Programação religiosa e televendas: os excessos na TV


Estreia hoje na RedeTV!, das 12h às 14h, uma faixa alugada à Igreja Mundial do Poder de Deus. Segundo noticiou a “Folha de S. Paulo”, é resultado de um acordo de R$ 1,5 milhão mensais. A Igreja Internacional da Graça de Deus já ocupa a faixa das 5h às 8h. Eles também alugam horários para Bola de Neve, Igreja Presbiteriana, “Igreja da graça- Nosso lar” e “Vitória em Cristo”. A grade da RedeTV! hoje é praticamente dominada por este tipo de conteúdo. A Ancine fez um mapeamento da presença de programação religiosa e de telecompras na televisão brasileira (o estudo é de 2010). A campeã é a CNT, cujos impressionantes 64,1% da programação são dedicados a este tipo de “atração”. Em seguida vêm a Gazeta (58,8%), a RedeTV! (38,6%), a Band (28%) e só depois a Record (com 21,5%). É muito.

No Brasil, não há dúvida, há plena liberdade religiosa, e esse não é o ponto. A questão é que as redes de televisão são concessões públicas, que se comprometeram com o Estado com um tipo de programação própria. Em vez disso, alugam os seus horários a terceiros que não participaram de concorrência alguma, tudo em busca de faturamento fácil. E quem paga o pato é o público que vê os espaços ocupados indevidamente. Também não é justo que o espectador seja bombardeado com propagandas de produtos emagrecedores, cintas milagrosas e gadgets que fazem tremer os gordinhos esperançosos levando a uma suposta perda de peso. Pior ainda é o “Smart quizz” e seus afins, um tipo de televendas para atrair adolescentes. Eles acenam com prêmios em dinheiro, mediante a adivinhação de uma palavra. O jogo é simples, mas o incauto fica pendurado na linha gastando impulso. A RedeTV! é mestra nisso. A CNT também. Ninguém merece.

Essas informações são da jornalista Patricia Kogut 

Me siga –  @GesielOcanaltv 

Sobre DA REDAÇÃO
noticiadasuatv@hotmail.com - Me siga no Twitter - @ndstvaudiencia

9 Responses to Programação religiosa e televendas: os excessos na TV

  1. nb says:

    concordo…
    o sbt pelo menos é a unica q é independente de religiao,, infelizmente tem os comerciais chatos ocupando a programaçao coisa que a unica q nao tem é a globo
    por isso é a maior rede de tv,, siceramente nao paro mais q dois minutos em um canal onde tem propaganda repetitiva

  2. Daniloo says:

    Essas emissoras precisariam TER BOM SENSO. Ainda bem que eu ASSITO O QUE É BOM(REDE GLOBO e SBT!). Ferrem-se os TELESPECS! destas emissoras,as mesmas não COLAM os CONTROLES nas suas mãos para que vcs fiquem ligado nos CANAIS RELIGIOSOS!

  3. mario 100% sbt says:

    GESIEL EZIO você falou isso:Programação religiosa e televendas: os excessos na TV,mas falou mais de programação religiosa.
    por favor fale mais dos quizes, e televendas, como o polishop.

  4. Frajola says:

    Ninguem merece é o preconceito dessa “jornalista” Patricia Kogut …
    Não gosta da programação? Vai pra TV a Cabo, oras!

  5. Gilbertonfs says:

    não aguento isso

  6. Horrivel essas programações religiosas e televendas.

    • mario 100% sbt says:

      o caso não é a programação religiosa o ruim, e sim o excesso dela, até em canais, que passam o rr soares, depois o silas, por fim o valdemiro.

  7. mario 100% sbt says:

    GESIEL EZIO você falou isso:Programação religiosa e televendas: os excessos na TV,mas falou mais de programação religiosa.
    por favor fale mais dos quizes, e televendas, como o polishop.

  8. ROGERIO FALA TUDO!!!! says:

    REDE TV NÃO TEM CREDIBILIDADE NENHUMA É UMAS PIORES DE TV DO MUNDO, ALÉM DOS ESPAÇOS ALUGADOS PARA PRODUÇOES IDENPEDENTES, SEUS APRESENTADORES SAO PESSÍMOS, MULHER DO DNO UMAS REPORTERES QUE PARECE QUE SAIU DA ZONA PARA VIRAR JORNALISTA E SE DIZ JORNALISTA,, NÃO É A TOA QUE CHEGA A TRAÇAR NO IBOPE SE O PANICO NA TV E O PROGRAMA DE LUTA Q ESTREIOU APOUCO TEMPO DEIXAR A EMISSORA IH JA ERA.

Participe do CTV. Deixe seu comentário! Você pode fazer login usando nome/e-mail, ou usando sua conta do Twitter ou Facebook. Faça bom uso deste recurso!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: