Rápidas (Guilherme Guidorizzi)


FOI BEM

A narração de Luís Roberto na semifinal entre Flamengo e Vasco, pela Taça Rio, na Globo. Ele está cada vez melhor e sempre acerta o tom. Além disso, dá vez e voz para os comentaristas.

FOI MAL

A alta quantidade de temas musicais no ‘Vai dar namoro’ do “Melhor do Brasil”. É só Rodrigo Faro falar um ‘ai’ que se ouve um trecho de canção diferente. Fica chato acompanhar o quadro.

ESCOLA

Chegou a vez da CNT lançar seu programa jornalístico, ainda neste mês. O “CNT Repórter” será apresentado por Rony Curvello e vai abordar, na primeira edição, o polêmico chá de Santo Daime, que voltou à mídia com o assassinato do cartunista Glauco, mês passado. Se comparado com o pioneiro ‘Globo Repórter’, há uma falta de criatividade no título, porém a pauta é mais interessante que vida animal ao estilo ‘National Geographic’.

AQUÉM

O capítulo final de “Cama de Gato” ficou abaixo das expectativas e marcou 31 pontos de média (na segunda-feira havia dado 32 e o recorde ficou para os 33 do dia 2 de março, quando entrou no ar após um jogo da Seleção Brasileira); a reprise cravou 24. A trama mostrou a morte de Alcino (Carmo Dalla Vecchia), a gravidez de Mari (Isabela Garcia) e o encontro de Rose (Camila Pitanga) com Tarcísio Meira e Glória Menezes, numa cena simpática, mas que nada acrescentou à história. O final mostrando a confraternização do elenco com equipe técnica é daqueles recursos batidos que sempre funcionam muito bem. Ainda na sexta, ‘Malhação’ teve 20; ‘Tempos Modernos’, 26; ‘Viver a Vida’, 37; ‘Uma Rosa com Amor’, cinco; e ‘Bela, a Feia’, 16. No sábado, a trama das 19h teve 20; a das 21h, 33; e a do SBT, cinco. No folhetim de Manoel Carlos, o destaque ficou para a conversa franca entre Ingrid (Nathália do Valle) e Luciana (Alinne Moraes) sobre desejo sexual.

PASSAPORTE 1

O final de semana foi marcado ainda pela estreia da “Corrida do Gugu”, no programa dominical do apresentador na Record. O que se viu foi uma remodelagem da ‘Corrida Maluca’, comandada por Gugu, de 1989 a 91, no SBT, com diferenças sutis. A trilha sonora e os ‘backgrounds’ foram mantidos, sofrendo novos arranjos. Bem como a vinheta exibida na tela para cada prova realizada pelo participante. Gugu mostrou-se em fôlego para apresentar uma gincana tão eletrizante e não se esqueceu do bordão ‘prova cumprida’, esticando o ‘a’ final. No cenário, via-se as mesmas placas com nomes de países e provas semelhantes às exibidas na versão do SBT (a bota gigante e o castelo de cartas do baralho, por exemplo). Faz-se uma explicação: o formato original, da Espanha, ‘Si Lo Sé…No Vengo’ é de propriedade de Gugu e foi lá que surgiram algumas brincadeiras do programa. O juramento a ser lido pelo competidor foi mantido, também com algumas pequenas alterações. Não foram esquecidos a torre de champagne e o banho com a bebida, as provas paralelas, as charadas narradas por uma locutora (fazendo o papel de Lombardi) e o figurino das assistentes que trazia o mesmo modelo de saia branca, agora com uma blusa amarrada no meio (que deixa de fora o umbigo das moças).

PASSAPORTE 2

A “Corrida do Gugu” sofreu outra mudança: ao invés de 12 provas em 18 minutos, agora são 14 em 25 minutos, na primeira fase da disputa. Na etapa final, seguem sendo quatro provas em cinco minutos, com o desafio do participante falar uma frase quando escuta uma espécie de apito. O que pecou um pouco foi o excesso de mulheres seminuas, mas o horário avançado (já passava das 23h) até permite tais brincadeiras (uma das provas trazia modelos com os corpos cobertos de lama). O cenário imitando uma masmorra que serviu para a última parte  do ‘game’ foi caprichada, apesar de não ter tantos detalhes. A produção só poderia ter criado algum jogo mais interessante que um sorteio de bolinhas num globo, imitando um bingo, para definir a quantia em dólares que o jogador iria levar a sua viagem. No mais, a ‘Corrida’ pode sim servir de alavanca para o ‘Programa do Gugu’, cujo animador já provou que sabe jogar em várias posições. Indo desde o repórter de rua ao ator, passando pelo apresentador de palco. Só é necessário dar tempo para o telespectador redescobrir esse Gugu e investir em chamadas durante a programação da Record.

DIANTEIRA

“Separação?!”, a estreia da Globo da última sexta, largou com 19 de média (o mesmo que ‘A Vida Alheia’), e foi, sem dúvida, a melhor novidade da temporada até aqui. Fernanda Young e Alexandre Machado podem até ter pego um pouco ali e pouco aqui de ‘Os Normais’, porém a fórmula ainda funciona. A presença do narrador chegando a debochar dos personagens foi um recurso bem utilizado. O texto tem aquelas boas pitadas de humor rápido e sem muitas explicações. As sequências de humor pastelão não comprometeram a série, diferente da insistência de alguns diálogos que repetiram demasiadamente as reclamações dos protagonistas. Falando neles, Débora Bloch e Vladimir Brichta mostraram uma boa química, fundamental para que o programa propõe.

EQUILÍBRIO

Já no sábado, a Record lançou o “Legendários” de Marcos Mion, com dez de média contra sete do SBT. O que se viu foi algo inspirado em ‘Pânico na TV’, com doses de ‘CQC’ e ‘Casseta & Planeta’. João Gordo em casa dando opiniões sobre o programa não funcionou, assim como o recurso das mensagens de Twitter na tela. Dos quadros que fizeram rir estavam os boas-vindas dos apresentadores da casa, com uma brincadeira irônica nada disfarçada e da sátira a um programa de vendas de automóveis. Mion mostrou que a paródia de videoclips é sua praia. A pesquisa sobre preconceito, com um trio de atores (um negro, uma loira e um gay) não chega a ser novidade, mas foi interessante notar a reação dos seguranças das lojas. ‘Legendários’ teve ainda algumas falhas como a participação (desnecessária) de Geisy Arruda, a fuga da proposta de programa família (como, por exemplo, com a ‘Música broxante’, apesar de ter sido divertida) e um som com problemas técnicos no início da atração. Precisa, no entanto, caminhar sem espelhar-se em outros formatos do gênero.

‘RIBEIRÃO’

Giuseppe Oristânio, recém-saído de ‘A História de Ester’ (que volta ao ar hoje às 18h), é outro nome confirmado em ‘Ribeirão do Tempo’, novela que deve estrear mês que vem na Record. Ele será Bruno, pai de Karina (Juliana Baroni) e marido de Céila (Mônica Torres). Seu personagem será contratado pela empresa de propriedade de Eleonora Durrel (Jacqueline Laurence). Bianca Rinaldi, Silvia Salgado, Humberto Magnani, Louise D’Tuani, Stella Freitas, Ângelo Paes Leme e Angelina Muniz também estão no elenco.

PROBLEMAS

As séries americanas que viraram triunfo na guerra da audiência na faixa de 21h estão enfrentando problemas com o Ministério da Justiça. Um episódio do ano três de ‘Sobrenatural’ (SBT) foi classificado como inadequado para menores de 16 anos; um segundo, teve que ser cortado para receber a classificação de 14 anos. O motivo foram as cenas violentas. Na Record, dois episódios da terceira temporada de ‘CSI Nova York’ e os dez da quinta de ‘CSI Miami’ foram liberados para às 21h, na base do monitoramento.

NÃO É POR AÍ

Os dois programas humorísticos mais antigos da Globo tiveram semana passada a participação de ex-integrantes do ‘BBB’. Dourado e Serginho foram vistos no ‘Casseta & Planeta’ e ‘Zorra Total’. Serginho, aliás, parece que foi transformado em humorista do programa de sábado. Algo sem o menor preparo. Que falta em todo ex-participante do ‘reality’. A Globo, porém, continua a querer descer goela abaixo com essa cisma de transformá-los em atores, humoristas, repórteres. Quando o contrato vence, viram figurinha carimbada da Sonia Abrão, ‘TV Fama’ e da piscina do Celso Portiolli.

Participe do CTV. Deixe seu comentário! Você pode fazer login usando nome/e-mail, ou usando sua conta do Twitter ou Facebook. Faça bom uso deste recurso!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: