo o Casseta e Planeta Urgente, mostrando ao vivo o pronunciamento do presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso a respeito dos atentados. A narração também foi de Ana Paula Padrão.
  • 14 de Setembro – Fernando Henrique Cardoso comunica oficialmente a morte de 6 brasileiros nos Atentados de 11 de Setembro. Plantão exibido logo após os telejornais locais e apresentado por Carlos Nascimento, dos estúdios do Jornal Hoje. Durou cerca de 10 minutos e foi exibido com a vinheta especial Terror nos EUA.
  • 22 de setembro – Presidente americano George W. Bush anuncia que mandará invadir o Afeganistão para capturar o terrorista Osama bin Laden, responsável pelos atentados nos EUA. Os plantões, exibidos com a vinheta especial Terror nos EUA, interromperam a novela Porto dos Milagres e foram apresentados diretamente pelo correspondente Luís Fernando Silva Pinto, direto de Washington.
  • 7 de outubro – Estados Unidos bombardeiam o Afeganistão. Também é criada uma vinheta especial, chamada Guerra contra o terror. As imagens ao vivo da guerra foram narradas pela apresentadora Ana Paula Araújo no primeiro plantão que foi ao ar ás 13h30, interrompendo o Gente Inocente. Ainda foi exibido nesse dia outro plantão, também interrompendo o Gente Inocente, que mostrava o presidente americano George W. Bush fazendo um discurso, traduzido por Luís Fernando Silva Pinto, direto de Washington. Outros plantões foram ao ar durante a programação, com apresentação de Renata Ceribelli, da redação do Fantástico.
  • 12 de novembro – Queda de um avião na praça central de Nova Iorque, nos EUA, deixa mais de 250 mortos. O plantão entrou no ar ás 12h00, após o Sítio do Picapau Amarelo, e durou cerca de uma hora, cancelando a exibição dos telejornais locais. Narrado por Carlos Nascimento.
  • 29 de dezembro – Morte da cantora brasileira Cássia Eller. Foram dois plantões exibidos nesse dia, o primeiro foi no intervalo da novela A Padroeira, por volta das 18h30, e o segundo foi exibido por volta das 19h25, no intervalo da novela As Filhas da Mãe. Ambos foram apresentados por Fátima Bernardes.

 2002

  • 20 de janeiro – Prefeito de Santo André, Celso Daniel, é encontrado morto com vários tiros disparados pelas costas, dois dias depois de ter sido sequestrado. Esse plantão interrompeu uma reportagem do Esporte Espetacular, e foi apresentado diretamente pela repórter Rosana Jatobá, que sobrevoava o local do crime a bordo do Globocop. Foi a única vez que a vinheta do plantão entrou no ar interrompendo um programa jornalístico exibido ao vivo.
  • 2 de fevereiro – Libertado o publicitário Washington Olivetto, sequestrado havia quatro meses. O plantão interrompeu o último bloco da novela O Clone e a notícia foi dada por Dirceu Rabelo, com o logotipo do plantão na tela.
  • 8 de fevereiro – Um carro-bomba teve seu detonador acionado em um estabelecimento na Barra Funda, em São Paulo, onde espalhou-se por lá de que seria um atentado. Esse plantão interrompeu a novela História de Amor, em cartaz no Vale a Pena Ver de Novo. Apresentado por Alexandre Garcia, em off, com o logotipo do plantão na tela.
  • 16 de fevereiro – Ex-senador Jáder Barbalho é preso por fraudes bancárias em Tocantins. Plantão exibido durante o último bloco da novela O Clone e apresentado diretamente pela repórter Délis Ortiz, direto de Brasília.
  • 13 de abril – Golpe de Estado contra o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que retoma o poder dois dias depois. Exibido no intervalo de Zorra Total, o plantão foi narrado por Dirceu Rabelo com o logotipo do plantão na tela. Durante a madrugada de domingo, outros plantões foram ao ar, com apresentação de Renata Ceribelli, da redação do Fantástico.
  • 15 de abril – Hugo Chávez retorna á presidência da Venezuela após dois dias afastado devido a um golpe de estado. Foram apresentados dois plantões, ambos interrompendo a Sessão da Tarde, com apresentação de Fátima Bernardes.
  • 26 de abril- Vazamento de gás em prédio de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Ninguém morreu. O plantão foi exibido no intervalo do Video Show. Apresentado por Carlos Nascimento.
  • 9 de junho- Confirmação da morte do jornalista Tim Lopes, da Rede Globo. Apresentado por Zeca Camargo, no intervalo do Planeta Xuxa.
  • 2 de julho- A Seleção Brasileira de Futebol, pentacampeã do mundo, chega ao Brasil, aterrisando em Brasília. Foi criada uma vinheta especial, que mostrava cinco estrelas sendo desenhadas em cima do símbolo da CBF. O plantão entrou no ar às 9h50, interrompendo a TV Globinho, tão logo o avião que trazia os jogadores aterrisou em Brasília, e ficou no ar até as 16h. Narrado por Cléber Machado, ao vivo de Brasília, e por Carlos Nascimento e Carla Vilhena, do estúdio do Jornal Hoje.
  • 13 de julho- Morte do cantor Cláudinho, da dupla musical Claudinho e Buchecha, em um acidente de automóvel ocorrido na noite anterior. A notícia foi divulgada às 6h, tão logo veio a confirmação. Narrado por Dirceu Rabelo.
  • 3 de agosto – Fechamento de acordo entre o FMI (Fundo Monetário Internacional) com o Brasil. Foram apresentados dois plantões, que interromperam a novela Coração de Estudante, apresentados por Fátima Bernardes.
  • 30 de agosto- Queda de um taxi-aéreo Brasília nas proximidades do aeroporto de Rio Branco (AC) o que acaba resultando em 23 vítimas fatais . Apresentado por Ana Paula Padrão, o plantão foi exibido no intervalo da novela Esperança.
  • 19 de setembro- O traficante Elias Pereira da Silva, o “Elias Maluco”, líder da quadrilha responsável pelo assassinato de Tim Lopes, é preso depois de uma operação policial na favela da Grota, no Rio de Janeiro. Foram apresentados dois plantões, que interromperam a TV Globinho. O primeiro foi apresentado por Márcio Gomes, da redação do RJTV. O segundo foi apresentado por Carlos Nascimento, da redação do Jornal Hoje, e com a participação ao vivo da repórter Ana Luiza Guimarães, direto da superintendência da Polícia Civil, no Rio de Janeiro.
  • 6 de dezembro – José Dirceu é nomeado ministro-chefe da Casa Civil pelo presidente Lula, que estava em seu primeiro mandato de governo. O plantão interrompeu o desenho Anastasia, na Sessão da Tarde, e foi apresentado por William Bonner, do estúdio do Jornal Nacional.

 2003

Soldado patrulhando a cidade Asragiyah, no Iraque.
Soldado patrulhando a cidade Asragiyah, no Iraque.
  • 1 de janeiro- O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva toma posse do governo em Brasília. Plantões foram ao ar, com a vinheta Posse do Novo Presidente, a partir das 6h00 da manhã, com detalhes da cerimônia. A partir das 10h, Sandra Annenberg, direto do estúdio do Jornal Hoje, e Carlos Nascimento, direto da capital do Brasil, entraram no ar, interrompendo o Xuxa No Mundo da Imaginação, e permaneceram até as 13h45. A partir desse horário, a narração ficou a cargo de Alexandre Garcia e Franklin Martins, direto de Brasília. A Rede Globo permaneceu no ar, mostrando imagens ao vivo da posse de Lula e sua equipe, até as 18h, derrubando boa parte da grade de programação da Globo.
  • 1 de Fevereiro- O Ônibus Espacial Columbia se desintegra sobre o estado do Texas (EUA), no retorno à Terra, matando todos os sete astronautas. Plantão exibido por volta das 16h45 e apresentado por Alexandre Garcia, do estúdio do Jornal Nacional, interrompendo a Sessão de Sábado por cerca de 15 minutos.
  • 19 e 20 de março- Começa a Guerra no Iraque. Uma nova vinheta especial é criada pela emissora, com o título “Guerra do Iraque”. Logo após a transmissão do futebol, por volta das 23h45, tão logo foi confirmado o início da guerra, o plantão especial do Jornal da Globo entrou no ar, apresentado por Ana Paula Padrão, e permaneceu no ar até ás 04h da madrugada. A minissérie A Casa das Sete Mulheres, o Programa do Jô e o Intercine não foram ao ar excepcionalmente.
  • 21 de março- Violento bombardeio em Bagdá, capital do Iraque. Plantão narrado por Fátima Bernardes, do estúdio do Jornal Nacional, com imagens ao vivo da capital iraqueana, interrompendo a Sessão da Tarde por 10 minutos. Foi exibido com a vinheta especial “Guerra no Iraque”.
  • 9 de abril- As tropas americanas invadem Bagdá, capital do Iraque, e a estátua de Saddam Hussein é derrubada no chão pelo povo. O plantão interrompeu o Sítio do Picapau Amarelo, por volta das 10h30, e foi apresentado por Carlos Nascimento. Exibido com a vinheta “Guerra no Iraque”.
  • 6 de agosto- Morre Roberto Marinho, fundador das Organizações Globo. Apresentado por Ana Paula Padrão, o plantão interrompeu a transmissão dos jogos entre Cruzeiro x São Paulo e entre Goiás x Vasco da Gama, pelo Campeonato Brasileiro de Futebol.
  • 7 de agosto- Velório e enterro de Roberto Marinho. Uma vinheta especial, com imagens do jornalista trabalhando, foi criada pela emissora. Os plantões que mostravam a última despedida de amigos e familiares de Roberto Marinho, foram ao ar no intervalos comerciais da Rede Globo durante todo o dia, com narração do jornalista Fabbio Perez.
  • 19 de agosto- Atentado terrorista na sede da ONU em Bagdá, capital do Iraque, deixa 21 mortos e dezenas de feridos. Um dos mortos era o diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello. O primeiro plantão interrompeu o Sítio do Picapau Amarelo, por volta das 10h20. Apresentado por Carlos Nascimento. Durante a manhã, mais dois plantões interromperam a TV Globinho, com novas informações a respeito do atentado, também com apresentação de Carlos Nascimento. A cobertura completa foi ao ar no Jornal Hoje. Durante á tarde, outro plantão interrompeu a reprise de Anjo Mau, no Vale a Pena Ver de Novo, e confirmou a morte do diplomata Sérgio Vieira de Melo. Apresentado por Fátima Bernardes, do estúdio do Jornal Nacional.
  • 14 de dezembro- O ex-ditador iraqueano Saddam Hussein é capturado pelas tropas americanas no Iraque. A notícia foi dada no plantão que entrou no ar às 9h, tão logo veio a confirmação da prisão do ex-ditador por parte do presidente dos Estados Unidos George W. Bush. Apresentado pela correpondente Cristina Serra, do escritório da Globo em Nova Iorque(EUA). Os demais plantões, durante a programação, foram apresentados por Pedro Bial, da redação do Fantástico, e com a participação de Cristina Serra. Nesses plantões, a tradicional vinheta foi trocada por outra, criada ás pressas pela Globo, com o título de Saddam Hussein Preso.

2004

Leonel Brizola.

Leonel Brizola.
  • 11 de março- Atentados a bomba em Madri, capital da Espanha, deixa 190 mortos e 1700 feridos, numa estação de trem. Esse plantão foi apresentado por Renato Machado, do estúdio do Bom Dia Brasil, ás 5h30 da manhã. Durante a tarde ouve outro plantão que interrompeu o Vale a Pena Ver de Novo, que exibia a novela Corpo Dourado. Esse foi apresentado por William Bonner, em off, com a logomarca do plantão na tela, e confirmou a notícia que um brasileiro estava entre os 190 mortos.
  • 30 de abril- Aumento do salário mínimo para R$ 260,00. Apresentado por Sandra Annemberg, o plantão interrompeu o Video Show.
  • 21 de junho- Morte do ex-senador e ex-governador Leonel Brizola, presidente do PDT. Apresentado por Ana Paula Padrão, o plantão foi ao ar no primeiro intervalo da novela Celebridade.
  • 23 de setembro- Violenta rebelião no complexo presidiário de Presidente Prudente(SP). Esse plantão interrompeu o Vídeo Show.
  • 11 de outubro- Morte do escritor brasileiro Fernando Sabino. Plantão apresentado por Sandra Annemberg entre o fim do Vídeo Show e o início da reprise da novela Terra Nostra, no Vale a Pena Ver de Novo.
  • 3 de novembro- Resultado final das eleições presidenciais nos EUA. O candidato John Kerry, que disputava o segundo turno com George W. Bush, reconhece a derrota. Com isso, o presidente americano é reeleito para mais 4 anos de mandato. O plantão interrompeu o último bloco do Vídeo Show e foi apresentado por William Waack, do escritório da Globo em Nova Iorque(EUA). Foi exibido com a vinheta especial “Eleições Americanas 2004”.
  • 11 de Novembro- Morte do líder palestino Yasser Arafat, em Paris . O plantão foi ao ar no último intervalo comercial do Programa do Jô e foi apresentado do estúdio da Globo News, pela jornalista Ana Paula Campos.
  • 26 de dezembro- Terremoto do Índico de 2004 é como ficou conhecida a tsunami que atingiu a África oriental(incluíndo o leste da África do Sul, a ilha de Madagascar, e os país de Tanzânia, Somália e Quênia), e causou destruição nas Ilhas Maldivas e nos países de Bangladesh, Malásia, Índia, Sri Lanka, Tailândia e Indonésia, no sul da Ásia. Seu epicentro foi no oceano Índico, no oeste da ilha de Sumatra. 174.152 pessoas morreram e 125 ficaram feridas(números no total). Dois dos mortos eram a filha e o neto da atriz Tereza Amayo, que moravam na Indonésia. O primeiro plantão foi ao ar ás 07h30 da manhã, apresentado por André Trigueiro, do estúdio da Globo News, já com imagens da tragédia. Outros plantões, durante a programação da Rede Globo, foram ao ar, apresentados por Glória Maria. Um deles interrompeu o Estação Globo.
Papa João Paulo II.

Papa João Paulo II.

2005

  • 10 de fevereiro- Papa João Paulo II deixa o hospital Genere, em Roma, após ficar mais de uma semana internado por conta de uma forte pneumonia. Apresentado por William Bonner, o plantão foi ao ar no intervalo da Sessão da Tarde. Foi o primeiro com a nova vinheta do plantão, criada com o novo logotipo da Globo, que havia estreado no início de 2005.
  • 15 de fevereiro- Eleição do deputado federal Severino Cavalcante para presidente da Câmara dos Deputados, em Brasília. Foram apresentados dois plantões, ambos nos intervalos do Intercine Brasil, apresentados diretamente pelo repórter Carlos de Lannoy. Por volta das 6h45, Renato Machado, do estúdio do Bom Dia Brasil, entrou no ar durante os telejornais locais e confirmou a vitória de Severino Cavalcante.
  • 23 de fevereiro- De volta ao hospital Genere, em Roma, o Papa João Paulo II se submete a uma traqueostomia para ajudá-lo a respirar melhor, e a mãe do jogador Grafite, do São Paulo, sequestrada no dia anterior, é libertada. Esse plantão foi ao ar no intervalo da Sessão da Tarde. Apresentado por William Bonner, numa das raras vezes em que um mesmo plantão deu duas notícias diferentes.
  • 1º de abril- Missa de extrema unção do Papa João Paulo II. Esse plantão interrompeu o Video Show e foi apresentado por Sandra Annemberg.
  • 2 de abril- Morte do Papa João Paulo II. Apresentado por Fátima Bernardes, interrompeu o filme Os Aventureiros do Bairro Proibido, na Sessão de Sábado, por volta das 16h40. Nos demais plantões, exibidos nos intervalos comerciais do filme e das novelas Como Uma Onda , Começar de Novo, e América, a Globo passou a usar a vinheta especial O adeus a João Paulo II.
  • 8 de abril- O Papa João Paulo II é enterrado no Vaticano. A Rede Globo transmitiu ao vivo toda a cerimônia, num plantão especial que entrou no ar ás 5h00 da manhã, com narração de Fabbio Perez, direto do Vaticano, cancelando o Globo Rural, os telejornais locais e o Bom Dia Brasil. Num estúdio especial montado pela Globo no Rio de Janeiro, Márcio Gomes e William Waack ancoravam a transmissão. Foi ao ar com a vinheta especial O adeus a João Paulo II.
  • 18 e 19 de abril- No dia 18, começa no Vaticano a reunião que decidiria quem seria o novo Papa. Uma fumaça estava prevista para sair pela chaminé do prédio onde a reunião estava sendo feita ás 15h: se fosse branca significaria que o novo papa estava eleito, se fosse cinza significaria que a reunião ainda não havia terminado. Por volta das 15h, o plantão, com Fátima Bernardes, interrompeu a reprise da novela Laços de Família, no Vale a Pena Ver de Novo, e mostrou a fumaça, que era cinza, portanto o novo papa ainda não estava eleito. Ás 7h00 do dia 19 estava prevista a saída de outra fumaça. Nesse horário, a apresentadora Renata Vasconcellos, do estúdio do Bom Dia Brasil, entrou no ar durante dos telejornais locais, só que mais uma vez a fumaça era cinza. Até que por volta das 12h58, uma fumaça branca sai pela chaminé. A apresentadora Sandra Annemberg, do estúdio do Jornal Hoje, entra no ar durante o Globo Esporte e informa que novo papa está eleito: o alemão Joseph Ratzinger, que recebe o nome de Bento XVI. O telejornal teve uma edição especial nesse dia, com uma hora de duração(das 13h15 ás 14h15) e dedicado exclusivamente ao fato. Por isso, o Vídeo Show, excepcionalmente nesse dia, exibiu apenas o quadro Vídeo Game. Durante á tarde, vários plantões entraram no ar, durante a programação da Rede Globo, com uma vinheta especial que mostrava fotos do novo papa. Um deles interrompeu o primeiro bloco da reprise de Laços de Família, no Vale a Pena Ver de Novo, para mostrar as primeiras palavras de Joseph Ratzinger como pontífice. Com apresentação de Fátima Bernardes.
  • 27 de maio- O cantor Michael Jackson é absolvido da acusação de pedofilia, depois de 5 meses de julgamento, em Los Angeles, na Califórnia(EUA). O plantão interrompeu a novelinha Malhação e foi apresentado por Fátima Bernardes, do estúdio do Globo Notícia, com a participação ao vivo da correspondente Heloísa Vilela, direto do escritório da Globo em Nova Iorque(EUA).
  • 16 de Junho – O ministro José Dirceu pede demissão do cargo de ministro chefe da Casa Civil e volta com seu cargo de deputado federal por São Paulo. Os dois plantões interromperam o penúltimo capítulo da novela Como Uma Onda. Apresentados por Fátima Bernardes.
  • 7 de julho- Atentados em linhas de ônibus na cidade de Londres, na Inglaterra, deixou 54 mortes e 700 feridos. Foi ao ar ás 6h05, apresentado por Renata Vasconcellos do estúdio do Bom Dia Brasil.
  • 26 de julho- Rebelião em uma unidade da Febem, em São Paulo. Plantão apresentado diretamente pela repórter Ana Brito, a bordo do Globocop, durante o intervalo do Mais Você.
  • 2 de agosto- Acareação entre os deputados Roberto Jefferson e José Dirceu, envolvidos no Escândalo do Mensalão, em Brasília. Os plantões foram apresentados nos intervalos das novelas Malhação, Alma Gêmea, A Lua Me Disse e América.
  • 14 de setembro – Cassação do mandato do deputado Roberto Jefferson , envolvido no Escândalo do Mensalão. Apresentado por Christiane Pelajo, no último intervalo da novela América.
  • 2 de Outubro – O STJD resolve anular os 11 jogos apitados por Edilson Pereira de Carvalho, pivô da Máfia do Apito. Plantão exibido por volta das 12h40, interrompendo a Turma do Didi, e apresentado por Luís Ernesto Lacombe, do estúdio do Esporte Espetacular.
  • 1º de dezembro – Cassação do mandato de José Dirceu, envolvido no Escândalo do Mensalão. Plantão exibido por volta de 00h05, interrompendo a última parte do filme Atração Fatal, no Cinema Especial. Apresentado por William Waack.
Bussunda.

Bussunda

2006

  • 4 de Janeiro- O Primeiro-Ministro israelense Ariel Sharon sofre um AVC(Acidente Vascular Cerebral) e é internado em Jerusalém, capital de Israel. Foram dois plantões, um por volta das 14h50, interrompendo a reprise de Força de Um Desejo, no Vale a Pena Ver de Novo, e o segundo apresentado por volta das 17h45, interrompendo a novelinha Malhação. Os dois plantões foram apresentados por Fátima Bernardes, do estúdio do Globo Notícia.
  • 6 de janeiro- Boletim médico constatou o estado vegetativo de Ariel Sharon. Foram apresentados dois plantões, o primeiro divulgou imagens do hospital onde o Ministro estava internado, quandos os médicos leram o boletim médico para a imprensa. O segundo teve a participação ao vivo do correspondente Marcos Losekann, direto de Israel. Apresentados por William Bonner, os dois plantões interromperam o desenho Mulan, na Sessão da Tarde.
  • 2 de fevereiro- Naufrágio de um navio no Egito que transportava 1310 pessoas. Centenas delas morreram. O plantão interrompeu a reprise da novela Força de um Desejo, no Vale a Pena Ver de Novo, e foi apresentado por Sandra Annemberg, do estúdio do Jornal Nacional.
  • 27 de março- Antônio Palocci, então ministro da Fazenda do Governo Lula, pede demissão do cargo e é substituído por Guido Mantega. Plantão apresentado por Fátima Bernardes, do estúdio do Globo Notícia, interrompendo a última parte do filme Menino Maluquinho-O Filme, na Sessão da Tarde.
  • 4 de maio- Vários torcedores do Corinthians quebram o alambrado do estádio do Pacaembu, em São Paulo, onde se realizava a partida entre Corinthians x River Plate, pelas oitavas-de-final da Taça Libertadores da América, e invadem o gramado para agredir jogadores e arbitragem. Uma verdadeira batalha campal é travada entre corinthianos, revoltados com a eliminação do time(que perdia por 3 a 1), e a polícia, provocando o cancelamento do jogo aos 40 minutos do segundo tempo. Vários torcedores ficaram feridos e alguns foram presos. Foram apresentados dois plantões, que interromperam o Linha Direta, apresentados por William Waack e pelo narrador Cléber Machado, do estúdio do Jornal da Globo, e com imagens ao vivo do Pacaembu, onde estava o repórter Abel Neto.
  • 13 de maio- PCC, facção criminosa que age nos presídios paulistas, promovem ataques a postos da Polícia Militar e á delegacias da Polícia Civil no interior de SP. Plantão apresentado diretamente pelo repórter César Galvão, ao vivo da superintendência da Polícia Civil, em São Paulo, entre o final da novela Belíssima e o início do Zorra Total.
  • 17 de junho- Morte do humorista Bussunda, do Casseta e Planeta, durante cobertura da Copa do Mundo da Alemanha. Foram apresentados dois plantões, ambos apresentados pelo repórter Marcos Uchôa, ao vivo de Munique, na Alemanha. O primeiro interrompeu a última parte do filme American Pie, no Intercine, por volta das 3h45 da madrugada, e o segundo foi ao ar antes da sessão Corujão. Por volta das 08h00 da manhã, antes da TV Globinho, o apresentador Evaristo Costa, da redação do Jornal Hoje, entrou no ar para anunciar a morte de Bussunda para quem ainda não soubesse. Uma extensiva cobertura foi feita nos telejornais da emissora.
  • 22 de julho – Suzanne Von Richtoffen e Irmãos Cravinhos são condenados a 39 anos de prisão, pelo crime do casal Richtoffen, em 2002, no caso que chocou o país. Esse plantão interrompeu o Programa do Jô e foi apresentado diretamente por uma repórter, sem nenhum apresentador.
  • 12 de agosto- Sequestro do repórter Guilherme Portanova, da TV Globo São Paulo, e do auxiliar técnico Alexandre Calado. Durante a manhã foram apresentados dois plantões, nos intervalos da TV Globinho, ambos apresentados por Carla Vilhena, da redação do SPTV. Mais tarde, á 0h25, um plantão entrou no ar, interrompendo o filme Será que Ele É?, no Supercine, e noticiou a libertação de Alexandre Calado. Em seguida, exibiu um vídeo feito pelo PCC como condição para que os sequestradores libertassem com vida o repórter. Apresentado por César Tralli, da redação da Globo em São Paulo.
  • 14 de agosto – O repórter da Rede Globo, Guilherme Portanova, é libertado após dois dias de sequestro, planejado por uma facção criminosa. A Rede Globo teve de exibir um vídeo da facção em troca da liberdade do repórter. Foram dois plantões. O primeiro interrompeu a última parte do filme Impacto, no Domingo Maior, por volta da 1h00 da manhã, e foi narrado por César Tralli, com o logotipo do plantão na tela. Minutos depois, um outro plantão foi exibido, e mostrava o repórter Guilherme Portanova dando uma entrevista. Esse plantão, César Tralli apresentou da redação da Globo em São Paulo.
  • 29 de Setembro O Boeing 737-800 que fazia o Vôo Gol 1907 e tinha 154 passageiros desapareceu do radar. O Plantão foi exibido por volta das 21h10, com apresentação de William Waack, do estúdio do Jornal da Globo, no primeiro intervalo da novela Páginas da Vida.
  • 30 de setembro- O primeiro plantão daquele dia foi exibido por volta das 01h15 da manhã, interrompendo o Programa do Jô, e mostrando a aflição de famílas de vários passageiros no Aeroporto de Brasília por falta de informações sobre o sumiço do Boeing 737-800 que fazia o Vôo Gol 1907. Apresentado por William Waack. Durante a madrugada outros plantões foram exibidos direto do aeroporto, com apresentação da repórter Ana Brito. Por volta das 10h00 da manhã, o plantão que noticiou que foram encontrados os destroços do Vôo Gol 1907, no estado do Mato Grosso, interrompeu a TV Globinho e foi ancorado por Evaristo Costa, do estúdios do Jornal Hoje. Seis minutos depois, outro plantão foi apresentado também por Evaristo Costa, que entrevistava o Major Adolfo Aleixo da FAB. Esse acidente deixou 154 mortos.
  • 2 de outubro- Confirmação do segundo turno de eleição para presidente do Brasil entre Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin. O plantão foi exibido por volta da meia noite, durante o último intervalo do programa Sob Nova Direção, e foi apresentado por Márcio Gomes e Alexandre Garcia nos estúdios da Rede Globo nas Eleições 2006.
  • 5 de novembro – Ex-ditador iraqueano Saddam Hussein é condenado á morte. O plantão foi ao ar ás 13h, antes do filme George-O Rei da Floresta II, na Temperatura Máxima. Apresentado por Zeca Camargo, do estúdio do Globo Notícia.
  • 10 de novembro – Sequestro de um ônibus em Nova Iguaçu (RJ) (ônibus 499). O primeiro plantão foi exibido durante o intervalo da reprise de Chocolate com Pimenta, quando passageiros libertados saíram pela janela do veículo. Apresentado pela repórter Mônica Sanches, ao vivo do local. Mais tarde, durante o intervalo do filme Um Verão Diferente, na Sessão da Tarde, houve a rendição do sequestrador e a principal refém foi libertada. Plantão narrado por Fátima Bernardes, do estúdio do Jornal Nacional. Um detalhe é que, nesse flash, a vinheta do plantão só foi exibida no final.
  • 30 de dezembro- Ex-ditador iraquiano Saddam Hussein é executado por enforcamento em Bagdá, no Iraque. Os dois plantões interromperam o Programa do Jô e foram ancorados por William Waack.

2007

Voo TAM 3054.

Voo TAM 3054.
  • 12 de janeiro- Enorme cratera se abre nas obras da linha 4 do Metrô de São Paulo. Em uma das dois plantões, foi exibida a vinheta do SPTV (não se sabe se foi erro ou de propósito a troca da vinheta) para todo o Brasil. Para o Estado de São Paulo, nas duas vezes, foi ultilizada a vinheta do SPTV. Apresentado por Carlos Tramontina, o primeiro plantão interrompeu a reprise de Chocolate com Pimenta, no Vale a Pena Ver de Novo. O segundo foi ao ar no intervalo da novela.
  • 8 de março- Presidente dos EUA, George W. Bush, chega ao Brasil para uma reunião com o presidente Lula, em São Paulo. O plantão que mostrou ao vivo a chegada do presidente americano no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos(SP), interrompeu a novela Pé na Jaca por volta das 19h30, ficando 15 minutos no ar. Apresentado por Fátima Bernardes.
  • 6 de maio- Morte do deputado federal Enéas Carneiro, presidente do PRONA. Plantão apresentado por Zeca Camargo, durante o último intervalo do Domingão do Faustão.
  • 9 de maio- O Papa Bento XVI chega ao Brasil para realizar uma missa em Aparecida do Norte, interior de SP. Foi criada uma vinheta especial, intitulada de “O Papa no Brasil”. O primeiro plantão interrompeu o terceiro capítulo da reprise de Da Cor do Pecado, no Vale a Pena Ver de Novo, por volta das 16h10 ás 16h15. Depois da novela, um novo plantão entrou no ar, por volta das 16h20, e a transmissão ao vivo da chegada do pontífice se estendeu até as 17h35, cancelando a Sessão da Tarde. Os dois plantões foram apresentados por William Waack, de um estúdio especial montado pela Globo em São Paulo.
  • 17 de julho- Voo TAM 3054 cai sobre um depósito em Congonhas, São Paulo. 199 pessoas morreram no pior desastre aéreo brasileiro. Este pode ter sido um dos plantões mais dramáticos já feitos pela emissora. Foram apresentados três nesse dia. Os três foram ancorados pelo jornalista William Bonner, do estúdio do Jornal Nacional. No primeiro plantão, que interrompeu a novela Eterna Magia faltando 3 minutos para o início do Jornais Locais, nota-se que ele aparenta estar confuso e desacreditado com o que havia acabado de acontecer. Antes de anunciar a tragédia, informou a hora de Brasília (19h07min), algo incomum em noticiário urgente. O primeiro plantão que durou cerca de 11 minutos apenas informava que houve um incêndio no hangar da TAM. O plantão marcou 34 pontos de média, segundo o Ibope, e foi a quarta “atração” mais vista na Globo na semana em que ocorreu o acidente. O repórter Fernando Rocha teve grande participação direto do Globocop. O segundo plantão interrompeu a novela Sete Pecados, por volta das 19h35 e durou cerca de 5 minutos. O terceiro plantão entrou no ar ás 19h45, durando 3 minutos.
  • 20 de julho- Morte do ex-senador Antônio Carlos Magalhães, no Instituto do Coração de São Paulo. A notícia foi dada durante a transmissão da prova de natação dos Jogos Pan Americanos, por Evaristo Costa, da redação do Jornal Hoje, e com a participação ao vivo do repórter José Roberto Burnier, direto do hospital. Por volta das 12h00, antes dos telejornais locais, a vinheta do plantão entrou no ar e Evaristo Costa deu novas informações sobre a morte do ex-senador. Mas uma vez, José Roberto Burnier entrou ao vivo do hospital, informando em primeira mão os locais do velório e do enterro.
  • 12 de setembro- Noticiou a absolvição do presidente do senado Renan Calheiros, que um mês depois pediria licença do cargo por 45 dias. A atração interrompida foi a Sessão da Tarde. Foi apresentado por Fátima Bernardes no estúdio do Globo Notícia.

2008

Prédio de onde foi jogada a menina Isabella Nardoni.

Prédio de onde foi jogada a menina Isabella Nardoni.
  • 11 de abril – Liberados Alexandre Nardonni e Ana Carolina Jatobá, pai e madrasta de Isabella Nardoni respectivamente, após desembargador conceder habeas-corpus ao casal que estava preso temporariamente. Foram apresentados dois plantões, o primeiro interrompeu o último bloco do Vídeo Show e o segundo interrompeu o primeiro bloco da novela Cabocla no Vale a Pena Ver de Novo. O primeiro foi narrado por Sandra Annemberg, do estúdio do Jornal Hoje, com imagens ao vivo feitas pelo Globocop. O segundo foi apresentado diretamente pela repórter Ana Brito, direto da delegacia. Esse dois plantões eram os primeiros com novo logotipo da Rede Globo e os primeiros do ano de 2008.
  • 18 de abril- Alexandre Nardonni e Ana Carolina Jatobá são submetidos a acareação e terminam o dia indiciados pelo assassinato de Isabella. No primeiro boletim divulgado às 10h26 da manhã, que noticiou o tumulto instalado em frente à mansão do casal, que os impossibilitava de sair para cumprir a intimação da Polícia, a Globo interrompeu o desenho Mickey & Donald, na TV Globinho, com a vinheta do Globo Notícia(o erro foi corrigido no final do boletim, 5 minutos depois, quando foi usada a vinheta do plantão), mas no segundo boletim informativo, que mostrou o casal saindo da mansão escoltado por reforço policial, às 10h58, a emissora usou a vinheta tradicional do plantão, interrompendo o desenho Três Espiãs Demais, também na TV Globinho. Os dois plantões foram narrados por Mariana Godoy, do estúdio do Bom Dia Brasil em São Paulo, e por César Tralli, do estúdio do SPTV. No plantão que interrompeu a última parte do filme Lancelot-O Primeiro Cavaleiro, na Sessão da Tarde, por volta das 17h05, a repórter Zelda Mello, ao vivo da delegacia, informou que o casal havia sido indiciado pela morte de Isabella Nardoni, ocorrida em 29 de março. Esse caso chocou o Brasil.
  • 22 de abril- Terremoto de 5.2 graus na escala Richter atinge os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. O epicentro ocorreu no oceano Atlântico, a 270 km do litoral de São Paulo. O plantão interrompeu a novela Duas Caras e foi narrado por William Waack, em off, com o logotipo do plantão na tela, durante 55 minutos.
  • 7 de maio – Decretada prisão preventiva do casal Alexandre Nardonni e Ana Carolina Jatobá. O plantão que informou a decisão judicial entrou no ar por volta das 18h20, interrompendo o segundo bloco do terceiro capítulo da novela Ciranda de Pedra. Apresentado por Carlos Tramontina, do estúdio do SPTV, com a participação ao vivo da repórter Daiana Gabin, direto do Fórum. A prisão do casal só aconteceu perto das 22h30 e a equipe de jornalismo da Rede Globo entrou no ar, interrompendo as transmissões dos jogos entre São Paulo x Nacional do Uruguai e entre Flamengo x América do México, pela Taça Libertadores da América. Foi apresentado por William Waack. Houve um fato curioso durante sua exibição. O narrador da partida do São Paulo, Cléber Machado, se ausentou da transmissão para que William desse a notícia e o locutor da partida do Flamengo, Luis Roberto, ficou no ar transmitindo o jogo e contando detalhes do fato da prisão. Por este motivo, Cléber não narrou o primeiro gol da equipe são-paulina e nem Luís narrou o primeiro gol do América do México. Em SP, a prisão do casal ocupou toda a tela, enquanto no resto do Brasil, a tela ficou dividida entre o jogo no Maracanã e a ação policial.
  • 14 de Maio – Oficializada a escolha de Carlos Minc para Ministro do Meio Ambiente do Governo Lula, substituindo Marina Silva. O plantão interrompeu a novela Cabocla, no Vale a Pena Ver de Novo, e a noticia foi dada por William Bonner, do estúdio do Jornal Nacional.
  • 17 de maio – Morte da escritora Zélia Gattai, viúva de Jorge Amado, em Salvador (BA). Apresentado por Heraldo Pereira, do estúdio do Jornal Nacional, o plantão, exibido apenas no RJ e em alguns estados, interrompeu a Sessão de Sábado, por volta das 16h55.
  • 27 de maio – Reconstituição do assassinato de Isabella Nardoni. As primeiras informações foram dadas pela repórter Veruska Donato, direto de São Paulo, durante a transmissão do Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1. Por volta das 14h05, o filme Taxi, na Temperatura Máxima, foi interrompido pelo plantão que mostrou ao vivo a reconstituição do momento em que Isabella foi jogada do prédio feita pelos técnicos da polícia. Esse plantão, narrado por Patrícia Poeta, do estúdio do Globo Notícia, durou 7 minutos. Em SP, parte da programação da Globo foi substituída por uma edição especial do SPTV, com Carlos Tramontina e César Tralli, das 11h00 até as 15h00.
  • 2 de julho – Libertação de Ingrid Betancourt, sequestrada em 2002 pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, as Farc. Foram ao ar dois plantões. O primeiro foi exibido antes da novela Cabocla, no Vale a Pena Ver de Novo, apresentado por Fátima Bernardes, do estúdio do Globo Notícia. O segundo interrompeu a novelinha Malhação e também foi apresentado por Fátima Bernardes, dessa vez direto do estúdio do Jornal Nacional.
  • 10 de julho – O banqueiro Daniel Dantas é preso novamente horas depois de ter sido beneficiado por um habeas corpus. O plantão entrou no ar depois do Vale a Pena Ver de Novo e foi apresentado por William Bonner.
  • 19 de julho – Morre no Rio de Janeiro, aos 101 anos, a atriz e comediante Dercy Gonçalves. Plantão exibido apenas no RJ e em alguns estados. Apresentado por Renata Vasconcellos, do estúdio do Jornal Nacional, coma participação ao vivo da repórter Bete Luccese, direto do hospital, interrompendo a Sessão de Sábado. Para SP a Globo transmitia o jogo entre Corinthians x Bahia, pela Série B do Campeonato Brasileiro, com a narração de Cléber Machado. Foi o próprio narrador quem deu a notícia para os telespectadores paulistas.
  • 1 de agosto – Mulher de 29 anos é feita refém de um assaltante no litoral paulista, em Guarujá, por volta das 14h30. O plantão, que interrompeu Malhação, entrou no ar perto das 18h, informando que o sequestro chegou ao fim. A mulher havia sido libertada depois que o sequestrador se suicidou. Foi apresentado por Fátima Bernardes.
  • 16 de agosto – Morte do cantor e compositor Dorival Caymmi por insuficiência renal. O plantão entrou no ar ás 6h05 da manhã, interrompendo o Globo Educação. Narrado por Dirceu Rabelo, em off, com o logotipo do plantão na tela.
  • 1 de outubro – Senado dos EUA aprova pacote de 700 milhões de dólares para combater a crise econômica mundial. Plantão apresentado por William Waack, do estúdio do Jornal da Globo, e com a participação ao vivo do correspondente Luis Fernando Silva Pinto, direto de Washington(EUA), interrompendo a transmissão do segundo tempo do jogo entre Sport Áncash x Palmeiras, pela Copa Sul-Americana, com a narração de Cléber Machado. Na transmissão de América de Cali x Botafogo, também pela Copa Sul-Americana, não houve plantão: a notícia foi dada pelo próprio narrador da partida, Rogério Corrêa.
  • 17 de Outubro – Após quatro dias, chega ao fim de forma dramática, em Santo André, na Grande São Paulo, o sequestro feito pelo jovem Lindemberg Alves, 22 anos, sob sua ex-namorada, Eloá Pimentel, de 15 anos, depois de exatamente 100 horas, no mais longo cárcere privado na história do Brasil. No final, ela e sua amiga, Nayara, também de 15 anos, foram baleadas. Uma das coberturas mais dramáticas da história do Plantão, foi divergida em quatro transmissões. A primeira interrompeu a novela Negócio da China e foi narrada por Carlos Tramontina, direto do estúdio do SPTV, ficando no ar das 18h09 até ás 18h40. Por volta das 18h50, no intervalo da novela, foi transmitido um segundo plantão com o repórter César Galvão, com detalhes dados pela também repórter Karina Anchiega(por telefone) informando que Eloá e Nayara passariam por uma tumografia e que os policiais fizeram uma varredura no apartamento para ver como ficou depois dos cinco dias em elas estavam em cativeiro. Por volta das 19h30, logo após os jornais regionais, Fátima Bernardes “confirmou”, por meio da Assesoria de Imprensa do Palácio dos Bandeirantes Governo do Estado de São Paulo, a morte da ex-refem. Mas foi um alarme falso, o que acabou causando a transmissão de um outro plantão, por volta das 19h40, que corrigiu a errônea informação, vinda a partir da assessoria do hospital onde se encontrava ela e sua amiga. Fátima Bernardes entrou em outros detalhes sobre o caso, brevemente. Isso ocorreu durante o intervalo da novela Três Irmãs.
  • 18 de outubro- Novas informações sobre o estado de saúde de Eloá Pimentel e Nayara, vítimas do sequestro de Santo André, com fim ocorrido no dia anterior, após 100 horas de cárcere privado. O estado de saúde da ex-namorada de Lindemberg havia piorado, e faleceria na madrugada seguinte. Esse plantão interrompeu a TV Xuxa, por volta das 10h30. A vinheta, porém, não foi ao ar para todo o Brasil. Em São Paulo, por exemplo, foi colocada a vinheta do SPTV. O jornalístico teria uma edição especial para este estado, cancelando a exibição do programa Estrelas. Durante á tarde, outro plantão interrompeu a Sessão de Sábado, por volta das 17h00, informando que os médicos já trabalhavam com a possibilidade da morte cerebral da adolescente. Apresentado diretamente pela repórter Neide Duarte, direto do hospital em Santo André. No estado de São Paulo não foi utilizada a vinheta do plantão, pois a Rede Globo transmitia o jogo entre Bahia x Corinthians, válido pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Antes do início do segundo tempo, a emissora foi direto para as imagens do hospital, sem a vinheta, e Cléber Machado deu detalhes sobre o caso durante o jogo.
  • 19 de Outubro – Médicos confirmam a morte cerebral de Eloá. Esse plantão foi ao ar à meia-noite, quando ao mesmo tempo iniciava-se o horário de verão (01h00), interrompendo o Supercine, que exibia o filme Kill Bill 2. Um detalhe é que, quando deu meia-noite, a sessão já foi interrompida para anunciar a chegada do horário de verão, e, 34 segundos depois, entra o Plantão. Foi apresentado diretamente pelo repórter Jean Raupp, direto do hospital em Santo André.
  • 5 de Novembro – Resultado final das eleições presidenciais nos Estados Unidos confirmam vitória do democrata Barack Obama sobre o republicano John McCain, em uma data histórica para o eleitorado do país. Foram apresentados dois plantões, o primeiro interrompeu o Programa do Jô e o segundo interrompeu a primeira parte do Intercine. Apresentados por William Waack, direto de Washington, e Christiane Pelajo, do estúdio do Jornal da Globo.
  • 27 de novembro – Atentados na cidade de Mumbai, na Índia, deixam 135 mortos e 1500 feridos. O plantão interrompeu a última parte do filme Entrando Numa Fria, na Sessão da Tarde, e foi apresentado por Fátima Bernardes. Durou cerca de 5 minutos.
  • 11 de dezembro – Morte do ex-policial miltar Marcelo Silva, que havia sido casado com a atriz Suzana Vieira, por overdose de cocaína. O corpo foi encontrado dentro do carro do ex-PM, na garagem de seu flat, no Rio de Janeiro. Apresentado por Márcio Gomes, da redação do RJTV, o plantão interrompeu o desenho Bob Esponja, na TV Globinho, por volta das 10h02, e teve 1 minuto de duração. Esse plantão, porém, foi exibido com defasagem nos estados que não seguiam o horário de verão, e onde parte da programação matinal da Globo era transmitida com atraso.

2009

  • 15 de janeiro – Avião com 155 pessoas faz um pouso de emergência no Rio Hudson, em Nova Iorque (EUA). Ninguém morreu. Foram apresentados três plantões. O primeiro foi ao ar no intervalo da novela Negócio da China, por volta das 18h32, durando cerca de um minuto. O segundo foi exibido antes dos Jornais Locais e durou 7 minutos e o terceiro foi exibido no primeiro intervalo da novela Três Irmãs por volta das 19h40. Todos foram apresentados por Sandra Annemberg, do estúdio do Jornal Nacional, sendo o primeiro apenas com imagens ao vivo do local do pouso geradas pela CNN, ainda sem informações direto dos Estados Unidos. Os plantões seguintes tiveram a participação ao vivo do correspondente Rodrigo Alvarez, direto de Nova Iorque.
  • 18 de janeiro – O teto de um templo da Igreja Renascer em Cristo desabou no bairro do Cambuci, em São Paulo. Nove pessoas morreram. Apresentado por Zeca Camargo, da redação do Fantástico, e pela repórter Daiana Gabin, que sobrevovava o local do acidente a bordo do Globocop, o plantão interrompeu o Domingão do Faustão, que havia sido gravado previamente para ir ao ar naquele dia, visando as férias do apresentador Fausto Silva. Nesse domingo, a Globo ficou em primeiro lugar na audiência [1].
  • 20 de janeiro – O novo presidente dos EUA, Barack Obama, toma posse da Casa Branca, em Washington(EUA). Vários plantões foram apresentados, com a vinheta especial A Posse de Obama. Um deles interrompeu a reprise de Mulheres Apaixonadas, no Vale a Pena Ver de Novo, e mostrou ao vivo o discurso do novo presidente. A Globo ainda transmitiu ao vivo a cerimônia no horário da Sessão da Tarde, que foi exibida apenas em SP. Com apresentação de Fátima Bernardes.
  • 19 de março – O austríaco Josef Fritzl, conhecido como “o monstro de Amstetten”, acusado de ter mantido a própria filha em cárcere privado durante 24 anos, e de ter 7 filhos com ela, é condenado a prisão perpétua e tratamento psiquiátrico, depois de 4 dias de julgamento na cidade de Sankt Pölten, na Áustria. O plantão interrompeu o desenho Mickey & Donald, na TV Globinho, por volta das 10h22, e foi apresentado por Sandra Annemberg, da redação do Jornal Hoje, com a participação ao vivo, por telefone, do repórter Pedro Bassan, que estava na Áustria.
  • 27 de março – Incêndio em uma fábrica de produtos químicos em Diadema (SP). O Plantão interrompeu o desenho Mickey & Donald, na TV Globinho, e trouxe novas informações sobre a explosão. A vinheta do plantão foi exibida para todo o Brasil, menos para o estado de São Paulo, onde foi utilizada a vinheta do SPTV. Apresentado por Chico Pinheiro, do estúdio do SPTV, e com a participação da repórter Ana Brito, direto de Diadema, o plantão durou 12 minutos. Ainda nesse dia, a empresária Eliana Tranchesi, dona da rede de lojas Daslu, foi libertada da prisão após o TRF de São Paulo lhe conceder um habeas corpus. O plantão que divulgou essa notícia foi ao ar no último intervalo da novela Três Irmãs. Apresentado por Fátima Bernardes.
  • 6 de abril – Terremoto de 6.7 graus na escala Richter atinge a cidade de Áquila, no centro da Itália, deixando 292 mortos, mais de 1.000 feridos e mais de 15 desaparecidos. O epicentro ocorreu na região de Abruzzo. O primeiro plantão foi ao ar às 0h30, interrompendo o filme A Morte Pede Carona II, no Domingo Maior, apresentado diretamente pela repórter Ilze Scamparini, ao vivo direto de Roma, capital da Itália. A correspondente ainda apresentaria outro plantão, interrompendo a última parte do filme, para divulgar a primeira lista com o número de vítimas do terremoto. Durante a madrugada, vários outros plantões foram exibidos, com a apresentação de Renata Vasconcellos, da redação do Bom Dia Brasil.
  • 7 de abril – Dois novos tremores de terra sacodem a região da cidade de Áquila, na Itália. O primeiro ocorreu ás 6h30 (horário de Brasília), com intensidade de 4.2 graus na escala Richter, causando um grande pânico na população. Essa notícia foi dada por Renata Vasconcellos, do estúdio do Bom Dia Brasil, com a participação ao vivo, por telefone, da correspondente Ilze Scamparini, durante os telejornais locais, por volta das 6h40. O segundo tremor ocorreu por volta das 14h40 (também horário de Brasília) e teve intensidade de 5.6 graus na escala Richter, causando destruições e deslizamentos, além de uma morte. O tremor dessa vez foi sentido até mesmo em Roma, capital da Itália. A apresentadora Fátima Bernardes, do estúdio do Globo Notícia, deu essa informação no plantão que interrompeu o primeiro bloco da reprise de Senhora do Destino, no Vale a Pena Ver de Novo, por volta das 14h50. Mais uma vez, a correspondente Ilze Scamparini deu informações ao vivo de Áquila, por telefone. Porém a informação da suposta morte era errônea e foi desmentida em um segundo plantão que foi ao ar no intervalo da novela.
  • 7 de julho – Funeral de Michael Jackson, transmitido ao vivo para mais de 1 bilhão de pessoas pelo mundo inteiro. O primeiro plantão, com vinheta especial sobre o funeral, interrompeu os telejornais locais do meio-dia, o segundo entrou no ar durante o Globo Esporte. A transmissão do funeral foi ininterrupta por quase duas horas de duração. Por conta do fato, nesse dia a reprise da novela Senhora do Destino, no Vale a Pena Ver de Novo não foi exibida.

Vinhetas especiais

Algumas vinhetas foram produzidas especialmente para certos eventos, cuja cobertura jornalística seria extendida por toda a programação da emissora. Imagens do acontecimento são editadas juntos a caracteres, formando uma “abertura informativa sobre”. Desta maneira, a Rede Globo deixou de veicular a tradicional vinheta nas seguintes ocasiões:

  • Terror nos EUA: vinheta exclusiva do Plantão dedicada aos Atentados de 11 de setembro;
  • Guerra no Iraque: vinheta que antecedia um boletim com os últimos acontecimentos da Guerra em 2003;
  • Crise no Golfo: veiculada para a cobertura sobre a Guerra do Golfo em janeiro de 1991;
  • O Papa no Brasil: foi usada na cobertura sobre a visita do Papa Bento XVI. O primeiro flash interrompeu o terceiro capítulo da reprise de Da Cor do Pecado, das 16h10 ás 16h15. A novela começou ás 14h30 e foi esticada até as 16h20. A partir daí, a Globo passou a transmitir direto a chegada do pontífice até ás 17h35, cancelando a exibição da Sessão da Tarde.
  • O Julgamento do Impeachment: vinheta especial para cobrir a cassação de Fernando Collor de Mello. Foi ao ar várias vezes durante os dias 29 de Setembro e 30 de Setembro de 1992.
  • A Posse de Obama: vinheta para a cobertura da posse do novo presidente americano. Uma das principais interrupções foi quando o ex-presidente George W. Bush deixou oficialmente a Casa Branca. Essa interrompeu a novela Mulheres Apaixonadas, em reprise no Vale a Pena Ver de Novo.
  • Visita do Papa ao Brasil: vinheta especial para cobrir a visita do Papa João Paulo II ao Brasil. Foi ao ar na manhã do dia 2 de Outubro de 1997.
  • Saddam Hussein Preso: usada na ocasião da prisão de Saddam Hussein em 2003, e informava sobre a prisão do ditador, após ser capturado por tropas americanas, e também mostrou o discurso do ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush. Entrou no ar em 14 de dezembro, sendo que houve vários plantões naquele dia. O primeiro deles foi exibido após o Globo Rural.
  • Michael Jackson 1958 – 2009: vinheta utilizada durante a cobertura do velório do cantor Michael Jackson que aconteceu no dia 7 de julho de 2009 realizada em Los Angeles na Califórnia. A primeira vinheta foi exibida interrompendo o Praça TV e o Globo Esporte, narrada por Sandra Annenberg no estúdio do Jornal Hoje em São Paulo. O “rei do pop” havia morrido no dia 25 de junho de 2009, vítima de uma parada cardíaca, aos 50 anos de idade. A morte do astro chocou em massa o mundo inteiro, e aos fãs do cantor. Apesar da grande repercussão dessa morte repentina, nenhum plantão chegou a ser transmitido naquele dia, nem nos dias que antecederam ao funeral.
  • Voo 447: essa foi uma vinheta esporádica, que veio em meio ao Globo Notícia, e trazia as informações do avião da Air France, que desapareceu no Oceano Atlântico, em 1 de junho de 2009, até seus destroços serem encontrados, dias depois. 228 pessoas morreram nessa tragédia. Os apresentadores do Jornal Nacional revezeram na cobertura do acidente, ao longo da repercussão.

6 Responses to Confira a lista de todos os plantões já exibidos pela Globo desde 1982

  1. Luana says:

    E depois de 2009? Não teve mais? Muito interessada!

    • 2010

      11 de Fevereiro – Anúncio da prisão de José Roberto Arruda. O plantão interrompeu a Sessão da Tarde, e foi apresentado por Fátima Bernardes no estúdio do Globo Noticia.

      22 de Fevereiro – O governador em exercício do Distrito Federal, Paulo Otávio, renunciou ao cargo. O plantão interrompeu a Sessão da Tarde, e foi apresentado por Márcio Gomes no estúdio do Globo Noticia.

      27 de Fevereiro – O terremoto de magnitude 8,8 que atingiu a região central Chile na madrugada deste sábado (27) originou-se no mar, perto da cidade de Concepción – a segunda maior do país, com mais de 600 mil habitantes – e a 325 km da capital chilena, Santiago, que abriga 40% dos chilenos. O abalo atingiu as áreas mais populosas do país, onde vivem cerca de 75% da população. Foram apresentados dois plantões, ambos interromperam a TV Globinho e foram Apresentados por Renata Capucci.

      27 de Março – Leitura da sentençao imposta ao casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá no caso Isabela. O plantão interrompeu o Festival de Sucessos que apresentava o filme “Refém de uma vida” e foi apresentado por Cristiane Pelajo e William Waack, no estudio do Jornal da Globo.

      16 de Setembro – Demissão da Ministra Chefe da Casa Civil Erenice Guerra. O plantão foi exibido após o Horário Eleitoral Gratuito, e foi apresentado por Evaristo Costa no estúdio do Jornal Hoje. com a participação, da reporter Cristina Serra.

      10 de Novembro – Resgate do Ultimo Mineiro no Chile. Plantão exibido apos o final da novela Passione e foi apresentado por Cristiane Pelajo.

      31 de Novembro – Dilma Rousseff é eleita Presidente. O plantão interrompeu o Domingao do Faustão e foi apresentado por William Bonner e Márcio Gomes, no estudio das Eleições 2010.

      2011

      29 de Março – Morre em São Paulo, aos 79 anos, o ex-vice-presidente da República José Alencar. O plantão interrompeu a reprise de O Clone, no Vale a Pena Ver de Novo, e foi apresentado por Fátima Bernardes no estúdio do Globo Noticia. com a participação, do reporter José Roberto Burnier.

      2 de Maio – Anuncio do Presidente dos Estados Unidos Barack Obama sobre a morte do terrorista Osama bin Laden no Paquistão. Foram apresentados dois plantões, O primeiro plantão foi ao ar às 0h27, e o segundo às 0h35 ambos interrompendo o filme A Rocha, no Domingo Maior, apresentado por Zeca Camargo e Patricia Poeta, no estudio do Fantastico.

      7 de Junho – Ministro da casa Civil Antônio Palocci acaba de deixar cargo em governo Dilma após as denúncias. O plantão interrompeu a Malhação, e foi apresentado por Fátima Bernardes no estúdio do Jornal Nacional.

      2 de Julho – Morre em São Paulo, aos 81 anos, o ex-presidente Itamar Franco. O plantão interrompeu a Série Glee, e foi apresentado por Renata Capucci.

      4 de Agosto – O ministro da Defesa, Nelson Jobim, entregou a carta de demissão à presidente Dilma Rousseff, depois de antecipar a volta de uma viagem ao Amazonas. De acordo com a assessoria do Palácio do Planalto, o ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim foi convidado e aceitou assumir como novo ministro da Defesa. O plantão interrompeu o capitulo da novela Morde e Assopra, e foi apresentado por Fátima Bernardes no estúdio do Jornal Nacional.

      29 de Outubro – O Ex Presidente Lula é Diagnosticado com Cancêr. O plantão exibido no intervalo da Série Glee, e foi apresentado por Rosana Jatobá.

      2012

      25 de Janeiro – Três prédios desabam, na Rua 13 de Maio, no Centro do Rio de Janeiro. O plantão foi exibido durante o intervalo de Fina Estampa, e foi apresentado por William Bonner no estúdio do Globo Noticia.

      16 de Fevereiro – Leitura da sentençao imposta ao Lindemberg Alves no caso Eloá. O plantão interrompeu Aquele Beijo e foi apresentado por Patricia Poeta no estúdio do Jornal Nacional. com a participação, do reporter Rodrigo Alvarez.

      23 de Março – Morre no Rio de Janeiro, aos 80 anos, o humorista Chico Anysio. O plantão interrompeu a reprise de Chocolate com Pimenta, no Vale a Pena Ver de Novo, e foi apresentado por Patricia Poeta no estúdio do Globo Noticia. com a participação, da reporter Mônica Sanches.

      07 de Novembro – Obama faz discurso após vitória nas eleições americanas. O plantão interrompeu o desenho Pucca no Festival de Desenhos, e foi apresentado por Christiane Pelajo no estúdio do Jornal da Globo.

      2013

      5 de Março – Morre o presidente venezuelano Hugo Chávez. O plantão interrompeu Lado a Lado e foi apresentado por William Bonner no estúdio do Jornal Nacional.

      8 de Março – Leitura da sentençao imposta ao Goleiro Bruno no caso Eliza Samudio. O plantão interrompeu a série Castle e foi apresentado por Cristiane Pelajo e William Waack, no estudio do Jornal da Globo. com a participação, do reporter Ismar Madeira.

      19 de Abril – Prisão de um dos irmãos terroristas que causaram o Atentado à Maratona de Boston, no dia 15 do mesmo mês. O plantão interrompeu a novela Salve Jorge e foi apresentado por Cristiane Pelajo, no estudio do Jornal da Globo. com a participação do correspondente Julio Mosquera, direto de Nova York(EUA).

      03 de Julho – O Governo chinês disse que o Egito deu um importante passo no processo de transição política ao aprovar a primeira Constituição após a queda do regime de ex-presidente Hosni Mubarak. O plantão interrompeu a Sessão da Tarde e foi apresentado por Ana Paula Araujo, no estudio do Globo Noticia.

      27 de Julho – Morre em São Paulo, aos 72 anos, o cantor Dominguinhos. Apresentado por Wanessa Andrade, do estúdio do NE TV, o plantão, é exibido apenas no PE e foi exibido durante o intervalo de Sangue Bom.

      05 de Agosto – Incêndio em barracos no bairro dos Coelhos. Apresentado por Hugo Esteves, do estúdio do NE TV, o plantão, é exibido apenas no PE e interrompeu a reprise de o cravo e a rosa no Vale a Pena Ver de Novo.

      31 de Agosto – Presidente do Estados Unidos Barack Obama anuncia decisão de uma intervenção militar contra o governo Sírio apos ataques com armas químicas realizado pelas forças de Bashar al-Assad a civis daquele país. O plantão interrompeu o programa Tv Xuxa e foi apresentado por William Bonner, no antigo estudio do Globo Noticia.

      05 de Dezembro – Morre o ex advogado, líder rebelde e presidente da África do Sul Nelson Mandela. O plantão interrompeu Alem do Horizonte e foi apresentado por Patricia Poeta no estúdio do Jornal Nacional.

      2014

      12 de Fevereiro – Suspeito de acender rojão que matou cinegrafista da Band é preso na Bahia. O plantão interrompeu o desenho The Cleveland Show e foi apresentado por Ana Paula Araujo no estúdio do Globo News.

      29 de Setembro – Termina sequestro em hotel de Brasília. O plantão interrompeu a Sessão da Tarde e foi apresentado por Sandra Annemberg no estudio do Jornal Nacional. com a participação, do reporter Marcos Losekann. e esse plantão era o primeiro após a mudança do pacote gráfico da Rede Globo, no início do ano.

      2015

      09 de Janeiro – Cobertura Completa sobre o Terrorismo na França pelo grupo Al-Qaeda e a “caçada” aos criminosos. Plantão apresentado por Evaristo Costa no estúdio do Jornal Hoje com a participação da correspondente Cecília Malan. Por conta do fato, nesse dia foi cancelada a ultima parte do Video Show. Porém, no nordeste e para alguns estados do norte, durante a tarde, uma situação causou estranheza a quem acompanhava a Globo no horário em que era exibido o “Jornal Hoje”. Quando o jornal exibia noticias do acontecido na França, coincidentemente foi cortado para o plantão sobre o mesmo assunto.

      02 de Abril – Thomas Alckmin o filho do governador Geraldo Alckmin morre em acidente aéreo. O plantão interrompeu Babilônia e foi apresentado por Willian Waack no estúdio do Jornal da Globo.

      25 de Novembro – Senado decide que Delcídio do Amaral continua preso. O plantão foi exibido durante o intervalo de A Regra do Jogo e foi apresentado por William Bonner no estúdio do Jornal Nacional.

      02 de Dezembro – Cunha aceita pedido de Impeachment de Dilma Rousseff. O plantão foi exibido durante o intervalo de Alem do Tempo e foi apresentado por Renata Vasconcellos no estúdio do Jornal Nacional.

      18 de Dezembro – Joaquim Levy deixa o Ministério da Fazenda. O plantão foi exibido durante o intervalo de Caminho das Indias e foi apresentado por Renata Vasconcellos no estúdio do Jornal Nacional.

      2016

      09 de Maio – Renan Calheiros dá continuidade ao Impeachment de Dilma Rousseff. O plantão interrompeu a reprise de Anjo Mau, no Vale a Pena Ver de Novo, e foi apresentado por Renata Vasconcellos no estúdio do Jornal Nacional. com a participação, da reporter Gioconda Brasil.

      10 de Maio – Senado cassa o mandato de Delcídio do Amaral. O plantão interrompeu Totalmente Demais , e foi apresentado por Renata Vasconcellos no estúdio do Jornal Nacional. com a participação, do reporter Vladimir Netto.

      12 de Maio – Senado afasta Dilma Rousseff da Presidência. O plantão interrompeu a Praça Tv, e foi apresentado por Alexandre Garcia no estúdio do Bom dia Brasil.

      26 de Maio – Romero Jucá se licencia do Ministério do Planejamento. O plantão interrompeu a reprise de Anjo Mau, no Vale a Pena Ver de Novo, e foi apresentado por Renata Vasconcellos no estúdio do Jornal Nacional.

      • Anônimo says:

        em 2016 teve a queda definitiva da Dilma em agosto, a morte de Domingos Montagner e a prisão do Cunha em setembro, o acidente da Chapecoense em novembro, a volta de Renan Calheiros em dezembro e o velório dos jogadores da Chapecoense no sábado

  2. filipe says:

    faltou outros plantões ae: dando continuação:

    1983
    *25 de janeiro

    O Papa João Paulo II faz publicar as Constituições Apostólicas’. Foram dois plantões, no ”Extra JN”, Apresentados por Celso Freitas e Cid Moreira, direto nos estúdios do ”Jornal Nacional”, está no intervalo da novela ”Final Feliz”, e no segundo, apresentado por Leilane Neubarth, nos estúdios do ”Jornal da Globo”, dentro do intervalo da ‘Terça Nobre’, que exibia o especial ”Cordiais Saudações, Mr. Kissinger”.

    1984
    * 28 de junho

    As vilas portuguesas do Barreiro, Matosinhos, Mirandela, Oliveira de Azeméis, Ovar, São João da Madeira, Vila Franca de Xira e Vila Nova de Gaia são elevadas à categoria de cidade, Apresentado por Leda Nagle, nos estúdios do ”Jornal da Globo”, durante o seu intervalo do ”Chico Anysio Show”.

    * 12 de outubro

    O ator James Stewart volta ao Brasil, que se resolve dos famosos filmes do nosso cinema. Foram dois plantões, narrados por Carlos Monforte, no ”Extra JN”, durante o primeiro intervalo da novela ”Partido Alto” e no segundo intervalo do ”Globo de Ouro”, dentro da ”Sexta Super”.

    1986
    * 15 de novembro

    São realizadas eleições para o poder legislativo estadual (assembléias legislativas), federal (Câmara dos Deputados e 2/3 doSenado Federal) e para os governos estaduais no Brasil. O PMDB elege 23 dos 24 governadores, Apresentado por Cid Moreira, direto nos estúdios do Jornal Nacional, com a sua participação especial da repórter ao vivo José Carlos Bernardi, foi exibido no intervalo do ”Cassino do Chacrinha”, no segundo intervalo da novela ”Roda de Fogo”, e no terceiro intervalo do ‘Supercine’, que exibia o filme ”Fuga de Nova York”.

    1989
    * 17 de outubro
    San Francisco é atingida por um terremoto de 7,1 na escala Ritcher. Foi apresentado direto no estúdio do ”Jornal da Globo”, por Augusto Xavier, com a participação especial do repórter ao vivo Pedro Bial, durante o ”Primeira Exibição”, que exibia o filme ”Aeroporto 75”.

    2016
    12/09/2016
    Eduardo Cunha é cassado. Interrompendo o Tela Quente que exibia o filme “De repente pai”. Com a nova vinheta.

  3. Principalmente nos plantões mais antigos, o pessoal aqui mostra ter a imaginação bem fértil, hein?

  4. Faltou o desabamento do edifício Areia Branca em Jaboatão dos Guararapes em 14/10/2004, sendo plantão do jornal da globo por Chico Pinheiro no intervalo da novela das 9

Participe do CTV. Deixe seu comentário! Você pode fazer login usando nome/e-mail, ou usando sua conta do Twitter ou Facebook. Faça bom uso deste recurso!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: