Jornalismo Verdade? Record é condenada a indenizar auditora da Receita por denúncia em reportagem!


A 16ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) condenou a Record a pagar indenização no valor de R$ 50 mil a uma auditora da Receita Federal, a título de danos morais. Na decisão, os juízes entenderam que a emissora não conseguiu provar que a autora da ação, citada em reportagem, era a mesma mulher investigada por operação da Polícia Federal.

O caso teve início com reportagem da Record sobre audiências na Justiça em processos que envolviam a operação “Firula” da PF. As investigações denunciavam suposta participação de empresários em crimes de sonegação fiscal, lavagem de dinheiro e evasão de divisas, por meio de um esquema que utilizava doleiros e empresas sediadas em paraísos fiscais.

De acordo com o TJ, a Record identificou a participação de uma auditora no esquema apenas com o primeiro nome citado por depoimento de uma testemunha na Justiça Federal. O relator do caso, desembargador Lindolpho Morais Marinho, argumentou ainda que não foi dado o direito de resposta para a mulher.

Para a Justiça, a exposição causou prejuízos pessoais e profissionais à auditora. Na reportagem, a emissora citou o sobrenome e o nome do marido da mulher.

Em primeira instância a Record já havia sido condenada a pagar indenização de R$ 30 mil. No recurso, a emissora alegou que apenas cumprira o direito de informar. Em seguida, a auditora recorreu para que fosse aumentado o valor indenizatório, o que foi aceito pela Justiça.

PORTAL IMPRENSA

6 Responses to Jornalismo Verdade? Record é condenada a indenizar auditora da Receita por denúncia em reportagem!

  1. ¬ı╠╦'╚╩╦╝•¬''' says:

    Perfeito por parte auditora.
    Amadorismo não!

  2. DonEu says:

    Amo a “16ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ)” seja lá o que for.

  3. Lidia says:

    Bem feito!!!!

  4. Daniel says:

    esses 50 mil nem faram falta! Mas que isso era verdade era!

  5. jose walther says:

    Bem q a record poderia fazer uma reportagem especial sobre os crimes de sonegação fiscal, lavagem de dinheiro e evasão de divisas dela própria e desse edir macedo. Aliás, esse processo corre em sigilo, mais eh tanta maracutaia e tudo tão explìcito q a qualquer momento isso vai explodir + uma vez.. e ta bem perto!! kkkkkkkkkkkk

  6. diego says:

    e determinados artigos em blogs de tv diziam que o jormalismo da globo escode a verdade. Será somente o jornalismo global que esconde do povo a verdade, que é sensacionalista, tendencioso? está aí a prova de que a verdade nunca foi a intensão destas emissoras, sejam elas quais forem. não confundam a verdade dos fatos e a verdade das emissoras.

Participe do CTV. Deixe seu comentário! Você pode fazer login usando nome/e-mail, ou usando sua conta do Twitter ou Facebook. Faça bom uso deste recurso!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: