Globo faz estudos para transmitir futebol em 3D toda semana


A Globo estuda a possibilidade de investir na montagem de um caminhão para gravações externas totalmente adaptado para captar imagens em 3D.

A ideia é que o equipamento seja utilizado para a transmissão de eventos em 3D, como jogos de futebol, shows e especiais como o Criança Esperança.

O proposta foi apresentada à cúpula da emissora por José Dias, diretor de multimídia. Dias atua como uma “antena” para novas tecnologias na emissora. Foi pioneiro na defesa de investimentos em alta definição. Atualmente, se dedica a estudar a televisão tridimensional.

“O 3D não é modismo. Veio para ficar”, afirmou na Broadcast & Cable, feira de engenharia de televisão realizada na semana passada em São Paulo. Segundo Dias, 23,4 milhões de televisores 3D serão vendidos neste ano, em todo o mundo. Em 2015, serão 159 milhões de aparelhos tridimensionais em funcionamento.

De acordo com Dias, o 3D na TV deverá ser usado com certa parcimônia. Nem todo programa deverá ser gerado na tecnologia, porque ela ainda exige o uso de óculos e causa cansaço nos telespectadores.

Nesse raciocínio, Dias defende que a Globo use o 3D principalmente para eventos esportivos e musicais. O ideal, diz, seria transmitir um jogo de futebol em 3D por semana.

Roberto Carlos 3D

A Globo já captou o Carnaval do Rio de 2010 e 2011 em 3D. Trechos dos desfiles deste ano serão oferecidos em breve pela Net, em seu serviço de video on demand, o Now.

A emissora também pretende exibir em 3D show que Roberto Carlos fará em Israel. Mas não será um 3D “puro”, porque as imagens serão captadas com câmeras convencionais e depois convertidas para 3D. O resultado não é o mesmo que o de uma captação originalmente com câmeras 3D, que possuem duas lentes, reproduzindo o olhar humano.

A Globo também planejava captar em 3D e transmitir em parceria com a Net parte do Rock’n’Rio. Mas desistiu da empreitada, porque, quando a ideia surgiu, todas as cotas de patrocínio de transmissão do evento já estavam vendidas.

Por Daniel Castro

Sobre @Enricke_Oliver
Siga me no twitter @Enricke_Oliver. ( http://twitter.com/#!/enricke_oliver ) Faço parte do site O canal TV! Abraços (!!!)

Participe do CTV. Deixe seu comentário! Você pode fazer login usando nome/e-mail, ou usando sua conta do Twitter ou Facebook. Faça bom uso deste recurso!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: