Depois dos palcos e do cinema, ‘Divã’ vira seriado na Globo


O seriado Divã até saiu do cinema para a TV. Mas sua essência continua sendo a cinematográfica. E o cenário, onde a artista plástica Mercedes, papel de Lília Cabral, afoga suas mágoas com o amigo e cabeleireiro Renée, de Paulo Gustavo, não nega. Repleto de espelhos, o espaço onde foi montado o salão de beleza do programa obriga que as cenas sejam gravadas em vários planos diferentes, mesmo usando duas câmaras. E o cuidado para que nada indesejável apareça refletido no espelho tem de ser redobrado, tamanha a quantidade de pessoas trabalhando ali. Só em termos de figuração, por exemplo, contam-se mais de dez. A concentração é tamanha que Lília Cabral, que é casada, só repara no fim do ensaio que um detalhe importante pode comprometer a cena. “Esqueci de tirar a aliança! Cadê a camareira para guardar para mim?”, indaga.

Tudo pronto para uma sequência de choro de Mercedes. Lília se concentra, abaixa a cabeça e ganha, inclusive, alguns segundos a mais de tempo para entrar no clima da cena. Mas o momento, que parece dramático, logo ganha traços cômicos. Primeiro, com a chegada de uma peruca loura para Paulo pentear enquanto interpreta René. E, em seguida, pela orientação do próprio diretor José Alvarenga Jr., que tenta ajudar Lília a encontrar o tom certo. “Isso é bem parecido com a hora em que a Mercedes, no filme, fala do frango em promoção”, lembra Alvarenga, referindo-se à sequência, no longa, em que Mercedes lamenta o término de um caso extraconjugal com o personagem de Reynaldo Gianecchini.

A história gira em torno de Mercedes, uma mulher madura que se separou do marido e, com a ajuda da terapia, segue na tentativa de se adaptar à vida de divorciada. No filme, o ex-marido, Gustavo, é vivido por José Mayer. Mas, como o ator não pôde participar das gravações por motivos particulares, só aparece em fotos na televisão. “Existem milhares de mulheres separadas, o público não precisa de uma referência masculina presente para entender isso”, defende Marcelo Saback, que assina o texto não só do seriado e do filme, mas também da peça Divã, produzida pela própria Lília Cabral.

Disposto a fazer um seriado que se torne um diferencial na emissora, o diretor de núcleo, Jayme Monjardim, conseguiu algo incomum na rotina das equipes da linha de shows: gravações fora do Brasil. Para isso, Lília passará o Carnaval e mais alguns dias em Nova Iorque, gravando as primeiras cenas. “Mercedes é uma personagem com conflitos e questionamentos bem urbanos. E Nova York é isso, uma grande metrópole. Tem tudo a ver utilizarmos a cidade no programa”, justifica Jayme.

Do filme, continuam, além de Lília, o ator Johnny Massaro, que interpreta Thiago, o filho caçula de Mercedes, e o próprio Paulo Gustavo, que ganha uma chefa, a perua Magali. O papel coube à atriz Júlia Almeida, uma sugestão da protagonista. “Achei que seria legal tê-la conosco e aprovaram”, entrega Lília. Totia Meirelles, Duda Nagle, Marcelo Airoldi e Lidiane Ribeiro também são novidades. Totia encarna a grande amiga Tânia. Já Duda vive o filho mais velho de Mercedes, Bruno. Marcelo dá vida ao viúvo Jurandir, apaixonado pela artista plástica. E Lidiane, em sua estreia na TV, engrossa a parte cômica como a empregada folgada de Mercedes. “O elenco foi todo escolhido a dedo para esse projeto. Nossa ideia era mesmo formar um grupo à altura de um texto que já fez tanto sucesso no teatro e no cinema”, valoriza Jayme.

Globo

Sobre @aloiziojunior10
Siga @aloiziojunior10

One Response to Depois dos palcos e do cinema, ‘Divã’ vira seriado na Globo

  1. a cada dia que passa um dia a menos que vivo says:

    o filme foi mas ou menos a serie deve ser melhor

Participe do CTV. Deixe seu comentário! Você pode fazer login usando nome/e-mail, ou usando sua conta do Twitter ou Facebook. Faça bom uso deste recurso!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: