Globo obtém liminar contra UOL por Copa
11/07/2010 3 Comentários
A Rede Globo obteve, esta semana, uma liminar judicial que restringe a atuação do portal UOL de usar imagens da Copa do Mundo.
A Globo é dona dos direitos de transmissão da Copa do Mundo no Brasil e, além de faturar com a audiência da TV, tem colhido ótimos resultados com seus sites GloboEsporte.com e SporTV.com graças à exclusividade em poder exibir vídeos completos de jogos da Copa do Mundo.
A legislação brasileira, no entanto, determina que o dono de direitos de grandes eventos ceda ao menos alguns minutos de imagem de cada partida para outros meios de comunicação, em função do interesse jornalístico que estes episódios geram.
A Globo avalia que o UOL extrapola o “limite jornalístico” do uso de imagens da Copa, mantendo vídeos disponíveis mesmo após 48 horas dos jogos, o que na opinião da Rede Globo, não é correto.
A juíza Fernanda Xavier de Brito, da 44ª Vara Cívil do Rio deu razão à Globo e determinou que o UOL retire do ar vídeos dos jogos após o período de dois dias.
O UOL pode recorrer da decisão. A Globo também questiona animações em 3D que o UOL leva ao ar, reproduzindo gols da Copa. Segundo a Globo, os vídeos 3D são feitos a partir de suas imagens o que seria ilegal.
Por trás da disputa judicial, há uma briga comercial por mais audiência e faturamento publicitário dos portais do UOL e da Globo.
a globo sempre nessa palhaçada quero so ver na hora que perder os direitos vai tomar bem no **
MAS NÃO PERDE OS MARINHOS MANDA!
QUEM COMPRA TEM DIREITOS,A GLOBO PAGA CARO PRA TER A COPA,E O UOL ESTRAPOLOU SIM, NÃO TEM DIREITOS FINANCEIROS SOBRE O EVENTO E ABUSA DAS IMAGENS,VAI ALÉM DO QUE É PERMITIDO.AS IMAGENS SÃO DE DIREITO DA GLOBO E DA BAND,NO CASO DESSE ANO.UOL TEM QUE PERDER MESMO.JUSTO.