Programação religiosa e televendas: os excessos na TV
30/08/2011 9 Comentários
Estreia hoje na RedeTV!, das 12h às 14h, uma faixa alugada à Igreja Mundial do Poder de Deus. Segundo noticiou a “Folha de S. Paulo”, é resultado de um acordo de R$ 1,5 milhão mensais. A Igreja Internacional da Graça de Deus já ocupa a faixa das 5h às 8h. Eles também alugam horários para Bola de Neve, Igreja Presbiteriana, “Igreja da graça- Nosso lar” e “Vitória em Cristo”. A grade da RedeTV! hoje é praticamente dominada por este tipo de conteúdo. A Ancine fez um mapeamento da presença de programação religiosa e de telecompras na televisão brasileira (o estudo é de 2010). A campeã é a CNT, cujos impressionantes 64,1% da programação são dedicados a este tipo de “atração”. Em seguida vêm a Gazeta (58,8%), a RedeTV! (38,6%), a Band (28%) e só depois a Record (com 21,5%). É muito.
No Brasil, não há dúvida, há plena liberdade religiosa, e esse não é o ponto. A questão é que as redes de televisão são concessões públicas, que se comprometeram com o Estado com um tipo de programação própria. Em vez disso, alugam os seus horários a terceiros que não participaram de concorrência alguma, tudo em busca de faturamento fácil. E quem paga o pato é o público que vê os espaços ocupados indevidamente. Também não é justo que o espectador seja bombardeado com propagandas de produtos emagrecedores, cintas milagrosas e gadgets que fazem tremer os gordinhos esperançosos levando a uma suposta perda de peso. Pior ainda é o “Smart quizz” e seus afins, um tipo de televendas para atrair adolescentes. Eles acenam com prêmios em dinheiro, mediante a adivinhação de uma palavra. O jogo é simples, mas o incauto fica pendurado na linha gastando impulso. A RedeTV! é mestra nisso. A CNT também. Ninguém merece.
Essas informações são da jornalista Patricia Kogut
Me siga – @GesielOcanaltv
concordo…
o sbt pelo menos é a unica q é independente de religiao,, infelizmente tem os comerciais chatos ocupando a programaçao coisa que a unica q nao tem é a globo
por isso é a maior rede de tv,, siceramente nao paro mais q dois minutos em um canal onde tem propaganda repetitiva
Essas emissoras precisariam TER BOM SENSO. Ainda bem que eu ASSITO O QUE É BOM(REDE GLOBO e SBT!). Ferrem-se os TELESPECS! destas emissoras,as mesmas não COLAM os CONTROLES nas suas mãos para que vcs fiquem ligado nos CANAIS RELIGIOSOS!
GESIEL EZIO você falou isso:Programação religiosa e televendas: os excessos na TV,mas falou mais de programação religiosa.
por favor fale mais dos quizes, e televendas, como o polishop.
Ninguem merece é o preconceito dessa “jornalista” Patricia Kogut …
Não gosta da programação? Vai pra TV a Cabo, oras!
não aguento isso
Horrivel essas programações religiosas e televendas.
o caso não é a programação religiosa o ruim, e sim o excesso dela, até em canais, que passam o rr soares, depois o silas, por fim o valdemiro.
GESIEL EZIO você falou isso:Programação religiosa e televendas: os excessos na TV,mas falou mais de programação religiosa.
por favor fale mais dos quizes, e televendas, como o polishop.
REDE TV NÃO TEM CREDIBILIDADE NENHUMA É UMAS PIORES DE TV DO MUNDO, ALÉM DOS ESPAÇOS ALUGADOS PARA PRODUÇOES IDENPEDENTES, SEUS APRESENTADORES SAO PESSÍMOS, MULHER DO DNO UMAS REPORTERES QUE PARECE QUE SAIU DA ZONA PARA VIRAR JORNALISTA E SE DIZ JORNALISTA,, NÃO É A TOA QUE CHEGA A TRAÇAR NO IBOPE SE O PANICO NA TV E O PROGRAMA DE LUTA Q ESTREIOU APOUCO TEMPO DEIXAR A EMISSORA IH JA ERA.