“Passione”: Novela chega ao fim em alta para uma dramaturgia em crise.


https://i0.wp.com/natelinha.uol.com.br/img/pag/315x265/img20110115184805.jpg
Clara apareceu viva, matou Eugênio, Saulo e Ednéia (Foto: Divulgação\Globo)
O desfecho de “Passione”, que foi ao ar na noite da última sexta-feira (14), mostrou que ainda é possível fazer uma boa dramaturgia, com uma trama dinâmica e que prende o telespectador, porém ao mesmo tempo ratificou que o segmento vive em uma crise de criatividade e de responsabilidade dos autores.

Ao longo de seus aproximadamente oito meses de exibição, a novela das nove foi defendida por um bom elenco – embora nem todos tenham correspondido a altura. A direção foi de Denise Saraceni, que teve neste um de seus melhores trabalhos. Apesar de altos e baixos, a trama de Sílvio de Abreu terminou com um saldo positivo.

Em seu início, “Passione” aparentava que não iria resistir a sina que persegue os autores de folhetins das 21h da Globo. Há anos, salvo raras exceções, após a exibição da primeira semana a imprensa anuncia: “novela das nove tem a pior semana da década”. Com “Passione” realmente não foi diferente. O conjunto de belas cenas na Itália e de outras bem dirigidas em São Paulo não foi suficiente para cativar sequer o mesmo grupo de telespectadores que acompanhava a tão criticada “Viver a Vida”.

Apesar da crise das primeiras semanas, era nítido que os ingredientes de um folhetim de sucesso estavam todos inseridos, embora de forma um pouco distinta do habitual. Um protagonista, dois vilões, um núcleo de humor, tramas paralelas bem sustentadas e promessa de suspense faziam “Passione” um iminente sucesso – diferente da trama de Manoel Carlos.

No decorrer de “Passione”, Mariana Ximenes cresceu na pele da vilã Clara e teve o maior papel de toda sua carreira. Entretanto, quando citamos o elenco é que os primeiros pontos negativos começam a aparecer. O primeiro exemplo é o de Tony Ramos. A construção do personagem foi excelente e realmente é inimaginável ver outro ator interpretando o Totó. Entretanto, essa novela não acrescentou muito à carreira do ator. Diante de tantos personagens similares e seguidos, a sua participação vem se tornando corriqueira e sua imagem desgastada.

Por outro lado, Gabriela Duarte, após treze anos, finalmente conseguiu enterrar a imagem da “chata” Maria Eduarda de “Por Amor”, reprisada no Viva. “Chiquinha Gonzaga” ou “Sete Pecados” não chegaram aos pés de apagar ou atenuar a rejeição que o público tinha a ela pelo fato de seu personagem em 1997. Por fim, a segunda baixa foi a de Carolina Dieckmann, intérprete da Diana. Essa nem de longe foi a melhor personagem da vida da atriz – assim como não foi a pior se comparado com o papel que teve em “Três Irmãs”. A culpa do fracasso da Diana foi assumida pelo próprio Silvio de Abreu, que reconheceu que quando a jornalista havia escolhido casar com Gerson o papel havia se perdido.

Diante de uma trilha sonora impecável, produção muito bem acabada e descontando os altos e baixos do elenco, o que tornou o final de “Passione” um tanto amargo foi a falta de criatividade de Silvio de Abreu.

Em uma das cenas do último capítulo, vemos Clara fugindo e uma cena de acidente de carro no qual todos acreditaram que ela havia morrido – quando na verdade havia sido outra personagem. A cena foi quase um remake da morte de Bia Falcão, há cinco anos. Bia não havia morrido e sim uma outra mulher. A versão de 2011 foi piorada, afinal de uma mega produção na Rodovia dos Imigrantes a de agora foi reduzida a alguma tomada feita nas imediações do Projac. Aproveito também para questionar que no ano em que estamos não houvesse nenhum médico legista para verificar se o braço carbonizado era realmente o de Clara. Confesso ser leigo no assunto, mas será que nenhuma impressão digital realmente poderia ter sido encontrada? E esse erro se repete em outra cena, a qual vou falar mais abaixo.

Outro clichê foi a autoria do assassinato de Saulo, vivido por Werner Schunemann.  A responsável pela sua morte havia sido a grande vilã da história quando na verdade o autor poderia ter buscado alternativas para inovar e surpreender o público. Apesar disso, a justificativa dada convenceu. O que não convenceu foi o fato de Clara não ter sido culpada pelo crime. No capítulo em que Saulo foi assassinado, inúmeros policiais interditaram o quarto e outras áreas do motel. Será que nenhum investigador encontrou fios de cabelo ou digitais que pudessem levar a Clara? Sei que se a novela fosse explicada nos mínimos detalhes não teria graça, porém no ano em que estamos, na sociedade em que vivemos onde crimes dos mais misteriosos como o da morte da menina Isabela são totalmente desvendados com a ajuda da tecnologia, os autores de novelas precisam se atualizar e elevar o grau de inteligência em suas tramas.

E voltando a falar de Clara, na última cena da novela ela aparece em um agradável resort a beira mar como cuidadora de idosos. Um desfecho muito parecido com o de Bia Falcão, que reapareceu em Paris longe de qualquer possibilidade de ser presa.

Diante de todos esses fatos e levando em conta o que a própria Globo exibe ou o que as concorrentes levam ao ar, “Passione” terminou em alta. Foi melhor que “Viver a Vida” e a vejo como superior a “Caminho das Índias”. A trama é equiparada a “A Favorita”, de João Emanuel Carneiro. As duas, se unidas, formariam a melhor novela já exibida. O eixo principal do folhetim de Carneiro era mais forte que o de “Passione”. Porém, ao mesmo tempo, as tramas paralelas traçadas por Silvio de Abreu batem, de longe, as criadas pelo seu antigo supervisionado.

Fonte: Na telinha

 

Sobre décio lucas
Sou um cara muito lindo e muito feliz.

32 Responses to “Passione”: Novela chega ao fim em alta para uma dramaturgia em crise.

  1. ANDREI 100%RECORD_TV DE PRIMEIRA)))))))))))))))) says:

  2. ANDREI 100%RECORD_TV DE PRIMEIRA)))))))))))))))) says:

  3. negociodeblogueiro says:

    O.o Quem vai ler isso tudo o.O

  4. ♥ Raniere ♥ Estou de volta says:

    gente cade os rts ? 0o’

  5. ALEXIS says:

    melhor novela de 2011 melhor que viver a vida!!

    parabens aos velhinhos tarados da novela os sogros da bete gouveia foram otimos

    cade audiencia dos programas desse domingo real time?

  6. BandiDILMA ROUSSAFADa* says:

    Hoje estou almoçando NO MEU PALACIO COM O LULADRÃO !!!
    🙄
    EU ESTOU USANDO OS ELEITORES OTARIOS PRA MIM SER MAIS PODEROSA !!

    ATENCIOSA: ” BanDiDILMA ROUSSAFADA SAPATÃO” 😆

    • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    • GRASIELA says:

      . VC CONHECE A DILMA PARA FALAR ISSO?????? É CLARO QUE Ñ ENTÃO CALE-SE . VC Ñ PODE DESEJAR MAL A ELA POIS É ELA QUE MANAD AGORA E SE A DILMA CAIR QUEM VAI TOMAR NO CUUUUUUUUUUUU É VC SEU POBRETÃO ALIENADO. EGOISTA ALIENADO PARA DE PENSAR EM VC E PENSE NO BEM DO PAIS SEU OTÁRIO.

  7. GRASIELA says:

    agora que exorcitaram os fakes do blog eu voltei.

  8. ACE.SSEM NO MEU N.IC.K O P.PP – POR.TAL D.O PL.IM PL.IM ❗

  9. BandiDILMA ROUSSAFADa* says:

    O LULADRÃO VAI FAZER MAIS LAVAGEM PRA JANTARMOS A NOITE ,FAZEREMOS TROCA TROCA ! 😆
    E VAIACABAR EM PIZZA !! 😆

  10. GRASIELA says:

    Ñ CONCORDO. CAMINHO DAS INDIAS FOI DE LONGE MELHOR QUE PASSIONE.

    • alisson says:

      sem duvida nenhuma grasi. É tanto que , se a globo manda essa novela para as premiações internacionais vai passar vergonha. O silvio de abreu ja tem o seu jeito de fazer novela vencido desde torre de babel, sempre um bairro onde todos se conhecem, uma empresa que todo mundo cobiça, e um criminoso que acaba livre. Se ele não muda a bula nomaximo mereçe escrever novela das sete. Minhas apostas pros autores das 9 são João emanuel e Walcir carrasco, e claro a sábia e muito inteligente glória perez.

  11. IBOPE REAL says:

    EXCLUSIVO O CANAL AS 12:22

    GLOBO 9.8

    SBT 6.8

    RECORD 6.0

    REDE TV 2.5

    BAND 0.2

    CULTURA 0.2

    GAZETA 0.2

  12. rocha medeiros says:

    Sinceramente , vc dizer que o nosso país tem tecnologia para desvendar crimes misteriosos ai já é demais. eNTÃO VC NÃO ACOMPANHOU DIREITO o caso Isabella , pois faltou tecnologia e principalmente honestidade , cade as digitais do apartamento , pra que isolou o apartamento do lado , depois não investigou coisa nenhuma é tinha uma camiseta de sangue e sabe o que a melhor policia do mundo segundo vc mesmo tá ai dizendo , deve ser de algum pedreiro mesmo nada di mais . E o que dizer da mãe da menina que vai simplesmente pra duas baladas numa mesma festa depois chega no ‘Fantástico e diz não devo nada pra Isabella . E no final o promotor bam bam encerra sua participação no julgamento pedindo a condenação dos reús que ele que e a mãe também . Será que o Fred não representa o casal Nardoni na vida real em que a policia diz que não tem dúvidas e sabe tudo . Parabéns pelo final realista .

  13. cassia santos says:

    O melhor final de novela Mariana ximenes com a novela só pra ela

Participe do CTV. Deixe seu comentário! Você pode fazer login usando nome/e-mail, ou usando sua conta do Twitter ou Facebook. Faça bom uso deste recurso!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: