CTV Traz a Reportagem completa nota 10 feita pela Veja,


[vejap.jpg]O Ministério Público de São Paulo acusa Edir Macedo e mais nove integrantes da Igreja Universal de usar o dinheiro de doações de fiéis para fazer negócios e engordar o próprio patrimônio

Há 32 anos, os templos da Igreja Universal do Reino de Deus recebem ricos e pobres, crédulos e descrentes, doentes, despossuídos e desesperados. A todos a igreja oferece consolo e, muitas vezes, também uma porta de saída para escapar do vício, do crime e da solidão. Mas cobra caro por isso. Baseada numa particular Teologia da Prosperidade, a Universal, fundada e chefiada pelo bispo https://i1.wp.com/veja.abril.com.br/190809/imagens/especial1.jpgEdir Macedo, prega que a maior expressão da fé são as oferendas de dinheiro à igreja (e também de carros, casas e cheques pré-datados). A ideia de que, “quanto mais se doa, mais Deus dá de volta”, levada ao paroxismo pela eloquência dos bem treinados pastores da Universal, já fez com que almas crédulas arruinassem suas finanças, seu casamento, sua vida. O Código Penal, contudo, não alcança práticas religiosas. Em linhas gerais, se um brasileiro quiser doar tudo o que tem a qualquer igreja, estará livre para isso. E quem receber a doação também não encontrará empecilhos na legislação. O que não se pode é tapear a lei – e é precisamente isso o que vêm fazendo Macedo e outros nove integrantes da cúpula da Universal, segundo uma peça de acusação elaborada por promotores do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público de São Paulo. A partir da denúncia oferecida pelo Gaeco, e aceita pela Justiça na última segunda-feira, Macedo e seu grupo tornaram-se réus em um processo criminal sob as pesadas suspeitas de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.
Com base numa investigação de dois anos, o MP afirma que Macedo e seu grupo se converteram em uma organização criminosa ao usar as doações de fiéis para engordar seu próprio patrimônio – no caso do bispo, nada desprezível. Além de dono de 90% da Rede Record, Macedo e a mulher, Ester Eunice Rangel Bezerra (ela, dona dos outros 10% da emissora, segundo aparece no contrato de concessão), têm uma coleção de imóveis que incluem, apurou VEJA, dois apartamentos em condomínios de luxo em Miami, nos Estados Unidos: o primeiro, em nome de Ester, foi comprado em 2006 e está avaliado em 2,1 milhões de dólares. O segundo, registrado em nome do casal, foi adquirido no ano passado e custou mais do que o dobro do primeiro: 4,7 milhões de dólares. Ambos ficam na Collins Avenue, um dos endereços mais sofisticados da cidade.
Segundo a denúncia do MP, além de enganar os fiéis embolsando o dinheiro que deveria ter destinação religiosa, a Universal burla o Fisco ao aproveitar-se de sua imunidade tributária e fazer transações comerciais. A imunidade fiscal assegurada pela Constituição às igrejas baseia-se no princípio de que seu patrimônio, renda e serviços visam à atividade religiosa, e não ao lucro. Quando o dinheiro dos fiéis é usado para comprar empresas e jatinhos – caso dos pastores da Universal, segundo o MP –, a Justiça tem de ser acionada.
Em 1997, uma auditoria da Receita Federal sobre as contas da Universal já havia produzido um relatório defendendo que ela perdesse a imunidade fiscal, uma vez que vinha fazendo uso do benefício para ganhar dinheiro. Dez anos mais tarde, ao analisar a situação de cinco igrejas evangélicas, entre elas a Universal, a mesma Receita chegou a iniciar um estudo para regulamentar o uso das doações de dinheiro originário da fé (livre de tributos) em empreendimentos tributáveis. O projeto não foi adiante. Para o advogado da Universal, Arthur Lavigne, a denúncia do Gaeco apenas reúne tudo o que já foi dito contra a igreja desde 1992. Nesses dezessete anos, diz ele, houve mais de dez processos contra a Universal, e apenas dois estão em andamento, incluindo o que foi aceito pela Justiça na semana passada.
As primeiras investigações sobre as atividades de Edir Macedo e seu grupo na Igreja Universal começaram dois anos antes da investida da Receita. Em 1995, depois da divulgação de um vídeo em que Macedo aparecia ensinando pastores a arrancar dinheiro de fiéis, autoridades federais deram início a uma varredura nas atividades da igreja, mas, até agora, poucas irregularidades haviam sido comprovadas. A diferença entre essas investigações anteriores e o trabalho do Gaeco é que, desta vez, os promotores conseguiram mapear o caminho do dinheiro, desde as doações dos fiéis até a compra de duas emissoras de TV, um prédio e um jatinho modelo Cessna, por 2,5 milhões de reais.
Entre 2001 e 2008, a Universal, segundo os promotores, amealhou 8 bilhões de reais de seus cerca de 8 milhões de seguidores. Metade dessa dinheirama foi parar em contas bancárias da igreja por meio de 4 015 depósitos em espécie – direto das sacolinhas dos dízimos. A outra metade chegou, principalmente, por meio de transferências eletrônicas provenientes de filiais da igreja espalhadas pelo país. A partir daí, o esquema funcionava da seguinte maneira, de acordo com a acusação: a maior parte do dinheiro era repassada, a título de “pagamentos”, para empresas de fachada controladas por integrantes do grupo, a Cremo Empreendimentos e a Unimetro Empreendimentos. Ambas movimentaram, entre 2004 e 2005, mais de 70 milhões de reais, ainda que não tenham oferecido no período nenhum serviço ou produto, segundo atesta a Secretaria da Fazenda de São Paulo. Da Cremo e da Unimetro, o dinheiro dos fiéis era enviado para empresas sediadas em paraísos fiscais: a Investholding, nas Ilhas Cayman, e a CableInvest, nas Ilhas do Canal. De lá, retornava ao Brasil disfarçado de empréstimos para pessoas ligadas à Universal, que usavam os valores para transações nada religiosas. Apesar do emaranhado trajeto percorrido pelo dinheiro, ele, na verdade, nunca saiu das mãos da cúpula da Universal. A Cremo é de propriedade da Unimetro – que, por sua vez, pertence às duas empresas sediadas no exterior. No Brasil, a Investholding e a Cableinvest são representadas por Alba Maria da Costa e Osvaldo Sciorilli, executivos da Universal, ligados a diversas empresas do grupo e réus no processo. Assim como o chefe, Alba e também Maurício Albuquerque e Silva, ex-diretor da Cremo e da Unimetro, são proprietários de imóveis em Miami.
O Gaeco sustenta que foi esse o esquema usado pela igreja para comprar, por exemplo, a TV Record do Rio de Janeiro e a TV Itajaí, de Santa Catarina. Ao todo, o império de comunicação da Universal reúne 23 emissoras de TV, 42 emissoras de rádio e várias outras empresas. O do bispo prospera na mesma medida. Em 2007, ele se esmerava na construção de uma casa de 2 000 metros quadrados em Campos do Jordão (SP), no valor de 6 milhões de reais. Naquele tempo, já era proprietário de outra casa na mesma cidade, comprada onze anos antes por 600 000 dólares. Somem-se a isso os imóveis de Miami e não restará dúvida de que Macedo é um abençoado. Resta saber se à luz da lei tanta prosperidade também poderá ser comemorada.

https://i2.wp.com/veja.abril.com.br/190809/imagens/especial2.jpg
CASA DE DEUS, CASA DO BISPO
Um dos templos da Universal em Belo Horizonte e a casa construída por Edir Macedo em Campos do Jordão

UM CORPO DE DUAS CABEÇAS
Nem por milagre é possível dissociar a Record da Igreja Universal.
Até o presidente da emissora mora em uma casa pertencente à Cremo, empresa acusada de lavar dinheiro para os bispos

https://i1.wp.com/veja.abril.com.br/190809/imagens/especial4.jpg
O ESPÍRITO E A CARNE
Um dos bispos do Fala que Eu Te Escuto e os participantes do reality show A Fazenda (à dir.): as duas faces de várias moedas

Na semana passada, o profano e o religioso se confundiam na programação da Rede Record. No horário nobre, o Jornal da Record reagiu às denúncias contra Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, por meio de reportagens que atacavam o Ministério Público e a concorrente Globo. De madrugada, um programa da própria igreja veiculado na emissora, o Fala que Eu Te Escuto, repetia as mesmas reportagens à exaustão. É mais uma evidência de que, a despeito das afirmações de independência da emissora, Universal e Record são metades inseparáveis de um só organismo. Pessoas ligadas à igreja ocupam a maioria dos cargos de direção da emissora. A Universal repassa anualmente à Record montantes crescentes de recursos – foram 240 milhões de reais em 2006, 320 milhões em 2007 e 400 milhões em 2008. Pertencem a ela, ainda, alguns dos principais imóveis onde a Record está sediada. Boa parte das regalias de seus executivos não sai do caixa da própria emissora: na semana passada, VEJA constatou que um deles mora num imóvel pertencente à Cremo, uma das empresas do esquema de lavagem de dinheiro denunciado pelo Ministério Público.

Nos últimos cinco anos, Macedo comandou um esforço de marketing para desvincular a imagem de seu império de comunicação das atividades religiosas. A rede investiu centenas de milhões de reais para modernizar sua programação com novelas como Poder Paralelo e o reality show A Fazenda. O televangelismo, antes salpicado por vários horários ao longo do dia, foi restrito às madrugadas – e se adotou o discurso de que a Universal é apenas uma anunciante como outra qualquer. Não é. Levantamento do Coaf, órgão do Ministério da Fazenda responsável pela fiscalização das operações financeiras no país, mostrou que a Record é a segunda entre as cinquenta principais beneficiárias de transferências bancárias da Universal (a primeira é própria igreja). A compra dos horários na madrugada é um modo de justificar do ponto de vista legal esse aporte vultoso de recursos, que representa uma vantagem competitiva e tanto para a Record diante das concorrentes. A Universal paga à emissora um valor acima de 200 000 reais por hora numa faixa em que ela obtém mísero 1,4 ponto de ibope – enquanto a Globo fatura em média 50 000 por hora no mesmo https://i1.wp.com/veja.abril.com.br/190809/imagens/especial5.jpgperíodo, e com audiência bem maior, na casa dos 6 pontos (veja quadro abaixo). Apesar dessa distorção comercial, até agora não se questionou a fórmula de legalização desse duto que abastece a Record com o dízimo dos fiéis.

Bispos “licenciados” ocupam os cargos-chave da Record. Honorilton Gonçalves, um dos denunciados pelo Ministério Público, é o mandachuva da emissora. Os bispos respondem ainda pela área de engenharia e vendas internacionais. Os “obreiros” da Universal, ajudantes leigos, ocupam postos intermediários e funções como as de faxineiro e segurança. A igreja paga para que fiéis e pastores façam cursos como jornalismo e administração, com o intuito de aproveitá-los nos quadros da Record. O atual presidente da emissora, Alexandre Raposo, vive com a família em uma casa num condomínio de luxo em Barueri, na Grande São Paulo, que – conforme VEJA apurou – está registrada em cartório como parte de um conjunto de lotes pertencentes à Cremo Empreendimentos (a assessoria de imprensa da Record limita-se a informar que Raposo vive “num imóvel alugado”). As instalações mais importantes da rede em São Paulo não estão no nome da Record, mas da Igreja Universal. Incluem-se aí o terreno principal da sede da emissora, na Barra Funda, e o edifício no bairro dos Jardins, área nobre da cidade, em que funcionam sua assessoria de imprensa, o departamento comercial e o Instituto Ressoar – braço filantrópico da Record. A emissora alega que paga aluguel mensal pela ocupação do prédio nos Jardins – e não confirma a propriedade do terreno na Barra Funda.

A comunhão espiritual entre Record e Universal também se dá pela via contrária: a igreja se utiliza fartamente dos recursos e do material produzido pela emissora. Num dos QGs de Edir Macedo – o templo localizado na Avenida João Dias, em São Paulo, onde ele e seus principais auxiliares moram quando estão na cidade –, carros de reportagem da emissora ficam à disposição dos bispos do Fala que Eu Te Escuto. As equipes do programa utilizam equipamentos da Record para produzir entrevistas nas ruas – e seus repórteres exibem o microfone com o logotipo da rede. Nos bastidores da emissora, artistas e jornalistas reclamam de ver suas atrações na Record serem recicladas no programa dos bispos – sem ganhar adicional de salário por isso.

Por que os fiéis doam tanto?
Para ganhar a bênção divina, curar-se de doenças, conseguir emprego ou pôr fim a outras aflições. É uma prática antiga, que está no cerne de todas as religiões, mas que a Igreja Universal do Reino de Deus elevou a um patamar inédito

https://i2.wp.com/veja.abril.com.br/190809/imagens/especial7.jpg
O REBANHO E O PASTOR
À esquerda, milhares de fiéis lotam um templo da Igreja Universal, no Rio de Janeiro, prontos a fazer doações. À direita, o bispo Edir Macedo, em 1995, não esconde sua satisfação ao pôr a mão em um bolo de dólares durante culto realizado no Madison Square Garden, em Nova York
A Igreja Universal do Reino de Deus é uma potência tanto do ponto de vista religioso quanto do econômico – e uma coisa tem tudo a ver com a outra. Os bispos liderados por Edir Macedo arrastam multidões a seus cultos e conseguem fazer com que elas doem verdadeiras fortunas à igreja. A Universal ocupa o terceiro lugar no ranking das maiores instituições religiosas do país, atrás apenas da Igreja Católica e da Assembléia de Deus, também pentecostal.

O bispo Macedo controla um império da fé que conta com 4 700 templos, espalhados por mais de 1 500 cidades, em 172 países. Segundo as estimativas mais recentes, seu rebanho já chega a 8 milhões de pessoas. Essa massa de fiéis é a responsável pelos exuberantes resultados financeiros ostentados pela igreja. A cada ano, a organização do bispo Macedo recebe 1,4 bilhão de reais em doações.

Não há nenhum pecado no fato de uma igreja pedir donativos aos fiéis para sustentar suas atividades. Organizações religiosas também precisam de dinheiro para se manter – é uma prática prevista em lei e que goza de imunidade fiscal. A doação religiosa remonta a Abraão, o personagem bíblico que decidiu repartir seus ganhos com Deus. Ele doou parte do espólio de uma guerra a um sacerdote chamado Melquisedeque como forma de gratidão por ter sido abençoado. O bispo Macedo, portanto, não inaugurou nenhum capítulo novo na história das religiões ao pedir doações, mas é inegável que ele levou esse hábito a um patamar inédito.

Macedo arrecada muito porque tem método: ele colocou o dinheiro no centro de seu discurso teológico. Se os católicos vêem na doação uma oportunidade de praticar a virtude da caridade, a Universal tem uma visão muito mais pragmática do assunto. A igreja se inspirou nos preceitos da Teologia da Prosperidade, criada por pentecostais americanos no início do século XX, para desenvolver uma linha de raciocínio na qual o fiel faz um “toma lá dá cá” com Deus. Na Universal, ensina-se que a felicidade terrena é uma concessão divina. Apenas quem é abençoado consegue ter uma vida livre de sofrimentos e repleta de saúde e prosperidade material. Para alcançar a graça, no entanto, é preciso viver fervorosamente a experiência da fé e, sobretudo, demonstra-lá. E a melhor forma de fazer isso é entregar dinheiro aos representantes de Deus – no caso, os bispos da Universal – para que ele seja misticamente multiplicado. A doação é um investimento. Quanto mais o fiel der à igreja, mais receberá de Deus no futuro.

A principal modalidade de doação é o pagamento de dízimo. Cada seguidor da igreja entrega 10% de seus ganhos mensais para financiar a obra de Deus. Além disso, os pastores estimulam doações extras – eles precisam cumprir metas de arrecadação para ter prestígio dentro da igreja. “Durante os cultos, é comum ouvir frases do tipo: ‘Hoje precisamos de 10% para o Pai, 10% para o Filho e 10% para o Espírito Santo’. Eles são extremamente criativos”, diz o sociólogo Ricardo Mariano, da PUC do Rio Grande do Sul. Duas vezes por ano, é organizada em todos os templos a Fogueira Santa de Israel. Trata-se de uma campanha de arrecadação suplementar em que os fiéis escrevem pedidos em pedaços de papel e os pastores se comprometem a levar as anotações até Israel, onde estariam mais perto de Deus. Paralelamente, cria-se um clima de catarse nos templos e as pessoas são estimuladas a fazer doações altíssimas para mostrar a Deus que aceitam se sacrificar pela igreja. Muitos doam todo o dinheiro que têm e, depois disso, jóias, relógios, carros, computadores e até imóveis.

A maioria dos seguidores de Edir Macedo, gente humilde, com renda familiar de três salários mínimos e que estudou, em média, até a 6ª série do ensino fundamental, aceita esse discurso e se mostra satisfeita em ajudar a engordar o caixa da organização. Eles acreditam que, de alguma forma, são beneficiados ao se desfazer de suas economias. Mas o fervor pecuniário dos bispos tem levado muitos fiéis a enfrentar a ruína financeira no afã de agradar a Deus. Há gente que, depois de chegar à conclusão de que estava sendo ludibriada, decide entrar na Justiça para reaver o dinheiro que entregou ao bispo Macedo.
Maria Moreira de Pinho, de 72 anos, que vive em São Paulo, é uma dessas pessoas. Ela entrou na Universal em 1991. Em seis anos, vendeu dois apartamentos, algumas ações e as duas máquinas de costura, sua antiga forma de sustento, para arrecadar dinheiro para a igreja. Entregou mais de 100.000 reais aos pastores. “Dei tudo o que tinha pela promessa de ser abençoada”, diz. Anos depois, na miséria, ela se revoltou. “Como alguém que passa necessidade e tem de morar de favor pode se considerar abençoada?”, indaga. Maria decidiu processar a Universal para reaver seu dinheiro. Apesar disso, não perdeu a fé. Continua evangélica, mas passou a frequentar a Igreja Internacional da Graça de Deus, do cunhado de Edir Macedo, o missionário R.R. Soares. “Agora, pago só o dízimo. Estou aliviada por não ter mais de fazer a Fogueira, prometer dinheiro, vender coisas para dar à igreja”, afirma ela. Maria https://i2.wp.com/veja.abril.com.br/190809/imagens/especial8.gifencarna o pensamento médio do cristão pentecostal. Não está arrependida por ter dado dinheiro, mas por não ter recebido a bênção divina em troca. O “toma lá dá cá” não funcionou. Para evitar defecções como essa, os pastores dizem que, se a graça divina não é concedida, a culpa nunca é de Deus, mas do próprio cristão, que teve pouca fé e não se empenhou como deveria. Como se redimir? Aumentando o ritmo das doações, é claro.

Exemplos de fiéis da Universal que ficaram na miséria se acumulam. Há casos trágicos, como o do ex-porteiro Edson Luís de Melo, que sofre de depressão severa e entregou cada centavo de seu modesto patrimônio na esperança de ser curado. “Ele achava que a igreja poderia salva-lo do sofrimento psicológico. Quando não estava trabalhando, estava no culto. No final, doava todo o salário. Não sobrava nada para ele. Esses cinco anos o levaram à falência e à loucura”, diz sua mãe, Dulce, que precisou interditar o filho na Justiça para impedi-lo de continuar doando. Outras histórias beiram o anedótico, como a de Gláucio Verdi, que ficou apenas um ano na Universal e acabou com o nome sujo na praça. Verdi passou a frequentar cultos em 2004, quando estava desempregado. Entregou um cheque pré-datado de 1 000 reais ao pastor, sem ter dinheiro no banco. Ele esperava vender uma lambreta para cobrir o pagamento. Como não conseguiu, pediu que o cheque fosse devolvido. Nada feito: a Fogueira de Israel não admite passo atrás. A Universal depositou o cheque de Gláucio e ele está no cadastro negativo do Serasa até hoje.

Todo grupo religioso, seja qual for sua origem, deve ter o direito de professar sua fé em paz. Esse é um dos pilares que sustentam o estado democrático de direito. Perseguições de caráter religioso sempre estiveram entre as piores monstruosidades perpetradas pela humanidade. Mas quem se propõe a guiar um rebanho deveria saber que uma alma que busca conforto na religião para superar um momento de fragilidade emocional atravessa um período de vulnerabilidade. É capaz de tomar atitudes impensadas, com consequências drásticas para seu destino.

Sacrifício em Dinheiro
https://i2.wp.com/veja.abril.com.br/190809/imagens/especial11.jpg

Sobre Thiago - VR
tudo sobre tv

46 Responses to CTV Traz a Reportagem completa nota 10 feita pela Veja,

  1. thiago says:

    A REVISTA MAIS PODRE DO MERCADO

    QUEM PAGAR MAIS LEVA A CAPA
    A GLOBO PAGOU
    OPS ELA E DONA….

    QUE MORAL A GLOBO TEM PARA ATACAR ALGUÉM
    QUE MORAL A GLOBO TEM PARA APONTAR PARA ALGUÉM ??????

    DEVOLVA OS 400 MILHOES DO BNDS

    QUEM ELEGEU COLLOR NÃO TEM MORAL NENHUMA PARA ACUSAR NINGUÉM

    A VEJA PUBLICA QUALQUER TIPO DE MATERIA QUE VENDA…

  2. PAULO says:

    a veja esta muito ruim ….
    mas mesma coisas de 1994…
    nada novo ……

    porque não publicam algo do sarney
    ops tem rabo preso né a globo deve ter pago mesmo…..

  3. sabrina says:

    tem tanta coisa para a veja publicas
    Mas não vende revista né………

    Mas essa falta de credibilidade que a revista vem de tempos…..REVISTA PODRE a globo que manda…..

    porque não publica a materia da TV BANDEIRANTES
    SOBRE EDITORA ABRIL
    ops….ela faz parte…

  4. ESSE SITE E UMA MERDA says:

    PORQUE NÃO POEM MATERIA DA EDITORA ABRIL???

    PORQUE NÃO POEM VIDEO DO DOCUMENTARIA DA BBC????

    VC ESTA SENDO PARCIAIS HEIN
    JÁ SEI DE QUE LADO ESTÃO…….

  5. ESSE SITE E UMA MERDA says:

    PORQUE NÃO POEM MATERIA DA EDITORA ABRIL???

    PORQUE NÃO POEM VIDEO DO DOCUMENTARIA DA BBC????

    VC ESTA SENDO PARCIAIS HEIN
    JÁ SEI DE QUE LADO ESTÃO…….
    PORQUE NÃO POEM MATERIA DA EDITORA ABRIL???

    PORQUE NÃO POEM VIDEO DO DOCUMENTARIA DA BBC????

    VC ESTA SENDO PARCIAIS HEIN
    JÁ SEI DE QUE LADO ESTÃO…….

  6. ESSE SITE E UMA MERDA says:

    QUEREMOS UM VIDEO DA BAND SOBRE
    EDITORA ABRIL????

    QUEROMOS UM VIDEO DA BBC!!!!1

  7. tadeu judson figueirôa says:

    PARABENSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

    REVISTA VEJA

    MEUS PARABENSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

  8. tadeu judson figueirôa says:

    É ISSO MESMO. MEUS PARABENS..

    REPORTAGEM BEM FEITA

    COMPLETA

    MOSTRANDO A MANSÃO DE EDIR MACEDO DE 6 MILHÕES DE REAIS.

    MOSTRANDO TODASSSSSSSSSS AS FALCATRUAS DO EDIR MACEDO. ISSO MESMO VEJA MOSTRE TUDO DOE A QUEM DOER.

    É ASSIM MESMO .

    ESTA DE PARABENS

  9. eduarda fernandes says:

    Nossa agora a globo é dona de todos os meios de comunicações que fala sobre esse assunto? até dos jornais internacionais? dessa eu não sabia.

  10. eduarda fernandes says:

    Desculpa do mau lavado é roupa suja.

  11. denyse says:

    IGREJA UNIVERSAL E TV RECORD.

    SEM O APOIO DO POVO BRASILEIRO.

    SEM O APOIO DE TODAS AS MIDIAS. SEJA TELEVISIVA, SEJA RADIO, REVISTA , JORNAL.

    NINGUEMMMMMMMMMMMMM NEM NO BRASIL NEM NO MUNDO APOIA ESSAS FALCATRUAS DA IGREJA UNIVERSAL.

    NEM OS EVANGELICOS APOIAM.

    SILAS MALAFAIA CONDENA A UNIVERSAL
    (ASSEMBLEIA DE DEUS)

    R.R. SOARES CONDENA A UNIVERSAL
    (INTERNACIONAL DA GRAÇA)

    VALDEMIRO SANTIAGO CONDENA A UNIVERSAL
    (IGREJA MUNDIAL DO PODER DE DEUS)

    A IGREJA ANGLICANA CONDENA
    A IGREJA METODISTA CONDENA
    A IGREJA BATISTA CONDENA
    A IGREJA PRESBITERIANA CONDENA
    A RENASCER CONDENA

    O MEIO EVANGELICO CONDENA A UNIVERSAL.

    TODOS OS RAMOS DO MEIO EVANGELICO. NÃO SUPORTAM A UNIVERSAL POIS ESSA SUJA E DENIGRE TODAS AS OUTRAS IGREJAS QUE NÃO SÃO COMO A UNIVERSAL.

    MUITAS E MUITAS BANDAS GOSPEL, ALINE BARROS. CASSIANE. TODOS JÁ DEIXARAM BEM CLARO.

    A IGREJA UNIVERSAL DENIGRE A IMAGEM DOS EVANGELICOS. E A CHAMAM DE SEITA UNIVERSAL.

  12. Carlos says:

    ESSA CARA AI DO VIDEO É UM LOUCO E A REVISJA VEJA É UM LIXO

  13. Marcos Paulo says:

    Lista do que a Globo é dona segundo tenho visto na internet:

    Revista Veja
    Governo Federal Brasileiro
    Senado Brasileiro
    Poder Judiciário Brasileiro
    Folha de São Paulo
    O Estado de São Paulo (o jornal, não o órgão publico)
    Ministério Público de SP, federal e outros estados
    Voto do povo
    The New York Times
    Outros jornais internacionais
    Este site
    Terra
    UOL
    IG
    Governos de estado
    Prefeituras

    Agora exclusivo: A Globo acaba de comprar o Governo dos Estados Unidos.

    Poxa… realmente poderosa ela…

  14. denyse says:

    ENTÃO ELA COMPROU TAMBEM OS LIDERES TODOS DAS IGREJAS EVANGELICAS ???

    SERA QUE PARA ISSO ELA TEM PODER ????????????

  15. Amanda lopes says:

    QUE ISSO RAPAZ. ELE É TÃO LIDER QUANTO O EDIR MACEDO É DA UNIVERSAL.

  16. Amanda lopes says:

    Gente parem com essa luta. que horror.

    LEIAM E REFLITAM. PENSEM COMIGO TÁ ????

    Até quando teremos de suportar tanta hipocrisia? O mundo pede socorro porque está em caos constante, e quase 90% da população procura cura, libertação e salvação em Jesus Cristo. E muitos crápulas usam o nome de Deus em vão para praticar perversidades contra o próximo.

    Usam a fé ou a ignorância de fiéis para tornarem-se ídolos e assim, poderem satisfazer seus próprios extintos egoístas. Já está mais do que provado que a Universal pratica atos abomináveis, e o mais grave, usando o nome de Deus!

    Como consta na Sagrada Escritura “Nem todo aquele que diz Meu Deus, meu Deus será salvo”… Principalmente pessoas que se julgam melhores do que os outros e acabam alienando os menores que não tem conhecimento da Palavra.

    A Record transmitiu no programa “Fala que eu te SUGO”, de 12 de agosto de 2009 o tema contra a Rede Globo, afirmando que o jornalismo da emissora é manipulador, porém não foi somente a Rede Globo que mostrou a verdade, mas tantos outros meios de comunicação em massa que abrange todo o nosso globo terrestre. As imagens falam por si só, e fere os sentimentos de pessoas que confiam naquela seita, e o pior sentimento é o de ter sido traído…
    Jesus quando presente fisicamente na Terra, não exigiu um centavo para os homens ouvirem a sua palavra de salvação e libertação. Mas hoje em dia, o anticristo disfarçado de Universal, explora descaradamente e sem escrúpulos de pessoas ingênuas, desesperadas e alienadas. Durante a exibição do “Fala que eu te SUGO”, não houve um telespectador que ligasse para o programa condenando a igreja, e cá entre nós, será que as que ligaram elogiando essa seita não foram os próprios da emissora?

    Jesus não prometeu nesta Terra, a riqueza material e o poder, mas sim, o amor ao próximo. Ele não disse que não seriamos perseguidos, mas ao contrário, “Quem quer salvar-se, carregue a sua cruz e siga-me”. Atualmente muitas instituições religiosas prometem a prosperidade e vida sem doenças ou problemas. Todas essas promessas são utópicas, pois sabemos que o mundo a cada manhã se tornará mais cinza, e nossas vidas terão muitas tribulações. A única coisa que pode nos tornar felizes e colorir a nossa vida é a solidariedade e o amor fraterno que está cada vez mais distante do coração humano.

    Reflitam, e percebam que Jesus Cristo não quer de vocês, o seu dinheiro, a sua casa, o seu carro, mas sim, o seu coração, suas orações sinceras e seu amor ao próximo. Que Deus os abençoe!

  17. lilian pelajo says:

    Isso mesmo amana APOIADA

    LI TUDO E É ISSO MESMO. VOCÊ ARRAZOW

  18. vidigal says:

    O TEMPO É O SENHOR DA RAZÃO , ESPEREM E VERÃO, NÃO GANHAMOS NADA CRITICANDO, FALANDO MAL OU BEM , MINHAS CONTAS ESTÃO AQUI PRA PAGAR SERA QUE ALGUEM SE ABILITA?
    GLOBO OU RECORD?
    QUEM PAGARA PRA MIM?
    ACORDEM PESSOAL DEIXEM O TEMPO DIZER CERTO?
    ABRAÇO A TODOS.

  19. lilian pelajo says:

    IGREJA UNIVERSAL E TV RECORD.

    SEM O APOIO DO POVO BRASILEIRO.

    SEM O APOIO DE TODAS AS MIDIAS. SEJA TELEVISIVA, SEJA RADIO, REVISTA , JORNAL.

    NINGUEMMMMMMMMMMMMM NEM NO BRASIL NEM NO MUNDO APOIA ESSAS FALCATRUAS DA IGREJA UNIVERSAL.

    NEM OS EVANGELICOS APOIAM.

    SILAS MALAFAIA CONDENA A UNIVERSAL
    (ASSEMBLEIA DE DEUS)

    R.R. SOARES CONDENA A UNIVERSAL
    (INTERNACIONAL DA GRAÇA)

    VALDEMIRO SANTIAGO CONDENA A UNIVERSAL
    (IGREJA MUNDIAL DO PODER DE DEUS)

    A IGREJA ANGLICANA CONDENA
    A IGREJA METODISTA CONDENA
    A IGREJA BATISTA CONDENA
    A IGREJA PRESBITERIANA CONDENA
    A RENASCER CONDENA

    O MEIO EVANGELICO CONDENA A UNIVERSAL.

    TODOS OS RAMOS DO MEIO EVANGELICO. NÃO SUPORTAM A UNIVERSAL POIS ESSA SUJA E DENIGRE TODAS AS OUTRAS IGREJAS QUE NÃO SÃO COMO A UNIVERSAL.

    MUITAS E MUITAS BANDAS GOSPEL, ALINE BARROS. CASSIANE. TODOS JÁ DEIXARAM BEM CLARO.

    A IGREJA UNIVERSAL DENIGRE A IMAGEM DOS EVANGELICOS. E A CHAMAM DE SEITA UNIVERSAL.

    2(X)

  20. Robson antunes says:

    IGREJA UNIVERSAL E TV RECORD.

    SEM O APOIO DO POVO BRASILEIRO.

    SEM O APOIO DE TODAS AS MIDIAS. SEJA TELEVISIVA, SEJA RADIO, REVISTA , JORNAL.

    NINGUEMMMMMMMMMMMMM NEM NO BRASIL NEM NO MUNDO APOIA ESSAS FALCATRUAS DA IGREJA UNIVERSAL.

    NEM OS EVANGELICOS APOIAM.

    SILAS MALAFAIA CONDENA A UNIVERSAL
    (ASSEMBLEIA DE DEUS)

    R.R. SOARES CONDENA A UNIVERSAL
    (INTERNACIONAL DA GRAÇA)

    VALDEMIRO SANTIAGO CONDENA A UNIVERSAL
    (IGREJA MUNDIAL DO PODER DE DEUS)

    A IGREJA ANGLICANA CONDENA
    A IGREJA METODISTA CONDENA
    A IGREJA BATISTA CONDENA
    A IGREJA PRESBITERIANA CONDENA
    A RENASCER CONDENA

    O MEIO EVANGELICO CONDENA A UNIVERSAL.

    TODOS OS RAMOS DO MEIO EVANGELICO. NÃO SUPORTAM A UNIVERSAL POIS ESSA SUJA E DENIGRE TODAS AS OUTRAS IGREJAS QUE NÃO SÃO COMO A UNIVERSAL.

    MUITAS E MUITAS BANDAS GOSPEL, ALINE BARROS. CASSIANE. TODOS JÁ DEIXARAM BEM CLARO.

    A IGREJA UNIVERSAL DENIGRE A IMAGEM DOS EVANGELICOS. E A CHAMAM DE SEITA UNIVERSAL.

    3 (X)

  21. Pingback: Publicado na Revista Veja “Caso Edir Macedo « O CANAL – Audiência da TV

  22. / says:

    será que esse pessoal que defende o ladrão macedo e seus pivetes não tem vergonha? na cara. meu Deus do céu o que mais é preciso para provar para essa gente que este crápula chamado edir macedo é ladrão?. eu simplesmente fico embasbacado aqui em frente ao meu computador ao ler comentários, de pessoas que parecem fechar os olhos aos fatos, dizendo que todos os veículos de comunicação que trouxeram a denúncia de forma clara e correta, estão comprados pela globo. gente vamos parar de achar que isso se trata de simples briga de torcida para ver quem é o maior
    ou o melhor. pessoal isso não é campeonato brasileiro não, isso que está na reportagem ali em cima é caso de policia. mas é uma pena que alguns dos que postaram comentario aí em cima não se prestáram nem a ler a reportagem toda para depois comentar, a maior prova disso e o Thiago que escreveu: cadê os 400 milhões do BNDES. cara volta um pouquinho a setinha no seu computador e leia a reportagem em cima completa que você vai ficar rubro de vergonha com o que disse, porque essa quadrilha da RECÓIURD não está roubando apenas 400 milhões de reais como você quer alardear, eles estão é pegando 1,4 bilhão de reais por ano e depositando nos paraisos fiscais em volta do mundo, esse dinheiro a principio não sería ilegal desde que fosse usado em beneficio da IURD em
    termos pagamentos das contas da IURD de forma direta sem fazer a curva em paraisos fiscais, mais não é isso que estamos vendo, o que estamos vendo é esse dinheiro servindo para construir palacetes para este filho do diabo que se diz bispo e para pagar altos salários por exemplo para o gugu. pessoas como Thiago são tão ignorantes, que são capaz de dizer até que aquele palacete do bispo em campos do jordão sp, tambem é fictício fruto, de uma miragem produzida pela rede globo,ora faça-me o favor. ler comentario de gente assim me causa constipação. sou EVANGÉLICO e repudío este pilantra que se diz bispo, este homem só serve para dilapdar uma imagem que as igrejas evangélicas vem lutando para melhorar e deixarem de sofrer preconceito por parte das outras religiões, se Deus realmente existe e eu acredito que ele exista, este homem será devidamente desmascarado de vez e castigado, assim espero.

  23. Júnior Fróes says:

    Eu e todos os brasileiros queríamos ver se, caso não houvesse as exageradas doações, a Record bancaria salários altos para desfalcar artistas de outras emissoras. Mas, tudo isso que está acontecendo, muitos podem não acreditar, já é uma resposta de Deus. Todas as mídas estão falando do mesmo assunto. Mas, para desviar a atenção do povo, a Record está cada vez mais centrada em esculhambar a Globo, parecendo que foi ela quem inventou tudo e, somente ela noticiou os fatos. Em todas as mídias brasileiras vemos muitas coisas ruins sendo publicadas, mas o que se pode tirar proveito, sem dúvida, é de muito bom gosto. O exemplo é essa matéria feita pela Revista VEJA. Podem quem quiser falar, e os que falam são da IURD, mas não podemos negar que é uma matéria bem feita, de fácil leitura e entendimento. O Bispo, se é que se pode chamar esse mercenário de bispo, até hoje deu sorte. Mora em mansões construídas em diversos países, vive um vida de um verdadeiro rei, e quer por que quer passar uma outra imagem às pessoas. Só que, graças a Deus, o povo brasileiro, aos poucos estão tendo mais acesso à educação, e com isso estão conseguindo fazer uma melhor leitura de mundo, principalmente desse mundo chamado de IURD. Parabenizo a revista VEJA que, como sempre, mostra os fatos realmente como eles devem ser mostrados. Parabenizo ainda mais a TV Globo por não ter se calado. E evidente que, quando a líder em audiência noticiou os fatos, já sabia que viria uma retaliação por parte da Record. E está aí mais uma prova concreta que, a Record é a única emissora brasileira a ser beneficiada diretamente pelos gordos dízimos dos fiéis da IURD. Cabe agora o MP apertar o cerco e prender todos os corruptos. Deus, às vezes tarda, mas com certeza não falha. Fiquei ainda mais, mas ainda mais mesmo, com vergonha e com o estômago embrulhado quando lí essa matéria publicada na Veja. Viva o Brasil!

  24. SENHOR JESUS says:

    REVISTA VEJA A MELHOR DO BRASIL!

  25. LIVIA says:

    vou correr nas banca para compar ESSA REVISTA!!!

  26. DESA says:

    TADINHA DA RECOPIA ESTAR VIVENDO UM VERDADEIRO INFERNO ASTRAL…ACUSAÇOES SOBRE O BISPO SUA AUDIENCIA SENDO ABALADA KKKKKKKKKKK
    TADINHA DA RECOPIA

  27. DESA says:

    GENTE EU SOU ASSINANTE DA REVISTA VEJA…ESSA REVISTA É A MELHOR E É A MAIS IMPORTANTE DO BRASIL!!!
    LIDERA TOTALMENTE

  28. ESSE SITE E UMA MERDA says:

    KD A REPORTAGEM DA BAND SOBRE EDITORA ABRIL?????

    KD REPORTAGEM DO BBC DE LONDRES SOBRE A GLOBO?????

    OS 2 SÃO SUJOS….

  29. ESSE SITE E UMA MERDA says:

    PORQUE NÃO POEM OS PODRES DA GLOBO????

    É preciso que o Brasil entenda que a Globo nunca foi um organização séria e não tem absolutamenta nenhuma estrutura para enfrentar uma investigação do Ministerio Publico ou Receita Federal….tudo na globo é feito debaixo do pano.

    http://superlegal.wordpress.com/2009/08/16/e-preciso-que-o-brasil-entenda-que-a-globo-nunca-foi-um-organizacao-seria-e-nao-tem-absolutamenta-nenhuma-estrutura-para-enfrentar-uma-investigacao-do-ministerio-publico-ou-receita-federal-tudo-na/

  30. paulo says:

    LBT ONLINE.Procuradora conclui que Marinho comprou TV GLOBO com documento falso.Parecer mostra que houve até estelionato.

    http://epocaestadobrasil.wordpress.com/2009/08/16/finance-online-procuradora-conclui-que-marinho-comprou-tv-globo-com-documento-falso-parecer-mostra-que-houve-ate-estelionato/

  31. paulo says:

    Bomba. Dados do TSE mostram que Editora Abril, proprietária da Veja, financiou campanhas de candidatos tucanos em SP.

    http://epocaestadobrasil.wordpress.com/2009/08/15/bomba-dados-do-tse-mostram-que-editora-abril-proprietaria-da-veja-financiou-campanhas-de-candidatos-tucanos-em-sp/

  32. paulo says:

    Video.Governador coloca a Globo de joelhos e diz que em outro pais os integrantes do PIG estariam todos na cadeia.Requião inesquecível: Ataca Globo, Folha, CBN, Miriam, Bial.

    http://epocaestadobrasil.wordpress.com/2009/08/15/video-governador-coloca-a-globo-de-joelhos-e-diz-que-em-outro-pais-os-integrantes-do-pig-estariam-todos-na-cadeia-requiao-inesquecivel-ataca-globo-folha-cbn-miriam-bial/

  33. paulo says:

    A VERDADEIRA HISTÓRIA DA REDE GLOBO.Somente por Epocaestado do Brasil.

    http://epocaestadobrasil.wordpress.com/2009/08/15/a-verdadeira-historia-da-rede-globo-somente-por-epocaestado-do-brasil/

    QUERO VER ALGUEM COMENTAR ISSO ?
    OU PELO MENOS LER

  34. / says:

    será que esse pessoal que defende o ladrão macedo e seus pivetes não tem vergonha na cara?. meu Deus do céu o que mais é preciso para provar para essa gente que este crápula chamado edir macedo é ladrão?. eu simplesmente fico embasbacado aqui em frente ao meu computador ao ler comentários, de pessoas que parecem fechar os olhos aos fatos, dizendo que todos os veículos de comunicação que trouxeram a denúncia de forma clara e correta, estão comprados pela globo. gente vamos parar de achar que isso se trata de simples briga de torcida para ver quem é o maior
    ou o melhor. pessoal isso não é campeonato brasileiro não, isso que está na reportagem ali em cima é caso de policia. mas é uma pena que alguns dos que postaram comentario aí em cima não se prestáram nem a ler a reportagem toda para depois comentar, a maior prova disso e o Thiago que escreveu: cadê os 400 milhões do BNDES. cara volta um pouquinho a setinha no seu computador e leia a reportagem em cima completa que você vai ficar rubro de vergonha com o que disse, porque essa quadrilha da RECÓIURD não está roubando apenas 400 milhões de reais como você quer alardear, eles estão é pegando 1,4 bilhão de reais por ano e depositando nos paraisos fiscais em volta do mundo, esse dinheiro a principio não sería ilegal desde que fosse usado em beneficio da IURD em
    termos pagamentos das contas da IURD de forma direta sem fazer a curva em paraisos fiscais, mais não é isso que estamos vendo, o que estamos vendo é esse dinheiro servindo para construir palacetes para este filho do diabo que se diz bispo e para pagar altos salários por exemplo para o gugu. pessoas como Thiago são tão ignorantes, que são capaz de dizer até que aquele palacete do bispo em campos do jordão sp, tambem é fictício fruto, de uma miragem produzida pela rede globo,ora faça-me o favor. ler comentario de gente assim me causa constipação. sou EVANGÉLICO e repudío este pilantra que se diz bispo, este homem só serve para dilapdar uma imagem que as igrejas evangélicas vem lutando para melhorar e deixarem de sofrer preconceito por parte das outras religiões, se Deus realmente existe e eu acredito que ele exista, este homem será devidamente desmascarado de vez e castigado, assim espero.

  35. / says:

    sr Paulo. será que o senhor não consegue entender que no meio empresarial na imprensa ou em qualquer area que envolva dinheiro não existe nenhum santo, todos eu disse todos, estão envolvidos de alguma forma em falcatruas e armações, porque simplesmente nosso sistema legal favorece isso por ser extremamente burocrático, só que este senhor chamado edir, simplesmente como diz na reportagem, elevou esse sistema de roubos a um patamar muito mais alto muito além de qualquer falcatrua que a globo a veja e todos os outros empresários deste pais cometeram como diz a revista ele elevou isso a um nivel inedito, diante dos crimes que este Edir Macedo está cometendo ele faz os desvios de conduta da globo da veja e de outros meios de comunicação parecerem pequenos deslizes, este Edir conseguiu a proesa de se tornar um ladrão a nivel intercontinental, ele não se contenta apenas em roubar no Brasil não ele faz isso na Africa, Europa, America central, do sul, e do norte, Oceania e Asia, ou seja nos 5 continentes. então meus queridos não venham querer comparar isso com o que fazem as outras empresas no Brasil não porque isso é muito maior,estamos possivelmente diante de um dos maiores ladrões de todos os tempos…

  36. tifanny says:

    IGREJA UNIVERSAL E TV RECORD.

    SEM O APOIO DO POVO BRASILEIRO.

    SEM O APOIO DE TODAS AS MIDIAS. SEJA TELEVISIVA, SEJA RADIO, REVISTA , JORNAL.

    NINGUEMMMMMMMMMMMMM NEM NO BRASIL NEM NO MUNDO APOIA ESSAS FALCATRUAS DA IGREJA UNIVERSAL.

    NEM OS EVANGELICOS APOIAM.

    SILAS MALAFAIA CONDENA A UNIVERSAL
    (ASSEMBLEIA DE DEUS)

    R.R. SOARES CONDENA A UNIVERSAL
    (INTERNACIONAL DA GRAÇA)

    VALDEMIRO SANTIAGO CONDENA A UNIVERSAL
    (IGREJA MUNDIAL DO PODER DE DEUS)

    A IGREJA ANGLICANA CONDENA
    A IGREJA METODISTA CONDENA
    A IGREJA BATISTA CONDENA
    A IGREJA PRESBITERIANA CONDENA
    A RENASCER CONDENA

    O MEIO EVANGELICO CONDENA A UNIVERSAL.

    TODOS OS RAMOS DO MEIO EVANGELICO. NÃO SUPORTAM A UNIVERSAL POIS ESSA SUJA E DENIGRE TODAS AS OUTRAS IGREJAS QUE NÃO SÃO COMO A UNIVERSAL.

    MUITAS E MUITAS BANDAS GOSPEL, ALINE BARROS. CASSIANE. TODOS JÁ DEIXARAM BEM CLARO.

    A IGREJA UNIVERSAL DENIGRE A IMAGEM DOS EVANGELICOS. E A CHAMAM DE SEITA UNIVERSAL.

    3 (X)

  37. RICARDO says:

    ESPERO DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO QUE SEJA PRESA TODA ESSA QUADRILHA.E SIVA DE LIÇÃO PRA QUE NUNHUM OUTRO EDI TENTE ENGANAR O POVO.

  38. RICARDO says:

    COMO TEM GENTE BURRA NO BRASIL DAR TUDO QUE TEM .FICA NA MISERIA AINDA DEFENDI ESSE LADRÃO.

  39. Pingback: Sobre Edir Macedo e o Protestantismo em geral no Brasil | Os Amorais

  40. everton23 says:

    Todo mundo sabe que por tras disso tudo existe uma richa entre redes de tv (Globo x Record), mas quem ajudou a Record chegar onde está foram os pobres coitados dos fiéis que sofreram uma lavagem cerebral e até hoje sofrem, dando parte do seu dinheiro para financiar a vida boa que os pastores têm. Igreja deveria ser um local para entrar em comunhão com Deus e não um lugar de comércio!

    Então acordem e vejam o quanto vocês estão sendo roubados pelas igrejas de vocês!

  41. vitor says:

    olha a cara do edir macedo de ladrão não sei como ainda tem gente que confia!!!!abre os olhoss seus otarios vcs estão sendo roubadosssssssssssssss!!!!!!!!

Participe do CTV. Deixe seu comentário! Você pode fazer login usando nome/e-mail, ou usando sua conta do Twitter ou Facebook. Faça bom uso deste recurso!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: