Passione terá esquema para evitar vazamento de crime


Autor de Passione, Silvio de Abreu elaborou uma estratégia para evitar que jornalistas saibam quem será o personagem da novela das oito a ser assassinado no final deste mês.

Abreu quer que a imprensa descubra a identidade da vítima junto com o telespectador, no momento em que a cena for ao ar. Assim, mantém o suspense e atrai mais audiência. Ele só revela que alguém será assassinado após Bete Gouveia (Fernanda Montenegro) descobrir que seu marido, Eugênio (Mauro Mendonça), fora envenenado. Isso irá gerar um novo mistério, um “quem matou?”.

O autor não conta qual será a estratégia, porque isso poderia indicar pistas aos jornalistas.

Trata-se de uma missão quase impossível manter segredo sobre quem será assassinado.

Primeiro, porque Abreu envia os capítulos para o Projac (a central de produção da Globo) quase um mês antes da exibição. Os capítulos são copiados e distribuídos a dezenas de pessoas, entre atores, produtores e diretores. Entre esses profissionais podem estar pessoas que passam a informação para jornalistas. No passado, em mais de uma ocasião, a Globo identificou esquemas em que capítulos de novelas eram vendidos para revistas especializadas.

Uma estratégia para manter o sigilo seria distribuir os capítulos com as cenas que revelam quem será morto apenas para os profissinais envolvidos diretamente nela e gravá-las somente no dia da exibição. Isso funcionaria em um último capítulo, mas não na metade da novela. O principal problema é: como esconder a identidade da vítima nas cenas seguintes (velório, enterro, investigações, repercussões nos personagens)?

Abreu poderia também escrever várias cenas falsas. Mas, de novo, esbarraria nas cenas seguintes, que não poderiam revelar a vítima.

Os artifícios, enfim, são inúmeros, todos trabalhosos e nenhum infalível.

O autor de Passione já escreveu o episódio do crime, porém ainda não o enviou ao Projac.

“Que vai ter esquema [para tentar evitar o vazamento] vai, mas se vai funcionar, não sei”, admite.

Segredo de Gerson

Diante do novo mistério (o “quem matou”), Abreu decidiu antecipar a resolução de um deles: o “segredo de Gerson (Marcello Antony)”. Até o final de outubro ou novembro, e não mais em janeiro, o público saberá qual é a “tara” que Gerson alimenta no computador e que tanto enojara sua mulher, Diana (Carolina Dieckmann), ao descobri-la.

A partir desta semana, Gerson irá frequentar o consultório de um psiquiatra de verdade, Flávio Gikovate, e buscará tratamento pelo seu problema.

2 Responses to Passione terá esquema para evitar vazamento de crime

  1. MARIA PUTA RECORD A MELHOR. says:

    GENTE SEU RECORDISTA DOENTE MAS TENHO QUE ADIMITIR QUE ESSA NOVELA É MASSA.

  2. bruno says:

    Legal o comentário da Maria aí em cima. A gente tem sim que ter uma emissora preferida, defender ela, mas também apontar seus erros quando for preciso e saber admirar os BONS produtos das concorrentes

Participe do CTV. Deixe seu comentário! Você pode fazer login usando nome/e-mail, ou usando sua conta do Twitter ou Facebook. Faça bom uso deste recurso!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: