Ricardo Boechat: A Verdade sem medo e sem bajulação


Não há dúvidas que desde sempre a liberdade de imprensa é um dos pilares de sustentação de uma democracia. Em qualquer lugar no mundo os jornalistas são profissionais valorosos, sejam eles no rádio, televisão, jornal e internet cujo papel é antes de tudo e sobre tudo, a prática diária da inteligência a fim de promover a cidadania para o  bem da real sociedade. Os jornalistas acredito eu, devem e ser independentes, éticos e responsáveis, livres para exercer seu oficio sem medo de serem retaliados.

Aristóteles fez uma distinção interessante entre coragem, covardia e temeridade. A coragem é uma virtude; a covardia e a temeridade são defeitos.  Ser jornalista é um ato de coragem, é ser isento da covardia de temer para enfrentar facções, governos, grupos empresariais ou seja lá quem for, na busca única e exclusiva da verdade. Triste é saber que há diversos “jornalecos” de “rabo preso” incapazes até de se olhar no espelho e se reconhecerem como tal para proferir um ato de  investigação.

Ainda bem que ainda há jornalistas, vacinados contra essa máfia da omissão. É essa imprensa que quero! Sem medo de policia ou Bandido. Disposto a mostrar a realidade nua e crua, pois só assim será digna do nome IMPRENSA que carrega. Jornalismo consentido, não é jornalismo verdadeiro.

O apresentador da Band News FM, do Jornal da Band, colunista da Istoé, entre outras mídias, Ricardo Boechat é supra-sumo da categoria, reconhecidamente um dos mais influentes profissionais da comunicação do país, um exemplo  de jornalista que não tem “papas na língua” na hora de “vomitar” toda verdade e corresponder aos anseios do povo. Maior demonstração de sua independência nota-se nas frequentes  criticas e lições moral que tem dado durante muitos anos nas manhãs  da rádio Band News FM Rio e nos artigos de opinião que publica.

Recentemente, pôs o “dedo na ferida”  no intocável governo do estado do RJ, sem poupar adjetivos ao criticar diretamente e nominalmente o Governador Sérgio Cabral no episódio dos bombeiros, algo que muitos  jornalistas “chapa branca” não  tiveram a ousadia de fazer.  Mas essa não é a única vez que ele  promove uma crítica tão procedente. Um profissional da biografia do Boechat carrega no currículo a peso  de bater de frente com  organizações,  políticos , bandidos  e diversas pessoas consideradas “peixes grandes” no cenário brasileiro. Por esses e outros motivos, Ricardo Boechat tem que ser reconhecido como um jornalista íntegro e compromissado com a vida política desse país.

A verdade é que o mundo precisa cada vez mais de jornalistas de boa conduta assim com ele, e menos contadores de fábulas. Um jornalista bajulado e submetido a desejos de terceiros, que mascara a verdade dos fatos para se obter barganhas não passa de um desumano que desqualifica a categoria e rasga o véu de credibilidade que tanto prezamos. Quem faz esse tipo de serviço, remete-se a um mendigo esfarrapado em busca de esmola para sobreviver. O jornalismo nunca foi e não pode ser tratado com frieza de uma mercadoria à venda.

Sobre chailonrj
Blogueiro, estudante de comunicação e Amante da tv brasileira.

12 Responses to Ricardo Boechat: A Verdade sem medo e sem bajulação

  1. @CTV says:

    JORNAL DA BAND MUITO BOM !!!

  2. ED says:

    Parabens ao Boechat! para mim é o melhor ancora da tv brasileira alem do seu carater e foi o único a falar a verdade para eese corrupto que é o cabralalau.
    Boechat 10
    caobral corrupto 0

  3. Wellyngton says:

    Texto perfeito! O Boechat é o melhor jornalista do Brasil, e sinceramente, nunca um estrangeiro se dedicou tanto ao Brasil como o Boechat! Ele, o Joelmir e a belíssima Ticiana Villas-Bôas, que tem os melhores professores de jornalismo, formam o trio perfeito, quantas vezes vemos um argentino, uma baiana e um senhor de 74 anos comandando juntos um telejornal de uma grande emissora? Quantas vezes vemos no ar um telejornal que além deste fantástico trio, possui os melhores diretores, repórteres e um objetivo: encontrar a verdade onde quer que ela esteja?
    Jornal da Band, o melhor jornal, com a melhor equipe!

  4. Souza says:

    Ele não iria durar um dia na Record, já que não tem rabo preso com ninguém

  5. Anônimo says:

    Sou Ouvinte fiel do Boechat, só é uma pena que eu não tenho como ver no Jornal da Band, pq sempre estou trabalhando esta hora, massem duvida um dos melhores jornalista que temos no Brasil. é um prazer ouvir o Boechat todos os dias, parabéns a Band por manter no ar Um espetacular jornalista como Ele.

  6. Eu sou ouvinte fiel do Boechat, todos os dias na Band News FM, ele é perfeito, tem muita propriedade no que fala, só é uma pena que eu não consigo assisti-lo no Jornal da band, pq sempre estou no trabalho ainda essa hora. mas quero parabenizar a Band, por manter esse brilhante jornalista no AR!

  7. Ótima Crítica. Parabêns.

Participe do CTV. Deixe seu comentário! Você pode fazer login usando nome/e-mail, ou usando sua conta do Twitter ou Facebook. Faça bom uso deste recurso!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: