“Repórter Eco” retrata situação preocupante no litoral de São Paulo


São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba ficam em uma pequena faixa de terra, entre a Serra do Mar e o Oceano Atlântico, no Litoral Norte paulista. Ameaçada pelo crescimento populacional desordenado, a região sofre com a invasão de áreas de risco e pelo turismo sem controle. O Repórter Eco deste domingo (24/04), na TV Cultura, apresenta uma reportagem especial apontando problemas e também soluções para conservar um dos mais belos trechos da costa brasileira.

 Para falar sobre a história e o futuro da ocupação, a repórter Cláudia Tavares viajou pelas quatro cidades, entrevistando representantes de Ongs ambientalistas, políticos, sociólogos, caiçaras, historiadores, líderes comunitários, técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), e um representante do Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar.

 O Repórter Eco especial mostra que o crescimento populacional no Litoral Norte paulista está acima da média das cidades brasileiras. Com a chegada dos novos moradores e a presença de veranistas em alguns meses do ano, houve um aumento na demanda por serviços, como o saneamento básico.

 A modernização do porto de São Sebastião e a construção da Unidade de Tratamento de Gás de Caraguatatuba devem resultar em novo movimento populacional, fato que preocupa ambientalistas.

 A série destaca o perigo de ocupar as encostas íngremes da Serra do Mar. Em Cubatão, no litoral sul paulista, a remoção de famílias das áreas de risco já começou. O programa também relembra a tragédia de Caraguatatuba, em 1967, quando houve um grande deslizamento de terras, arrasando a cidade e matando centenas de pessoas.

 Leandro Saadi, o guarda parque que sobrevoa a Serra do Mar, em São Sebastião, para denunciar ocupações irregulares, e Isaías Teixeira, caiçara que vive sem luz e quase sem vizinhos na Praia da Justa, em Ubatuba, são alguns dos personagens do Repórter Eco Especial – Litoral Norte.

Com informações do site Fabio TV

Sobre @Enricke_Oliver
Siga me no twitter @Enricke_Oliver. ( http://twitter.com/#!/enricke_oliver ) Faço parte do site O canal TV! Abraços (!!!)

Participe do CTV. Deixe seu comentário! Você pode fazer login usando nome/e-mail, ou usando sua conta do Twitter ou Facebook. Faça bom uso deste recurso!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: